Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A distribuição regional da atividade industrial no Brasil

No description
by

Hully alves de lima

on 2 October 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A distribuição regional da atividade industrial no Brasil

atividade agroexportadora de café, que favoreceu a acumulação de capitais;
expansão de um grande mercado consumidor interno;
concentração da mão de obra para o trabalho industrial;
potencial hidrelétrico da bacia do Paraná;
proximidade dos dois principais portos do país
A região Sul é a segunda mais industrializada do país. Seu desenvolvimento industrial deve-se em grande à disponibilidade de matérias-primas de origem agropecuária que abastecem as indústrias da região. É importante destacar também o papel dos imigrantes europeus de diversas origens, que consistituem a maior parte da mão de obra na região, e a presença de recurosos energéticos.
A mais importante concentração industrial está na região Metropolitana de Porto Alegre, que abriga um parque industrial diversificado. Na região metropoitana de Curitiba, encontra-se refinarias de petróleo e as indústrias alimenticias. Outros centros industriais: Blumenal e Joinvillie (SC), setor têxtil; Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul (RS), indústria vinícola.
A atividade industrial nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste
A região Nordeste, apesar do aumento de sua produção industrial nas três últimas décadas, ainda possui uma participação pequena no total nacional. Entre os fatores que contribuem para a industrialização regional, destacam-se a riqueza em matérias-primas agrícolas, extrativas vegetais e minerais, bem como o potencial hidrelétrico da bacia do São Francisco.
Guerra Fiscal
competição entre cidades e estados, para atrair investimentos e consequentemente mais riqueza e geração de renda para sua região.
É a disputa, entre cidades e estados, para ver quem oferece melhores incentivos para que as empresas se instalem em seus territórios.
No qual consiste em reduzir impostos para convencer empresas e investidores a montar unidades produtoras em seu territórios.
A distribuição regional da atividade industrial no Brasil
A atividade industrial nas regiões Sudeste e Sul
No Brasil, a distribuição regional das indústrias é reflexo da desigualdade social e econômico do país. Ocorre, assim, forte concentração na região Sudeste, onde se localiza o principal centro industrial do país, o estado de São Paulo.
A região Sudeste alcançou essa posição devido a uma série de fatores:
Nos últimos anos, o processo concentração industrial no Sudeste vem diminuindo de intensidade. isso se deve, à guerra fiscal.
A região Norte conta como dois importantes fatores:
a existência de enormes jazidas minerais e a grande capacidade energética. No entanto, sua atividade industrial é pequena e não tem grande participação na produção industrial nacional.
A região Centro-Oeste é a menos industrializada do país. Suas atividades industriais estão associadas à produção agroextrativa, como as indústrias de beneficiamento de arroz, pequenos figoríficos, industrias de couro, metalúrgicas e madeireiras,
Full transcript