Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Obstáculos ao Desenvolvimento dos Países

No description
by

Diogo Gonçalves

on 26 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Obstáculos ao Desenvolvimento dos Países

Obstáculos ao Desenvolvimento dos Países
Fatores naturais
Muitos países em desenvolvimento são atingidos por catástrofes naturais, como secas e inundações. A produção agrícola depende da qualidade dos solos e das condições climatéricas, é por isso que a fome é uma das consequências destas catástrofes naturais.
Fatores demográficos
O elevado crescimento demográfico não é acompanhado pelo crescimento da produção de recursos, que se tornam insuficientes para satisfazer as necessidades da população fazendo surgir problemas como a pobreza, subnutrição, difícil acesso à educação e falta de cuidados de saúde.
Uma população desnutrida e doente não contribui para o desenvolvimento do seu país.



Trabalho realizado por:
Ricardo Ascenso nº22
Tatiana Garcia nº24

São muitos os fatores que explicam a situação de pobreza e o fraco desenvolvimento de muitos países do Mundo, tais como: catástrofes naturais, deficientes condições médico-sanitárias, etc. Estes são alguns fatores internos que indicam as situações de fraco desenvolvimento.
Fatores económicos
Estrutura económica
A predominância da agricultura de subsistência com baixo rendimento e fraca produtividade nos países em desenvolvimento não permite produção para o mercado interno.
Fatores históricos
A maior parte dos países em desenvolvimento foram colonizados por países europeus, estes exploravam durante muitos anos os recursos naturais e humanos desses países. Depois da descolonização, a população autóctone, sem formação nem qualificação, foi incapaz de meter a decorrer o necessário processo de desenvolvimento.
A repartição mundial do comércio favorece os países desenvolvidos em detrição dos países em desenvolvimento.
As exportações dos países em desenvolvimento consistem em produtos alimentares, recursos energéticos e matérias primas.
A transformação desses produtos precisa de recursos tecnológicos e de capital que os países em desenvolvimento não possuem, são os países em desenvolvimento que possuem tais recursos. Esta vantagem permiti-lhes designar os preços dos produtos que importam e exportam e, assim, controlar o comércio mundial.
Dependência comercial
O desenvolvimento tecnológico permite aos países desenvolvidos a produção de materiais sintéticos para substituir produtos naturais que provém dos países em desenvolvimento. Esta substituição é responsável pela diminuição de várias das exportações dos países em desenvolvimento.
Exemplos: a borracha é substituída por borracha sintética, o cobre é substituído por fibras óticas.


Nos países em desenvolvimento, a forte concorrência entre os países exportados e a superprodução têm feito com que o preço dos produtos exportados diminuia. Mas o preço dos produtos importados está cada vez mais elevado, contribuindo para a degradação dos termos de troca.
Entre o consumo final e a produção existem intermédios que fazem aumentar o preço dos produtos.
A economia dos países em desenvolvimento muitas vezes depende da exportação de um único produto. Desta forma, basta que ocorra uma catástrofe natural ou uma guerra para surgirem graves problemas económicos nesses países.
Na década de 60, alguns países menos desenvolvidos pediram justiça nas relações comerciais entre países.
Para prevenirem as desigualdades comerciais surgiu o conceito de Comércio Justo, que pretende certificar-se que o produto recebe o valor justo pela sua produção.
Multinacionais
Várias empresas dos países desenvolvidos situaram-se nos países em desenvolvimento para especularem os seus recursos naturais, utilizarem a sua abundante e barata mão-de-obra e comerciarem os produtos transformados.
As multinacionais controlam todo o processo produtivo e comercial, o qual se estende desde o preço da matéria-prima até ao produto final.
Peso do endividamento
Nos países em desenvolvimento, a dívida externa é acentuada pelos elevados empréstimos contraídos e pelos respetivos juros.
Fatores políticos
Regime político
Uma grande parte dos países em desenvolvimento vivem situações de instabilidade política, habitualmente sob a forma de regimes políticos ditatoriais. Várias vezes, estas situações impedem a inovação e o desenvolvimento desses países.
Conflitos armados
Os países que vivem que permanecem em estado de guerra e conflito armado canalizam os seus rendimentos para esses conflitos, não investindo em setores importantes, como a saúde e a educação, além de recrutarem os jovens que são necessários ao desenvolvimento do país.
Obstáculos ao desenvolvimento
Full transcript