Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A relação da humanidade com a natureza: Grécia antiga

No description
by

Arthur Colpani

on 20 July 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A relação da humanidade com a natureza: Grécia antiga

A relação da humanidade com a natureza
Linha do tempo
Na Grécia antiga, a natureza era vista cheia de mistérios e mitologia, como por exemplo, os terremotos eram os titãs se mechendo no tártaro. Mas por outro lado, alguns gregos a exploravam como algo real e não como algo mitológico (não negavam a existência dos Deuses, apenas tentavam explicá-la de uma forma lógica) não só descobriram a molécula, mas também fizeram uma das primeiras teorias de como é o universo. Mas, na vida cotidiana as naturezas eram muito místicas, pois a visão racional era em apenas alguns pontos bem restritos da sociedade .
A relação da humanidade com a natureza: Grécia antiga
A relação da natureza com o homem na idade média é bastante variada, pois no mundo haviam relações diferentes com ela, mas em todos os lugares ela estava abaixo do homem e com isso ela estava ao seu serviço.
Idade média da Europa ocidental: nela havia uma pirâmide social onde Deus estava no topo e os homens estavam embaixo dele e a natureza no último degrau, sendo assim os homens ficam à serviço de Deus e natureza a serviço dos homens. Mas não havia nem uma explicação para seus fenômenos.

Idade média oriental: nas relações da natureza e os homens a natureza estava a serviço dos homens também, mas por outro lado. havia forte incentivo cientifico para explorá-la e explicá-la.

Idade média Bizantina: ela era semelhante à oriental, tendo uma grande pesquisa sobre a natureza (principalmente a química) criando substâncias muito complicadas e evoluídas como o lendário fogo grego. Mas o uso da natureza para o serviço dos homens era ainda maior do que o a da Europa ocidental; usando recuso naturais para construir igrejas, monumentos, muros e palácios incríveis que são exemplo de beleza e exuberância até os dias de hoje (a basílica de Santa Sofia é um exemplo disso)

A relação da humanidade com a natureza: Idade média
Sobre a relação do homem com a natureza na renascença tem duas palavras que pode definí-la a descoberta e o desenvolvimento. De um lado havia um novo continente: A américa, onde se entrou em contato com uma nova fauna e flora, e do outro lado a Europa ( grande parte na península itálica) havia uma renascença cultural e cientifica. Com o renascimento houve uma grande descoberta da química e da física que foram deixadas de lado na Europa Ocidental na idade média. Nessa época, temos grandes descobertas nas ciências que exploraram a natureza. Mas nem tudo são flores, nas américas grandes áreas foram desmatadas para o plantio, mineração, e extração de mateira orgânica (um grande exemplo o pau brasil no Brasil). Essa exploração gerou mais exploração pois com a américa sendo desmatada para gerar lucro para os europeus, eles ficaram mais ricos, com mais dinheiro e começaram a desmatar o que sobrou da Europa para construir palácios (um grande exemplo é o Palácio de Versalhes FR).
A relação do homem com natureza: renascença
Essa sem dúvida foi a época, onde o homem não se importava nem um pouco com a natureza, para eles a natureza era infinita e estava a sua disposição sempre que a precisasse. Com as indústrias, muitas florestas foram desmatadas para construir novas fábricas ou para produzir algodão, material indispensável para o funcionamento das fábricas. Rios eram poluídos (veja o Rio Tâmisa por exemplo) plantações eram tomadas e áreas queimadas para produzir algodão outra importante matéria prima essencial. Basicamente, nessa época o homem pôs a natureza como um simples bem infinito, assim fazendo uma reação que iria gerar a situação atual.
Relação do homem com a natureza: primeira revolução industrial
Full transcript