Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Recursos Minerais e Energéticos do Brasil

No description
by

Richard Alecsander

on 14 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Recursos Minerais e Energéticos do Brasil

RECURSOS MINERAIS
E ENERGÉTICOS DO BRASIL

design by Dóri Sirály for Prezi
Os recursos minerais são recursos naturais que se encontram na crosta Mineral terrestre. Correspondem a concentrações de minerais e rochas, cujas características fazem com que a sua extração seja técnica e economicamente viável. O aproveitamento desses recursos, inicialmente por meio do extrativismo mineral e, na atualidade, por meio da mineração ou indústria extrativista mineral, sempre foi uma das mais importantes atividades econômicas.
Para se ter uma ideia da importância da indústria mineral para o país, em 2011 ela apresentou saldo positivo de US$ 34 bilhões na balança comercial brasileira, representando 18% de todos os produtos exportados.




INTRODUÇÃO
A natureza oferece uma série de recursos indispensáveis ao homem, dentre eles podemos citar os minerais. Apesar de o Brasil possuir tantos recursos e riquezas minerais, o processo de transformação e produção desses recursos fica nas mãos de grandes empresas multinacionais estrangeiras. Consequentemente, grande parte dos lucros não permanece no país, não beneficiando assim sua população. Então, é de extrema importância a utilização sem a degradação do ambiente para que nossas necessidades sejam sempre atendidas respeitando ao mundo em que vivemos.
CONCLUSÃO
ECONOMIA
ENERGIA ELÉTRICA
O Brasil é um país rico em recursos minerais. No subsolo brasileiro, podemos encontrar recursos minerais que se formaram há milhares e milhares de anos. Deve-se haver planejamento para a retirada desses recursos, pois uma vez extraídos do ambiente não podem ser repostos pelo homem.

Além de uma grande diversidade de minerais explorados no país (mais de 55 minerais diferentes, atualmente), o Brasil possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. Aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundo estão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Outro mineral, o nióbio, tem suas maiores reservas ocidentais no Brasil. Os principais minérios encontrados no Brasil são: ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, entre outros.
PETRÓLEO
Uma das maiores riquezas do subsolo brasileiro é o petróleo. Ele consiste em um líquido escuro e grosso, encontrado entre as rochas sedimentares. Essas rochas podem ser encontradas na terra e no mar. O petróleo para ser utilizado é necessário que seja refinado, de forma que dê origem a uma grande variedade de produtos como: gasolina, querosene, óleo lubrificante, nafta, gás de cozinha, óleo combustível.
O xisto é uma espécie de rocha sedimentar, da qual se extrai o óleo. Esse óleo em alta temperatura transforma-se em betume. Dele, são obtidos também o enxofre e o querosene.

XISTO
FERRO
O ferro é um mineral retirado das minas, transportado para as usinas siderúrgicas e transformados em ferro e aço. Em forma de ferro e aço são utilizados na fabricação dos meios de transporte, de automóveis, navios, aviões, pontes, edifícios, estruturas, etc.


USINAS TERMELÉTRICAS

São usinas que utilizam o carvão mineral e o óleo como combustível. As usinas termelétricas de Santa Cruz (óleo), no Rio de Janeiro, e de Candidato (carvão), em Bagé, no Rio Grande do Sul, são as maiores do Brasil.
RECURSOS ENERGÉTICOS
A força do vento também produz uma forma renovável de energia que já é bastante usada em países como Espanha e Dinamarca. No Brasil, Ceará e Fernando de Noronha são os pioneiros. As turbinas acionadas pela força dos ventos funcionam com um motor composto de um cilindro e pás verticais e horizontais.
BAUXITA
Outro mineral importante para o país é a bauxita, matéria-prima do alumínio. O Brasil detém a terceira maior reserva do mundo. Suas jazidas são encontradas, principalmente, nos estados de Minas Gerais e no Pará. O processo de transformação desse mineral em alumínio é muito caro e oneroso ao meio ambiente. Por isso, é tão importante a reciclagem de latinhas de alumínio.


MANGANÊS
Semelhante ao minério de ferro, o manganês serve de matéria-prima para a produção do aço. Ele é o responsável em dar liga aos componentes do aço. No Brasil, ele é concentrado principalmente na porção norte do território.


OURO
É um dos metais mais preciosos utilizado, principalmente, na fabricação de joias.





CARVÃO
O carvão é um mineral que se origina da decomposição de resíduos vegetais de grandes florestas em determinadas regiões da crosta terrestre.

É muito utilizado na indústria metalúrgica devido à liberação de grande quantidade de calor. Nas companhias siderúrgicas, gera combustível para os altos-fornos. Também é utilizado na produção de energia elétrica.

URÂNIO
É um minério radioativo. Utilizado para fabricação de energia e armas nucleares.








CHUMBO
É utilizado como protetor em sala de Raio-X para evitar a radiação. Também é utilizado como solda.










COBRE
É usado na fabricação de fios elétricos. Tem grande valor econômico e por esse motivo diversos assaltos ocorrem na rede elétrica deixando várias pessoas sem energia e causando grandes prejuízos aos cofres públicos.












É a energia produzida, principalmente, em usinas hidrelétricas, termelétricas e termonucleares. A eletricidade foi a fonte de energia primária mais utilizada no Brasil em 1999. Correspondeu a 39,5% do consumo nacional.












USINAS HIDRELÉTRICAS
Em virtude do predomínio do relevo de planalto e da grande disponibilidade de recursos hídricos, as usinas hidrelétricas responderam, em 2000, por 87,8%
da produção de energia elétrica, seguidas das usinas termelétricas (9,3%) e das termonucleares (1,5%).


USINAS NUCLEARES
O urânio é a principal fonte de energia das termonucleares, Também são utilizados o plutônio e o tório, Recentemente, foi descoberta no Pará a maior reserva de urânio do mundo. Os maiores produtores mundiais são: Canadá, China, Estados Unidos e Rússia, todos no hemisfério norte.

O programa nuclear brasileiro é um dos assuntos mais polêmicos da história recente do país.A produção de eletricidade nuclear no Brasil não chega a 2% (l, 5% em 2000) do total nacional.


ENERGIA EÓLICA
ENERGIA SOLAR
Além de gerar eletricidade, o sol pode ser usa¬do como aquecedor de água e de casas em países de clima frio. A energia solar também pode ser uma opção para comunidades isoladas no Brasil, que é beneficiado pelo sol equatorial.


HIDRELÉTRICA DE ITAIPÚ
TERMELÉTRICA DE SANTA CRUZ
USINA NUCLEAR ANGRA 1
ENERGIA EÓLICA
Full transcript