Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Revolução Inglesa

No description
by

Felipe Taborda de Lima

on 28 April 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Revolução Inglesa

Dinástia Stuart
A rainha Elizabeth I não deixou herideiros. Então após seu falecimento em 1603 quem assumiu o trono inglês foi seu parente mais próximo, Jaime I.
Jaime foi ao mesmo tempo Rei da Escocia e rei da Inglaterra.

Acreditava no direito divino do reis.

Perseguição ao Parlamento e às religiões não anglicanas.

Faleceu em 1625, deixando a sucessão do trono para seu filho, Carlos I.
Henrique VIII
(1491-1547)
Os principais monarcas desta dinastia foram o Rei Henrique VIII e a Rainha Elizabeth I.
Revolução Inglesa
Questões
Apesar da existência do Parlamento, a ascenção da dinastia Tudor (1485 - 1603) restabeleceu a autoridade do rei e implantou a monarquia absolutista.
ABSOLUTISMO NA INGLATERRA
Elizabeth I
(1533 - 1603)
Assume o trono inglês após um período sucessório tumultuado.

Confirma o anglicanismo como religião oficial da Inglaterra.

Reduz a força do parlamento.

Nesse período a Inglaterra prosperou economicamente
Tomou posse da Coroa inglesa em 1509.

Rompeu com o papa e a igreja católica, criando a igreja anglicana, devido ter o seu pedido de divórcio negado pelo papado.


https://historiaprimeiroanoalasallesp.wordpress.com/2016/11/26/henrique-viii/
http://www.rmg.co.uk/sites/default/files/styles/slider/public/Elizabeth_I_of_England_Hardwick_1592
Carlos manteve a linha dura de seu pai, onde perseguiu seguidores da religião calvinista (presbiterianos e puritanos).

No entanto pesava seu ideal religioso ao catolicismo, diferente de seu pai.

Em 1640 ao convocar o Parlamento para pedir recursos contra rebeldes nacionalistas (Puritanos e Presbiterianos) na Escocia, teve um ataque dos parlamentares.
Os parlamentares resolveram debater sobre as ações do monarca durante o seu governo.

A partir de 1641, Carlos lutou contra as forças dos dois parlamentos na Guerra Civil Inglesa. Depois de ser derrotado em 1645, ele se entregou para forças escocesas que o entregaram para o parlamento inglês. Carlos se recusou a aceitar as exigências de uma monarquia constitucional protestante e temporariamente fugiu em novembro de 1647. Recapturado na Ilha de Wight, ele criou uma aliança com a Escócia, porém o Exército Novo de Oliver Cromwell consolidou seu controle da Inglaterra no final de 1648. Carlos foi julgado, condenado e executado por traição em janeiro de 1649
REPÚBLICA PURITANA
Oliver Cromwell torna-se o líder do exército do Parlamento. Posterior dissolve o Parlamento e intitula-se o Lorde Protetor do Reino Unido da Grã-Bretanha.

Manteve-se no poder por conter um exército forte e boa influência política.

Devido o apoio recebido pela burguesia, implantou o decreto denominado Atos de Navegação, que davam maiores subsídios a marinha inglesa militar e comerciante.

Suas maiores oposições eram da Irlanda, País de Gales e Escócia.
REVOLUÇÃO GLORIOSA
Oliver Cromwell morre em 1658, assim seu filho Richard o sucedeu.
No entanto Richard não demonstrava as mesmas habilidades políticas de Oliver, fato que em em menos de um ano de mandato político culminou na organização dos membros mais conservadores do Parlamento com intuíto de restabelecimento da monarquia.

Um novo Parlamento é eleito em 1660, que decide pela restauração da monarquia dos Stuarts. Onde o filho do monarca Carlos I (o rei decapitado) assume a Coroa.


cdn.okcimg.com/php/load_okc_image.php/images/0x0/0x0/0/13211936865372873482.jpeg___1_500_1_500_cb94de6a_.png
REVOLUÇÃO GLORIOSA
Em 1662 Carlos II casou com Catarina de Bragança, filha de dom João IV. O casamento foi político e o Rei se ocupou mais de sua amante que de sua mulher. O casamento deu à Inglaterra privilégios comerciais com Portugal e as colônias portuguesas, além dos portos de Tanger (no Marrocos) e Bombaim (na Índia). Em troca, a Inglaterra prometeu proteger a independência de Portugal contra a Espanha.
Quando ficou aparente que Catarina não teria filhos, levantou-se uma intriga (O Golpe Papal) no sentido de destruir o casamento de modo que Carlos pudesse casar com uma protestante. Em 1678 acusaram Catarina de tentar envenenar o Rei a fim de por no trono seu irmão católico Jaime. Mas Carlos II não duvidou da inocência de Catarina e deu-lhe apoio até que a questão ficasse esclarecida. Catarina levou-o a reconciliar-se com a Igreja Católica pouco antes dele morrer em 1685, e em 1692 ela retornou a Portugal. Em 1704 ela tornou-se regente de Pedro II, que estava doente. Nascida em 1638, faleceu em dezembro de 1705 em Lisboa. Jaime II, católico (1685-88), irmão e sucessor de Carlos II, tentou sufocar a igreja anglicana. O Parlamento reagiu e o depôs; chamou Maria Stuart, sua filha, protestante (Maria II da Inglaterra 1689-94) que reinou conjuntamente com seu marido Guilherme de Orange, da Holanda (Guilherme III da Inglaterra). Jaime II fugiu para a França. A partir de Guilherme III o monarca inglês é figura decorativa. Guilherme e Maria não tiveram filhos. Sucederam-lhes sua irmã Anne em 1702.
Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)
(MACK) O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento da holandesa, ficou conhecido como:


a) Monarquia Absolutista
b) Monarquia Constitucional
c) Restauração Stuart
d) República Puritana
e) Revolução Gloriosa
REVOLUÇÃO GLORIOSA
A chamada Revolução Gloriosa completou o processo revolucionário desencadeado na Inglaterra. A solução encontrada foi o modelo da Monarquia Parlamentarista, no qual há a representação simbólica do monarca, porém as decisões políticas efetivas são tomadas pelo parlamento, que tem como representante periódico um Primeiro-Ministro.
A morte de Cromwell, em 1658, desencadeou uma nova onda revolucionária na Inglaterra, pois seu filho e sucessor, Richard, não conseguiu ter a mesma força política do pai. A situação na Inglaterra só se estabilizou em 1688, com a chamada:


a) Revolução Anarquista.
b) Reforma Anglicana
c) Revolução dos Navegadores
d) Revolução Gloriosa
e) Revolução Industrial
“Cromwell foi chamado, com certa razão, o Robespierre e o Napoleão da Revolução Inglesa. Como o primeiro, conduziu a revolução à vitória e, como o segundo, esmagou a democracia, preservando seu caráter original”.

FLORENZANO, Modesto. As Revoluções Burguesas.

O texto acima pode ser considerado:

a) VERDADEIRO, na medida em que o governo de Cromwell consolidou o papel fundamental do Parlamento na condução do processo político inglês e instituiu um governo baseado na ampla soberania popular.

b) VERDADEIRO, já que Cromwell simboliza os interesses burgueses e, como tal, esmaga os movimentos populares e estimula as atividades econômicas do país.

c) FALSO, já que o governo de Cromwell foi extremamente autoritário, embora apoiado nas reivindicações populares de grupos como os levellers e os diggers.

d) FALSO, já que ao contrário de Napoleão, Cromwell buscou o apoio da burguesia ao tomar medidas econômicas relevantes como a criação do Banco da Inglaterra para sanear as finanças do país.
Full transcript