Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Acessibilidade e Mobilidade para todos

Ana Filipa Paiva
by

Ana Filipa Paiva

on 27 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Acessibilidade e Mobilidade para todos

Ana Filipa Ramos Paiva Átrios

Do lado exterior das portas de acesso aos edifícios e estabelecimentos de ser possível inscrever uma zona de manobra para rotação de 360º. Descodificação das Normas Técnicas:
Edifícios e estabelecimentos em geral e com uso específico. Acessibilidade e Mobilidade para todos Percurso Acessível

Os edifícios devem ser dotados de pelo menos um percurso, designado de acessível, que proporcione o acesso seguro e confortável das pessoas com mobilidade condicionada entre a via pública, o local de entrada/saída principal e todos os espaços interiores e exteriores que os constituem. Patamares Galerias e Corredores Escadas Rampas instalações Sanitárias Os patamares, galerias e corredores devem possuir uma largura não inferior a 1.2m. Podem existir troços dos patamares, galerias ou corredores com uma largura não inferior a 0.9m, se o seu comprimento for inferior a 1.5m e se não derem acesso a portas laterais de espaços acessível. Se a largura dos patamares, galerias ou corredores for inferior a 1,5m, devem ser localizadas zonas de manobra que permitam a rotação de 360º ou a mudança de direcção a 180º em T, de modo a não existirem troços do percurso com uma extensão superior a 10m. Se existirem corrimãos nos patamares, galerias ou corredores, devem ser instalados a uma altura do piso de 0.9m e quando interrompidos ser curvados na direcção do plano do suporte. _A largura dos lanços deve ser inferior a 1.2m;
_Patamares inferior e superior não deve ser inferior a 1.2m;
_Os patameres intermédios não devem ser inferiores a 0.70m, se os desniveis a vencer medidos na vertical, forem superiores a 2,4m. os degraus das escadas devem ter:
_ uma profundidade não inferior a 0,28m;
_uma altura nao superior a 0,18m;
_a aresta deve ter um raio de curvatura compreendido entre 0,005m e 0,01m;
_faixas antiderrapantes e de sinalização visual. Sempre que o desnivela vencer for supeior a 0.4m, devem existir corrimãos em ambos os lados è recomendaveçl que não existam degraus isoaldos ou escdas constituidas por menos de 3 degraus, os degraus devem estar assinalados com uma material de textura diferente do piso. As rampas não devem possuir uma largura não inferior a 1.20m, a não ser que as rampas tenham uma projecção horizontal não superior a 5m, ou se existirem duas rampas para o mesmo percurso. Se existirem rampas em curva, o raio de curvatura não deve ser inferior a 3m. As rampas devem ter a menor inclinação possivel:
_6% se tiver uma projecção horizontal não superior a 10m;
_8% se tiver uma projecção horizontal não supeior a 5m. Os corrimãos das rampas devem:
_ prolongar-se pelo menos 0.3m na base e no topo da rampa;
_ ser contínuos;
_ ser paralelos ao piso da rampo. As rampas devem possuir corrimão de ambos os lados excepto:
_ se o desnivel não for superior a 0,20m e 0,40m;
_ se a inclinação nao for maior que 6% podem ter corrimão apenas de um lado. O espaço que permanece livre após a instalação dos aparelhos sanitários acessiveis nas Instalações deve satisfazer as seguintes condições: Deve ser possível inscrever uma zona de manobra, não afectada pelo movimento da porta com uma rotação de 360º. As sanitas e bidés que tiverem rebordos elevados com uma ltura ao piso não inferior a 0,25m podem sobepor-se às zonas livres de manobra numa margem não superior a 0,1m. Os lavatórios que tenham uma zona livre com uma altura ao piso inferior a 0,65m podem sobrepor-se às zonas livres de manobra numa margem não superior a 0,2m. A zona de manobra de higiene pessoal pode sobrepor-se à base de duche se não existir uma diferença de nível do pavimento superior a 0,02m.
Full transcript