Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

reciclagem

No description
by

Bruna de Oliveira

on 26 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of reciclagem

The Product Plástico Resources O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual.

O que é o plástico?

Quais os perigos e consequências ao ambiente são causados pelo descarte do plástico em locais não adequados? Reciclagem Existem dois tipos de plásticos:os termoplásticos e os termofixos.
Todos os plásticos possuem algumas características físicas e de degradação térmica diferentes, que contam na hora da reciclagem. Por conta disso, eles foram separados em categorias e identificados por números: Politereftalato de etila (PET) – ex: garrafas de refrigerantes, sucos, água mineral e óleo de cozinha.

Polietileno de alta densidade (PEAD) – ex: sacolas de compra, frascos de iogurte, embalagens de xampu e produtos de limpeza.

Policloreto de vinila (V) – ex: vinil não-plastificado em garrafas transparentes, vinil plastificado em mangueiras, solas de sapato, tubos.

Polietileno de baixa densidade (PEBD) – ex: forro de plástico preto, tampas de potes de sorvete, cestos de lixo.

Polipropileno (PP) – ex: pacotes de batata frita, canudos, embalagens transparentes.

Poliestireno (PS) – ex: talheres de plástico, copos para bebidas quentes, embalagens de comida, caixas de frutas.

Outros (ABS) – ex: os demais tipos de plástico, como acrílico e náilon. Tipos de reciclagem:

Reciclagem primária ou pré-consumo;
Reciclagem secundária ou pós-consumo;
Reciclagem terciária.

Como reciclar o plástico? É possível reciclar lixo hospitalar?

Classificação do lixo hospitalares: “lixo infectante - classe A”, “lixo perigoso - clase B”, "lixo classe C“.

Perigo dos resíduos hospitalares.
Destino do lixo hospitalar Resíduos hospitalares Metal A grande vantagem se dá ao fato dele ser 100% reaproveitável, pois, diferentemente de outros materiais, suas propriedades são mantidas durante o processo de reciclagem. Isso permite que seja reutilizado infinitas vezes.
A reciclagem reduz custos, poupa a utilização e contaminação da água, economiza carvão vegetal, e reduz a emissão de poluentes. Pode-se concluir que os benefícios da reciclagem de metais são:
-Economia de minérios;
-Economia de energia;
-Economia de água;
-Aumento da vida útil dos lixões;
-Diminuição das áreas degradadas pela extração do minério;
-Diminuição da poluição;
-Geração de empregos e recursos econômicos para os intermediários. Lixo não- reciclável São resíduos não perigosos que por algum tipo de limitação não são passíveis de reciclagem;
São classificados pela NBR como lixo de classe II; Papel Metal É o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. O que é Reciclagem? Quando surgiu? O termo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. Reciclagem É possível reciclar materiais diversos, como vidro, plástico, papel ou alumínio. A reciclagem desses materiais proporciona uma utilização mais racional de recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição da água, do ar e do solo. A seleção de materiais para reciclagem segue um sistema de cores que pode variar em diferentes países. O símbolo utilizado para a reciclagem é um triângulo composto por três setas pretas dispostas no sentido horário. As setas representam a indústria, o consumidor e a própria reciclagem, definindo um ciclo. As embalagens recicláveis possuem este símbolo. AS CIDADES QUE MAIS RECICLAM 1. Curitiba (Paraná)
A cidade é uma das campeãs em reciclagem: a fórmula que deu certo lá inclui o uso de caminhões que recolhem apenas o lixo seco- sem nenhum resto orgânico. O resultado é que o lixo fica mais limpo e acaba vendido por um preço mais alto às indústrias de reciclagem. Isso ajuda a tornar o sistema de coleta seletiva em Curitiba mais barato (e viável) que o da maioria das cidades brasileiras 2. Itabira (Minas Gerais)
3. Londrina (Paraná)
4. Santo André (São Paulo)
5. Santos (São Paulo) O vidro é um dos materiais mais antigos que se conhecem. Acredita-se que ele foi descoberto há 4.000 anos pelos navegadores fenícios.
O vidro é feito a partir da combinação de areia, calcário, barrilha e feldspato. Ele é durável, inerte e tem alta taxa de reaproveitamento as residências. Vidro OS VIDROS QUE SÃO RECICLÁVEIS:
Garrafas de bebida alcoólica e não-alcoólica; 
Frascos em geral ( molhos, condimentos, remédios, perfumes, produtos de limpeza); 
Potes de produtos alimentícios; 
Cacos de qualquer dos produtos acima QUANTO É RECICLADO
42% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil, somando 378 mil toneladas por ano, que são geradas por engarrafadores de bebidas, sucateiros, vidrarias e refugos de fábricas.
VANTAGENS DE RECICLAR O VIDRO
O material é de fácil reciclagem, podendo voltar à produção de novas embalagens, substituindo totalmente o produto virgem sem perda de suas qualidades.
A inclusão de caco de vidro no processo normal de fabricação de vidro reduz o gasto com energia: para cada 10% de caco de vidro na mistura, economiza-se 2,5% de energia necessária para a fusão nos fornos industriais. NÃO SÃO RECICLÁVEIS: 
espelhos; 
vidros de janelas; 
vidros de automóveis; 
lâmpadas, 
tubos de televisão e válvulas; 
ampolas de medicamentos, 
cristal;  Os índices de reciclagem de vidro no Brasil: Até o 2008, falava-se em 47% de aproveitamento de todo material produzido, algo em torno de 470 mil toneladas. Mas, desde a criação, no ano passado, de um novo modelo de medição definido pela ABNT, ainda não se tem um dado mais atualizado. É provável que reciclemos bem menos do que a metade. São embalagens de vidro usadas para bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, perfumes, cosméticos e outros artigos que vão parar direto no lixo, correspondendo em média a 3% dos resíduos urbanos. Plástico Vidro Resíduos Perigosos São resíduos tóxicos, inflamáveis, explosivos, corrosivos e que oferecem riscos ao ser humano e ao meio ambiente;
Classificados pela NBR como lixo classe I Tóxicos Resíduo Hospitalar Produtos Químicos Resíduo Radiotivo Resíduos de Eletronicos COMO ESSES RESÍDUOS SÃO ELIMINADOS?

PARA ONDE VÃO? Meneiras de reaproveitar garrafas de vidros Lixo não-reciclável Incineração; Lixo não-reciclável Compostagem; Resíduos Perigosos Pré-separação RESÍDUOS PERIGOSOS Incineração RESÍDUOS PERIGOSOS Tratamento Químico CÓDIGO DE CORES Resolução do CONAMA, de nº275 do ano 2001 Coleta Seletiva Reduzir Reaproveitar Reciclar Programa de coleta seletiva Um programa de coleta seletiva não é difícil de se organizar, é trabalhoso e exige empenho e dedicação e um número mínimo de pessoas para ser executado.
E este programa engloba 3 etapas: são elas; Reciclagem de papel Além de ser de origem renovável, o papel está entre os produtos que apresentam maior taxa de reciclagem no Brasil. Por exemplo em 2009, 46% de todos os papéis que circularam no país foram reciclados.
A reciclagem é tradicional no setor papeleiro. Existem varias cooperativas que coletem esses papéis de diversas industrias, escritórios, empresas,etc. E os separam por gênero e dão a eles novos destinos. Isso gera emprego e renda, assim ajudando a movimentar a economia.
Sob ponto de vista econômico, a atividade reduz os custo de produção, distribui riquezas e promove a recuperação de matéria-prima que são novamente inseridas no ciclo de consumo. Processo para reciclar o papel Benefícios da reciclagem do papel A reutilização do papel diminui o acumulo de detritos nos lixões e aterros sanitário O papel tem origem na celulose Planejamento Implantação Manutenção Vantagens Desvantagens
Full transcript