Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Maria Sarturi

on 29 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Célula Eucarionte: Vegetal
Núcleo
Complexo de Golgi
O Complexo de Golgi é a parte diferenciada do sistema de membranas no interior celular, que se encontra tanto nas células animais quanto nas células vegetais. Esta organela celular se localiza entre o retículo endoplasmático e a membrana plasmática função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.


A estrutura do núcleo da célula vegetal é igual a da célula animal. O núcleo é formado por: carioteca, nucleoplasma, cromatina e nucléolo.A carioteca desprende o núcleo do citoplasma. O nucleoplasma é formado de proteínas e água, dentro deles estão os cromossomos e o nucléolo. A cromatina forma todo o material genético do núcleo.
Ribossomos
São pequenas granulações existentes no citoplasma e no retículo endoplasmático. Eles atuam na síntese de proteínas e na síntese das cadeias polipeptídicas. Quando atuam no processo de síntese celular, os ribossomos ficam juntos ao filamento de RNA,formando os polissomos.
Membrana Plasmática
Pode ser definida como envoltório celular, que exerce função de ser responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem delas.
Peroxissomos
Peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Sua semelhança com os lisossomos fez com que fossem confundidos com eles até bem pouco tempo. Entretanto, hoje se sabe que os peroxissomos diferem dos lisossomos principalmente quanto ao tipo de enzimas que possuem.
Os peroxissomos, além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, têm também grandes quantidades da enzima catalase (catalase converte o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada se forma normalmente durante a degradação de gorduras e de aminoácidos, mas, em grande quantidade, pode causar lesões à célula).

O retículo endoplasmático rugoso, também conhecido como granular, se comunica diretamente com a membrana do núcleo da célula. A membrana dessa estrutura está associada com diversos ribossomos que têm o aspecto de grãos ou rugas responsáveis pelo nome da organela. Esses ribossomos sintetizam as proteínas que serão transportadas pelo retículo ou processadas e transformadas por enzimas, como ocorre. O tamanho do retículo endoplasmático rugoso é variável de acordo com a função da célula.
Retículo endoplasmático rugoso
O retículo endoplasmático liso, podendo também ser denominado de agranular, se estende a partir do anteriormente citado e se dispõe de uma maneira mais cilíndrica, tomando a forma de tubos. Ele não possui ribossomos em sua membrana, o que dá a aparência de ser liso. Por essa razão, esse não tem como produto proteína alguma, entretanto também são processadas moléculas de extrema importância. Um exemplo de processos que ocorrem no retículo endoplasmático liso é modificação de algumas moléculas visando facilitar a sua excreção.
Retículo endoplastmático liso
Plasmídeos
Mitocôndria
As mitocôndrias são organelas responsáveis por produzir a maior parte de energia das células, através do processo de respiração celular. A quantidade dessas organelas varia de célula para célula, pois possuem a capacidade de autoduplicação.


O citoesqueleto é uma estrutura celular semelhante a uma rede, composta por três tipos de filamentos proteicos:
*Microtúbulos

*Filamentos Intermediários

*Microfilamentos
Citoesqueleto
Microtúbulos: São maiores do que os demais, responsáveis tanto pela forma celular, quanto pela movimentação que ocorre nas células. Agem também na movimentação de cílios e flagelos.
Filamentos Intermediários: Esses filamentos estão no meio termo em relação aos microtúbulos e os microfilamentos, sendo mais grossos que os microfilamentos e mais finos que os microtúbulos. Têm a função de manter as organelas celulares em seus lugares.
Microfilamentos: Esses filamentos ajudam a manter o vigor e a forma celular; dão suporte mecânico e colaboram na movimentação; contribuem na contração muscular, migração de células embrionárias, combatem infecções e nos processos de cicatrização de pele.
Os Plasmídeos são moléculas duplas de DNA que são passadas de bactéria a bactéria, carregando informações genéticas. São responsáveis pela fertilidade bacteriana,
fixação de nitrogênio, resistência, codificação de toxinas e degradação de metais. Todos os
plasmídeos contém pelo menos uma sequência de DNA que serve como uma "origem de
replicação" ou ori (um ponto inicial para a replicação de DNA), e que permite ao DNA do
plasmídeo replicar-se independentemente do DNA cromossómico.
Os cloroplastos são organelas presentes nas células vegetais e em outros seres vivos que realizam fotossíntese. É dentro dos cloroplastos que ocorre a fotossíntese. Eles possuem DNA, RNA e Ribossomos.

Cloroplastos
Tonoplastos:
Os tonoplastos são plastos responsáveis pelo armazenamento de substancias e
pelo processo lisossomico. É uma membrana que delimitaos vacuolos que estão presentes na
célula vegetal.
Vacúolo:
O vacúolo é uma espécie de bolsa que ocupa grande espaço da célula, com um fluído aquoso conhecido como suco celular. Eles estão localizados no citoplasma da célula, e têm a função de atuarem como reservatório de substâncias, fazer a regulação das trocas de água que ocorrem no processo de osmose, e manter a pressão hidrostática no interior da célula.
Parede Celular
A função da parede celular é a de conferir a assistência e a proteção celular, ou seja, da célula, assim impedindo que a lise Osmótica em meio hipotônico.
Ela esta presente nos vegetais e em algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo pelos processos adaptativos.
Centrossomos
Um Centríolo, também conhecido como Centrossoma ou centro celular é uma estrutura em forma de cilíndro encontrado na maioria das células eucariontes, Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente. São constituídos por nove túbulos triplos ligados entre si, formando um tipo de cilindro. Dois centríolos dispostos perpendicularmente formam um diplossomo. Têm origem comum com os centrossomos que dão origem a flagelos e cílios que efetuam o movimento em certos tipos celulares e organismos protistas. O centríolo ajuda na separação das células esticando-se na hora da divisão, então os cromossomos ficam ali em volta dos tubos do centríolo e quando acaba a divisão celular os cromossomos e os centríolos já estão em seus devidos lugares. O mecanismo de separação e funcionamento do centríolo não está bem explicado até o momento. Sabe-se que exerce função vital na divisão celular.
Full transcript