Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Identidade e Subjetividade

Esse tema aborda o processo de individualização e integração a sociedade , e de como a cultura interfere na construção da subjetividade, ou seja atua não somente no mundo externo mais interno também.
by

Bruna Menezes

on 14 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Identidade e Subjetividade

Identidade e subjetividade
video-formação da identidade pessoal
Conceito de estágio de espelho, ou seja aquele em que o ser humano reconhece sua imagem no espelho, nos mostra que o ser humano passa do estágio especular para o imaginário e deste para o simbólico. Nesse processo ocorre a construção da consciência de si mesmo cuja imagem visual estimula o desenvolvimento. Levando a identificação além de si, do outro e dos outros., estabelecendo oposição e síntese, envolvendo o mundo interno e externo ao individuo, os sujeitos e a sociedade.
1. O Reflexo
Existem diferentes processos de adaptação em culturas diversas. embora os individuos de um grupo manifestem a mesmas tendências na sua relação com o mundo exterior, a forma como essas tendências se afirmam e como interferem no desenvolvimento da personalidade é diferente para cada individuo. Por exemplo, o apetite faz parte de uma estrutura de personalidade básica mas a maneira como meio social atua para a alimentar a criança tende a desenvolver diferentes atitudes do individuo diante do alimento.
2. Integração a sociedade
A cultura influência no nosso dia-a-dia, o que reflete nos nossos sonhos como manifestações divinas, premonições ou a manifestação de nossos profundos desejos e angústias. É pela memória individual que as imagens dos sonhos são fornecidas, mas a escolha dessa imagem é feita de acordo com o interesse que despertam no meio social do sonhador.
3. Os Sonhos e a Cultura
A ação social de todo o ser humano tem origem no sentido que origina essa ação. Entretanto, essa ação , segundo Weber, pressupõe ou prevê a resposta do outro, pois a ação só pode ocorrer em interação com o outro . Dessa forma, podemos dizer que a nossa ação é, em graus variados, dependente da resposta do outro.
4. O Eu e o Outro
5. Rumo a Individualidade
É na relação com o outro, que surge o o individuo. Por esse motivo consequentemente desenvolvemos um sentimento misto de responsabilidade e liberdade, segundo o sociologo Elias o nome e sobrenome identifica o grupo ao qual pertencemos. Nossa vida está ligada com o eu e o outro , nós e a sociedade, por esse motivo é que desenvolvemos responsabilidade e compromisso, porém isso só é possivel com o nosso desenvolvimento tanto interno quanto externamente.
6. O Indivíduo e a humanidade
Créditos finais
Etesc- Escola Técnica Estadual de Santa Cruz
Nomes: Amanda Ewellin, Bruna Menezes, Carolina Lombarde, Caroline Calderano, Jéssica Jesus e Letícia Castanheira
Turma: 1102
Professor : Paulo Cesar - Sociologia
A individualidade começa do estágio do espelho como vimos anteriormente mas nas sociedades industriais e tecnologicamente desenvolvidas, isso ocorre quando os membros do mesmo optam por diferentes modalidades de sentimentos, valores e comportamentos. O que estimula a liberdade.
Full transcript