Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Projeto Versatilidade

No description
by

leonard rios

on 13 December 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Projeto Versatilidade

Os projetos de habitação de interesse social costumam considerar o usuário padronizado, único e imutável, porem isso não condiz com a realidade. Os habitantes desse conjuntos sofrem a influencia do tempo e são diferentes entre si, por isso é tão importante o uso do conceito de versatilidade, através da aplicação dele se cria um modelo de habitação produzida em massa sem se tornar restritiva.
Para aplicar esse conceito usamos a idéia de modulo (2,25m x 2,25m) assim partimos de uma peça, um único elemento, que se transforma em diferentes unidades residências, cria circulações que tem não apenas a função de passagem, mas também a função de convivência e interação entre os diversos moradores.
Tipologia das Unidades A escolha da tipologia das unidades partiu do estudo da demanda existente. Constatou se uma necessidade maior de habitações para 3 a 4 pessoas, a partir desta constatação as unidades foram divididas as seguinte maneira:
Sistema Construtivo Para permitir o morador variar seu layout foi adotado uma estrutura metálica, com laje em grelha que aproveita o modulo de composição.
AQUECEDORES Placas para aquecimento d’ água por apartamento
Para apartamentos de 38m² teram reservatório de 200l + 4 m² de coletores.
Para apartamentos de 48 m² teram reservatório de 300l + 6 m² de coletores
Para apartamentos de 78 m² pavimento tipo teram reservatório de 400l + 8 m² de coletores
Para apartamentos de 78 m² pavimento terreo teram reservatório de 300l + 6 m² de coletores
Wetlands A = 10 x (ln 207 x ln 20,7)
0,81 x 0,7 x o,4
A ~ 100m² por edifício
IMPLANTAÇÃO - ÁREAS COMUNS As áreas comuns receberam um tratamento especial, pois se tiverem um caráter atrativo aos moradores elas passam a ser uma extensão das unidades promovendo uma interação entre os grupos de condôminos e os habitantes do entorno. O térreo esta em pilotis, esse espaço é destinado a criação de praças internas, apartamentos voltados para deficientes físicos, áreas de lazer comunitário e bicicletários. Os carros estão localizados nos fundos do terreno, perdem a prioridade que normalmente é dada a eles.
VEDAÇÕES Para fazer o fechamento dos edifícios se optou por um sistema leve e de baixo custo, para tanto foi utilizado o dry wall feito de chapas de embalagem longa vida reciclada nas paredes internas e placas cimenticias nas externas. Essas chapas de embalagem longa vida seriam fornecidas pela comunidade de papeleiros, para ajudar a costear suas unidades no condomínio.
ALUNOS: ALEJANDRA DALOTTO, LEONARD RIOS, NATHALIA MASSIGINI VENTILAÇÃO: INSOLAÇÃO COMPOSIÇÃO - 4D Todo o prédio foi projetado do máximo para o mínimo, sendo assim foram deixados vazios que inicialmente servem de varanda para os moradores e podem vir a ser utilizados como extensão das residências ao longo do tempo. Essas extensões podem apresentar diferentes usos, podem vir a se tornar áreas para serviços (pequenos escritórios ou ateliês), ampliação da área social da casa, criação de novos dormitórios ou extensão dos já existentes.
INTERAÇÃO ENTRE BLOCOS Toda a extensão do prédio e conectada por um eixo de passarelas que sofrem uma variação em sua posição para criar movimento e dinamismo no edifício. O comprimento delas foi pensado para garantir que um prédio não sombreasse o outro. Para que ela não se tornasse um elemento pesado no conjunto sua sustentação se da por um sistema de treliças invertidas que funciona como guarda corpo, criando assim um grande vão livre.
FACHADA NORTE FACHADA SUL FACHADA LESTE FACHADA OESTE Por quê ser versátil em uma Habitação de Interesse Social?
Full transcript