Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Grã-Colombia

No description
by

Aline Vitti Secco

on 22 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Grã-Colombia

Grupo:
Aline Vitti
Ingrid Petruchelli
Victória Roatt Grã-Colombia A Conquista e a Colônia A Independência Fotos de pinturas A Grande Colombia Curiosidades Fontes Alonso de Ojeda e João da Cosa foram os primeiros espanhóis que pisaram em terras colombianas. A eles sucederam numerosas expedições pelo litoral, fundando-se em 1525 Santa Marta (a cidade mais antiga da Colombia) E Cartagena em 1533. A conquista dos territórios realizou-se graças as três avançadas que invadiram o país. Gonçalo Jiménez de Quezada partiu de Santa Marta para internar-se no Vale Madalena, conquistando o território Muisca e fundando Santa Fé de Bogotá a princípios de 1537. Sebastião de Belalcázar organizou uma expedição desde Equador, conquistando a pare sul do país e fundando Pasto, Popayán e Cali em sua viagem a Bogotá. A terceira expedição, comandada por Nicolas de Ferdemann, partiu das costa venezuelanas, cruzando os Planícies e chegando a Bogotá pouco depois da Audiência do Novo Reino de Granada, um tribunal instalado em Bogotá, que dependia do Vice Reinado do Peru, para acabar com as lutas pelo poder.

Em 1717 devido ao crescimento do império espanhol, criou-se uma nova divisão territorial e Bogota passou a ser a capital do novo vice reinado chamado Nova Granada. Abarcava os territórios atuais de Colombia, Panamá, Venezuela e Equador. Nos finais do século XVIII iniciam os movimentos independentistas. Depois de uma primeira tentativa frustrada, Simon Bolivar em companhia de Francisco de Paula Santander e José Antonio Anzoategui, reunem um novo exército de lhaneros venezuelanos, que liberam Venezuela e cruzam os Andes para entrar na Colombia. A última batalha foi em Boyacá em 1819, conseguindo a completa independência. Expulsos os espanhóis, celebrou-se em Angostura (Venezuela) em 1819 o congresso revolucionário que proclamaria a Grande Colombia. O novo estado criado por Simon Bolivar, compreendia três regiões: Cundinamarca (Colombia e Panamá), Equador e Venezuela, com a capital em Cúcuta. A Grande Colombia não durou muito, já que entre 1829 e 1831, separariam Venezuela e Equador. Em 1849 formalizaram dois partidos políticos da atual Colombia: o Conservador (centro) e o Liberal (federal). Sem dúvida, instala a violência e o país é testemunha de ferozes rivalidades entre os partidos, derivando em 1899 em uma guerra civil conhecida como a Guerra dos Mil Dias. Os Estado Unidos da América fomentaram um movimento seccionista no Panamá e, em 1910, obtém sua independência. "Hoje é feriado por aqui, se comemora a Independência da Colômbia, muitas bandeiras do país espalhadas pelas ruas, pelos prédios, casas, assim como pessoas vestindo a camisa para mostrar o seu patriotismo pelo seu país."
-Andresa http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/colombia/colombia.php
Antes da chegada dos espanhóis, o território colombiano estava habitado por algumas tribos que alcançaram um alto nível de desenvolvimento, que ocupavam reduzidos espaços.

Os grupos mais importantes foram os muiscas, ao conformar o grupo mais relevante da família linguistica chibcha. Os muiscas habitavam as altas planícies da Cordilheira Oriental e foram célebres por sua florescente civilização, por suas riquezas, pela exploração das minas de sal e esmeraldas, e por suas amplas rotas comerciais com outras culturas. Na chegada dos espanhóis, os muiscas constituiam a cultura mais desenvolvida e ordenada da Colombia. Sem dúvidas, encontravam-se divididos em dois grandes clãs, o que favoreceu sua conquista por parte dos espanhóis. Época Pré-Colombiana Fotos de pinturas S i m o n
B o l i v a r F r a n c i s c o d e P a u l a S a n t a n d e r J o s é A n t o n i o A n z o a t e g u i Bandeira da Colombia 20 de Julho dia da Independencia da Colombia Motivos : Os cargos mais altos na Igreja e na Política, na Colômbia colonizada, eram ocupados por espanhóis nascidos na Espanha, enquanto que os cargos menos importantes eram ocupados pelos nascidos na Colômbia (criollos). Esses mestiços não aceitavam essa situação e procuraram a independência com o objetivo de poder dominar a sua própria terra. Antonio José de Sucre foi o maior aliado de Bolívar – e um dos poucos que não o traíram no fim. https://www.google.com.br/search?num=10&hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1043&bih=565&q=simon+bolivar&oq=simon+bolivar http://voltandoabogota.blogspot.com.br/2011/07/independencia-da-colombia.html http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/simon-bolivar-meu-sonho-liberdade-434762.shtml
Full transcript