Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of História da Anatomia

No description
by

Robledo Gal

on 30 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of História da Anatomia

História da Anatomia Nome grupo ANATOMIA É o ramo da biologia que lida com a forma, a disposição e a estrutura dos tecidos e orgãos que compõe os organismos Etmologicamente... (do grego):

ana= em partes
tomein= cortar Separação ou dissociação de partes do corpo Quando começou o estudo da anatomia ? Começou nos primórdios da história humana. Anatomia Primitiva: 3000 a 1600 A.C Hieróglifos e papiros desta época indicam „interesse pela anatomia de animais e do homem (múmias)

Previsão do futuro através da observação „ do “fígado” de animais sacrificado Primeiros Cientistas... Os primeiros cientistas Anatomistas e Médicos foram os egípcios. Após vieram os Mesopotâmios. Outros povos que estudaram muito a anatomia veterinária nessa época foram os chineses. Na antiguidade Foram os gregos que denotaram um maior avanço no estudo da anatomia, com Asclépio. Depois de Asclépio, vieram sucessores, constituindo escola, como por exemplo: Aristóteles Hipócrates Herophilus Erasístrato Celso Rufus Galeno Aristóteles (384-322 a.C):
Foi o criador das ciências Biológicas Nem Aristóteles, nem Hipócrates dissecaram o corpo humano Os Anatomistas estudaram sempre às escondidas, pois era proibido o uso da dissecação. Claudios GALENO (131-200 d.C)
Foi o fundador da fisiologia experimental
Sua obra Sobre o Uso das Partes do Corpo Humano regeu a medicina por 14 séculos. O mais antigo relato conhecido de uma dissecação pertence ao grego Teofrasto (? – 287 a. C.), discípulo de Aristóteles. Herophilus (335-280 a.C) e Erasístrato (310-250 a.C)
Foram os mais ativos dissecadores da antiguidade Na Idade média Foi LEONARDO DA VINCI quem contribuiu muito para a anatomia. Estudando com finalidade de buscar a perfeição em suas formas artísticas, acabou por contribuir com a descrição de partes do corpo. Michelangelo também estudou o corpo humano a fundo Andreas Vesalius foi um inovador, mudando a metodologia de ensino da época. Mostrou com as próprias mãos como se fazia uma cirurgia. Insistia para que seus alunos também dissecassem. Dissecações

Laboratórios A partir de então, o desenvolvimento da anatomia acelerou-se.

Nos séculos XVIII e XIX, o estudo cada vez pormenorizado das técnicas operatórias levou à subdivisão da anatomia, dando-se muita importância à anatomia topográfica.

Recentemente, a anatomia tornou-se submicroscópica.

Hoje em dia há a possibilidade de estudar anatomia mesmo em pessoas vivas, através de técnicas de imagem como as radiografias, endoscopias, angiografias, tomografias, etc.


Full transcript