Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Técnicas Visuais , Artes visuais/ função e mensagem , Perceç

No description
by

Ana Bernardino

on 22 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Técnicas Visuais , Artes visuais/ função e mensagem , Perceç

Técnicas Visuais , Artes visuais/ função e mensagem , Perceção visual
Técnicas Visuais
Elementos básicos : "Linha"
Quando os pontos estao muito proximos entre si , vai-se tornar impossivel identifica-los individualmente. Tambem se pode definir a linha como um ponto em movimento, quando se faz uma marca continua , ou uma linha , o nosso procedimento se resume a colocar um marcador de pontos , sobre uma superficie e mover segundo uma determinada trajéctoria.
O Ponto
O ponto e a unidade de comunicação visual , mais simples. Quando qualquer material líquido ou duro, seja tinta ou um bastão, atinge uma superficie, assume uma forma arredondada, mesmo que esta nao simule um ponto perfeito.
A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.
Existem três formas básicas: quadrado, circulo e triangulo equilátero. Ao quadrado associam enfado. Ao triângulo , conflito e ao Circulo , proteção.
A teoria de Gestalt
A teoria foi criada pelos psicólogos alemães:
Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang
Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka
(1886-1940), nos princípios do século XX.
Elementos básicos de massa

A percepção (do latim percepto) consiste em receber através dos sentidos, das imagens, dos sons, das impressões ou das sensações externas. Trata-se de uma função psíquica que permite ao organismo captar, elaborar e interpretar a informação que chega do meio.


Definição de perceção visual
Movimento: o elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. Contudo, o movimento talvez seja uma das forças visuais mais dominantes da experiência humana. O milagre do movimento como componente visual é dinâmico.

O equilíbrio constitui um dos elementos mais importantes das técnicas visuais. É uma estratégia de design em que existe um centro de suspensão a meio caminho entre dois pesos.
A unidade é um equilíbrio adequado de elementos diversos numa totalidade que se percebe visualmente. A junção de muitas unidades deve harmonizar-se de modo tão completo que passe a ser vista e considerada como uma única coisa
O contraste merece um espaço próprio porque na verdade ele é a base de toda comunicação visual. Contraste significa fundamentalmente distinção. É a distinção de um elemento em relação a outro. Na linguagem visual, o contraste se encontra essencialmente sob as seguintes formas: equilíbrio, nivelamento,atracção e positivo / negativo.
http://oliveira-cga.blogspot.pt/p/modulo-2-desenho-e-percepcao-visual.html

O equilíbrio é a arte de harmonizar as diferentes forças visuais. Basicamente o equilíbrio se dá na interacção entre os elementos visuais e o suporte sobre o qual se compõe a comunicação visual. O suporte em branco já é um campo marcado por pontos de energia. Especialmente o centro do suporte é um ponto forte na composição.
A proporção é a arte de relacionar bem duas medidas diferentes. As medidas podem uma simples determinação da relação entre a largura e altura de um suporte até as complexas mensurações em um projecto arquitectónico. Mias resumidamente é a relação dimensional entre as partes de uma composição entre si e destas com relação ao todo.
(RITMO)
É a tradução, em meio visual, da expectativa produzida por uma repetição. O ritmo comporta aspectos cognitivos devido à previsibilidade de suas ocorrências. Podemos dizer que as primeiras civilizações, por exemplo, se estabeleceram devido ao trabalho realizado sobre os ritmo naturais. Assim ocorreu com o Egipto antigo. A previsibilidade dos períodos de cheia do Nilo permitiu aos egípcios construir uma sofisticado sistema de irrigação das terras ribeirinhas, a qual foi a base material de sua extraordinária cultura milenar. Através do ritmo há uma analogia entre a imagem e a poesia assim como com a música. Rimas visuais são obtidas com o uso de elementos disposto ritimadamente sobre o suporte. O ritmo conduz o olhar, embala e seduz. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direcção sugerida por um ritmo.
Positivo-negativo é uma técnica de composição para trabalhos artísticos
que utiliza uma mistura de cores claras e escuras. As principais cores utilizadas no processo são o preto e o branco, mas muitos artistas utilizam o jogo de outras várias cores para obterem óptimos resultados em suas obras. O positivo se refere às cores escuras e o negativo às cores mais claras ou à ausência de cor, cuja prevalência de tonalidade é a do papel do fundo.
Utilizada principalmente em cartazes e jornais, devido aos baixos custos, a arte do positivo e negativo é ensinada em muitas escolas de arte. Historicamente, famosos cartazes e anúncios publicitários foram publicados utilizando esta técnica. Como materiais mais utilizados para esta técnica, estão o nanquim, a aguarela e as colagens.
O negativo utiliza-se um fundo branco e o resto sem cor positivo um fundo com cor e o resto sem cor.
Full transcript