Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Liderança, Poder e Autoridade

No description
by

Guilherme König

on 20 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Liderança, Poder e Autoridade

Liderança, Poder e Autoridade
Liderança
Liderança
É o processo de dirigir e influenciar as atividades relativas às tarefas dos membros do grupo. Atraindo e persuadindo seguidores.
Poder
Ele consiste em senso geral em uma possibilidade de dispor de mediações psíquicas dentro de meios presentes para obter qualquer objetivo. A capacidade de fazer triunfar uma vontade associa-se a algumas situações efetivas de exercer o poder. Qualquer que seja seu domínio, político ou social.
Autoridade
É o direito de comandar ou agir. É a capacidade de comandar os outros, fazendo-os executar atividades que são consideradas adequadas para realização dos objetivos de um departamento ou da empresa. A autoridade demanda do superior para o subordinado e a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que realize os deveres.
Tipos de liderança
Liderança Informal
Liderança Formal
É quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade
Liderança autocrática
É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo. Uma possível consequência deste estilo de liderança é o afastamento entre os colaboradores e o líder devido o sentimento de medo.
Liderança democrática
O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto. A possível consequeência deste estilo é a total interação, participação, colaboração e entusiasmo do grupo.
Liderança Liberal
Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação é limitada. A possível consequência do mesmo é a reação do grupo ficando perdido e tendo muitas dúvidas referente a situação.
É quando a liderança surge de forma natural. Uma pessoa que se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança.
Tipos de poder
Poder de posição
Segundo Max Weber, a legitimidade é uma forma de aprovação social essencial para a estabilização das relações de poder, aparecendo quando as pessoas reconhecem que alguém tem direito de mandar em alguma área da vida humana e quando aquele que é mandado considera como um dever obedecer.
Poder coercitivo
É utilizado para se conseguir o que quer com base em ameaças e punições. Por exemplo, se um indivíduo não desempenhar seu trabalho adequadamente ou se não acatar as ordens de seu superior, ele pode ser ameaçado de demissão.
Poder de recompensa
É o oposto do coercitivo, pois as pessoas concordam com os desejos ou orientações do outro porque fazer isso produz benefícios positivos. O indíviduo que oferecer recompensas consideradas valiosas pelas outras pessoas em troca de favores estará exercendo poder sobre elas.
Poder de competência
É baseado no domínio de um indivíduo sobre certos assuntos, se isso for percebido como um recurso valioso. O domínio de especializações está se tornando uma das fontes mais poderosas de influência à medida que o mundo está mais orientado à tecnologia. Os empregos estão se tornando mais especializados e exigem mais conhecimentos específicos.
Poder de referência
É baseado no magnetismo ou carisma pessoal. Em muitos casos as pessoas se identificam com outra devido a certos traços pessoais ou caracterísiticas de personalidade. Ele se desenvolve da admiriação por alguém ou de um desejo de ser como aquela pessoa. Esse carisma pode influenciar até mesmo as pessoas que não se encontrem sob controle direto ou formal daquela.
Tipos de Autoridade
Tradicional
Carismática
Racional - Legal ou Burocrática
É quando uma pessoa ou grupo social obedece a um outro porque tal obediência é proveniente de tradições culturais e costumes herdado das gerações anteriores.
É proveniente das características pessoais dos indivíduos. Sua base de legitimação é a devoção dos seguidores à imagem dos grandes líderes religiosos, sociais ou políticos.
É a principal base da autoridade no mundo contemporâneo. Essa autoridade é extrínseca à figura do líder. Ela é de caráter temporário e pertence ao cargo da pessoa que ocupa. A necessidade de manter a ordem e estabilidade depende da delegação da autoridade burocrática.
Outras duas formas de autoridade são identificadas nos estudos organizacionais: a autoridade pelas relações pessoais e pela competência técnica. A autoridade pela relação pessoal é aquela atribuída às relações que se estabelecem entre os indivíduos. Estas relações são de caráter pessoal e estão relacionada com os vínculos pessoais. A outra, com a influência no comportamento alheio atráves da superioridade do líder no plano do conhecimento. Os seguidores se deixam influenciar por acreditarem que seus líderes possuem competências e conhecimentos superiores aos seus.
Full transcript