Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

recursos biologicos

No description
by

Luz Costa

on 13 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of recursos biologicos

Alicia Costa
nº1
Ciências Naturais Recursos Biológicos Os Recursos Naturais são formas de energia ou
de matéria disponíveis na Terra e que podem ser
utilizadas pela Humanidade. Recursos Biológicos Recursos Naturais Matéria e energia que o ser humano pode obter dos outros seres vivos, tais como matérias-primas para Sustentabilidade
dos Recursos Biológicos A produção e o consumo em excesso de recursos biológicos têm consequências negativas para os ecossistemas e também para os seres humanos, como: Vestuário Calçado Mobiliário Alimentação Recursos Biológicos podem ser Recursos Marinhos Recursos Florestais Recursos Agro-pecuários Existem diferentes tipos de recursos de acordo com a sua natureza: minerais, energéticos, hídricos e biológicos. Os recursos também podem ser classificados de acordo com a sua velocidade de renovação em recursos renováveis e não renováveis. Os recursos marinhos incluem os animais marinhos e as algas que fornecem alimentos e matérias-primas. Diversas espécies de peixes, crustáceos e moluscos são capturadas para alimentação humana e algas e várias espécies de animais são colhidas, sendo matéria-prima para diversas indústrias, como framacêutica. Os recursos florestais são os produtos da floresta:
matérias-primas, alimentos e paisagem para recreio e lazer. A madeira é usada nas indústrias de mobiliário e papel. As resinas servem para a indústria das tintas e vernizes. Os frutos e sementes como castanhas, nozes e pinhões e os cogumelos comestíveis têm como destino a indústria alimentar. Os recursos agro-pecuários são os animais e plantas que fornecem alimentos - carne, leite, ovos, frutos, hortaliças - e matérias-primas para indústrias. Várias indústrias dependem destes recursos, como as indústrias de lacticínios, de panificação e de processamento de carnes. A indústria têxtil também utiliza matérias-primas, como o algodão e a lã, provenientes de recursos agro-pecuários. Destruição de Habitats Extinção de espécies Poluição Um exemplo de destruição de habitats na floresta tropical é a desflorestação causada pelo abate de árvores para comércio de madeira exótica e para obtenção de terrenos de pastagens e campos de cultivo. Em Portugal, a destruição de florestas além de aumentar a ocorrência de incêncios florestais, tem provocado a diminuição da biodiversidade. Por exemplo, o excesso de pesca está na origem da extinção de espécies. Verifica-se anualmente a diminuição dos produtos de pesca em zonas antes ricamente povoadas. Este facto deve-se á sobreexploração (exploração não sustentável dos recursos marinhos, provocando a sua diminuição rápida, que poderá levar à extinção de algumas espécies). Um exemplo de poluição devido à agro-pecuária intensiva é a poluição da água e dos solos, quer por excesso de agroquímicos quer por lançamento dos excrementos dos animais. Qual a importância da sustentabilidade dos recursos biológicos? Se cada cidadão produzir e consumir os recursos biológicos de uma forma mais inteligente, estes podem ser explorados de modo que não se esgotem (pois apesar dos recursos biológicos serem renováveis, estes podem ser esgotados pelo ser humano). A exploração sustentável dos recursos provoca menos poluição e evita destruir a Natureza. Como se exploram os recursos biológicos? Exploração dos recursos biológicos Caça Pesca Piscicultura Exploração Florestal Agricultura Pecuária Estas são formas de obtenção dos recursos biológicos indispensáveis à nossa sobrevivência.
Full transcript