Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A BIBLIOTECA

No description
by

Tereza Leite

on 22 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA
Fundação: Novembro de 2000
Funcionamento: Segunda a sexta, 7h30 às 22h; Sábado, 8h às 17h
Endereço: Rua Silva Jardim, 360 - Prainha. Florianópolis-SC
Diretor: Jorge do Prado - CRB 14/1404

A Biblioteca da Faculdade Senac Florianópolis é a mais antiga entre as 25 unidades da rede estadual em Santa Catarina, com 14 anos de fundação.
Está subordinada à administração regional e diretamente vinculada ao núcleo de ensino superior do Senac, através da coordenação estadual das bibliotecas.
ACERVO
Abrange várias áreas, com maior concentração nas Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Exatas e da Terra, sendo composto por diversos tipos de documentos como livros, folhetos, trabalhos acadêmicos, normas técnicas, mapas, obras de referência (dicionários e enciclopédias), periódicos (científicos e informativos), materiais audiovisuais, entre outros.


BIBLIOTECA

Faculdade Senac
Florianópolis
BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
Estabelecimento de ensino superior que seleciona, administra, organiza, gera informações e conhecimentos destinados a um público integrado por corpo discente e docente das instituições universitárias, embora possa ser acessível ao público em geral;

Complexo de serviços de informação científica;

Conjunto de bibliotecas e serviços de documentação e informação de uma Universidade.
Contribuir com a construção do conhecimento, proporcionando ao corpo docente, discente, colaboradores e comunidade em geral o acesso a fontes de informação impressas ou eletrônicas, necessárias ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.
OBJETIVOS
Sendo a biblioteca universitária um dos alicerces vitais da vida acadêmica, tem como missão a renovação contínua e adequada de seus acervos e a prestação de serviços de informação às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para otimizar esse processo é pertinente destacar que o alunado conta com a orientação de uma equipe de profissionais para auxiliá-los nas atividades de busca e acesso aos itens bibliográficos representativos de cada área.
MISSÃO
A função da biblioteca universitária é prover a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para apoiar as atividades da instituição, centrando seus objetivos nas necessidades informacionais do indivíduo, membro da comunidade universitária.
FUNÇÃO
EQUIPE
A biblioteca do Senac é dirigida pelo bibliotecário Jorge de Prado e conta com duas assistentes formadas na área, além de duas estagiárias curriculares, do curso de Biblioteconomia da Udesc.
CONSULTA AO ACERVO
http://www.sc.senac.br/biblioteca/index.php?cmd=catalogo

Proporciona aos usuários (docentes, discentes, colaboradores e comunidade em geral) livre acesso aos materiais bibliográficos;

Obras catalogadas segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e classificadas segundo a Classificação Decimal de Dewey (CDD).

SERVIÇOS PRESTADOS
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Este serviço consiste em verificar obras sobre determinado assunto do interesse do cliente, disponíveis nos acervos das bibliotecas da Rede ou em outras variadas fontes de informação. O serviço pode ser solicitado direto na biblioteca, por e-mail ou via sistema Pergamum.
CATALOGAÇÃO NA FONTE
VISITA ORIENTADA
Consiste na elaboração de ficha catalográfica das obras desenvolvidas pelos usuários que tenham vínculo com o Senac/SC.
Tem por objetivo informar sobre o regulamento, os serviços e os recursos oferecidos.
Visa orientar a elaboração de trabalhos acadêmicos, conforme o Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Senac/SC, que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
NORMALIZAÇÃO
Exclusivo para usuários vinculados ao Senac/SC, que pode fazer empréstimo e devolução em qualquer biblioteca da Rede.
EMPRÉSTIMO DOMICILIAR
RESERVA
A reserva de materiais poderá ser realizada pela internet ou diretamente na biblioteca. A obra fica disponível durante 24 horas para o usuário que efetuou a reserva.
RENOVAÇÃO
Feita pela internet, no sistema Pergamum. Só poderá ser renovada aquela obra que não tiver reserva e no limite de cinco vezes consecutivas.
COMUT
O serviço consiste na solicitação de artigos de periódicos, teses e dissertações, anais de congresso e capítulos de livros, que pertencem a outras bibliotecas nacionais ou estrangeiras.
DSI
Disseminação Seletiva da Informação - DSI é um serviço especializado. O Sistema Pergamum permite que o usuário cadastre as áreas de conhecimento do seu interesse, para que seja avisado, através de e-mail, sempre que novas obras estiverem disponíveis no acervo
SERVIÇO DE ALERTA
Os usuários recebem e-mail informando quais materiais estão com vencimento próximo, em atraso ou disponíveis para reservas.
ÚLTIMAS AQUISIÇÕES
Os usuários tomam conhecimento das últimas aquisições no próprio site da Rede de Bibliotecas.
A média de atendimento varia. Normalmente, são atendidas cerca de 200 pessoas por dia. Em época de confecção de TCC, nos finais de semestre, esse número aumenta para aproximadamente 800 pessoas.
No início, a biblioteca funcionava em uma pequena sala e cresceu conforme os cursos foram surgindo na faculdade. A demanda aumentou e o local já não dispõe de espaço suficiente para guardar novos materiais, o que impossibilida a aquisição de livros.
A biblioteca também promove ou associa alguns eventos em parceria com outros setores ou núcleos do Senac, como oficinas de capacitação, concursos literários e o projeto Recicle Idéias.
Nas bibliotecas das faculdades, a disposição de tecidos catalogados para empréstimo e consulta é quase nula, e a biblioteca do Senac dispõe disso.
Existe um grande esforço empregado em prol do rompimento do paradigma de que o trabalho de um bibliotecário é único e exclusivamente com livros, pois as ramificações são muitas e ele pode se especializar em projetos, em desenvolvimento de softwares, em tradução e em outras áreas.
"O espírito da biblioteca deve ir para fora de suas dependências, levar o acervo para feiras, se fazer presente em eventos, em palestras. É importante mobilizar uma equipe que leve a biblioteca para as ruas."
Como promover os recursos e serviços oferecidos?
A tecnologia digital vai substituir o livro?
"Ambos se complementam. O Senac acaba de implantar sua biblioteca digital com cerca de 100 títulos. Acredito que os livros não serão substituídos."
"As questões educacionais de todos os setores passam pelo bibliotecário como uma forma de referência."
Importância do bibliotecário
Jorge do Prado, bibliotecário do Senac
ADELINA, Diana. Biblioteca Escolar e Universitária. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/daianadelima/bibliotecas-escolares-e-universitrias>. Acesso em: 30 abr. 2014.

AULA 5 biblioteca universitaria 2010. 2011. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/biblio_2010/aula-5-biblioteca-universitaria-2010#>. Acesso em: 30 abr. 2014.

SENAC (Sc). Bem Vindo! Disponível em: <http://www.sc.senac.br/biblioteca/index.php>. Acesso em: 30 abr. 2014.

UNIVERSIDADE IBARAPUERA. Biblioteca - Missão e Política. Disponível em: <http://www.ibirapuera.br/MissaoPolitica>. Acesso em: 30 abr. 2014.


REFERÊNCIAS
FIM
Serviços que exigem agendamento
CONCLUSÃO
BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
Deve atender às necessidades do corpo discente, do corpo docente, pesquisadores e demais funcionários, além de possibilitar o acesso da comunidade em geral.

É um sistema de informação cujas áreas precisam ser constantemente repensadas e reorganizadas visando maior eficiência nos serviços prestados aos usuários.

BIBLIOTECÁRIO
Contribui para o desenvolvimento do conhecimento, auxiliando a população acadêmica e pesquisadores no processo de aprendizado, através de orientações voltadas para as necessidades dos usuários (pesquisas, identificação e avaliação de informações, entre outras).
Com as novas tecnologias e recursos digitais, o bibliotecário de hoje deve ser um especialista em informação, que precisa dedicar-se à organização, gestão e recuperação de informação.
Pessoa-chave para treinar os usuários na utilização de recursos eletrônicos, especialmente no que diz respeito à identificação e avaliação das informações.
Full transcript