Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

FOTOGRAFIA

No description
by

Filipe Soares

on 16 April 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of FOTOGRAFIA

o que é a fotografia?
Princípios Básicos da Fotografia
Basicamente, existem três princípios básicos em fotografia. Esses princípios aplicam-se em qualquer área da fotografia, independente de ser fotografia analógica ou digital. Os princípios são: abertura, velocidade e sensibilidade. O domínio destes fundamentos é essencial e faz parte do conhecimento técnico do fotógrafo.
Primeira foto que há registo
Fig.1- Imagem da primeira fotografia, feita por Nicéphore Niépce, em 1826.
Fig. 1 e 2- Aberturas dos diafragmas, quanto maior a abertura menor o número f.
Profundidade de campo
A área da imagem que aparece em foco ou nítida entre planos diferentes denomina-se profundidade de campo (Fig. 1 e 2). Basicamente, a profundidade de campo é determinada pela abertura, quanto maior a abertura (número f) menor a profundidade de campo.
Fig.1
Fig.2
Velocidade (S)
Fotografia vem do grego ( foto=luz e grafia=escrita). Ou seja, escrever com a luz.
https://500px.com/Filipesoares
https://www.flickr.com/photos/102601597@N06/
http://olhares.sapo.pt/FlipeSoares/
Páginas Pessoais
A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa.
Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível.
O armazenamento da imagem obtida pode realizar-se numa película sensível ou em sensores CCD e CMOS ou memórias digitais (no caso da chamada fotografia digital).
Abertura do diafragma(f)
Localizado dentro das objectivas/lentes, o diafragma (fig.1) é um conjunto de lâminas sobrepostas que ao abrir ou fechar regula a intensidade de luz que passa pela objetiva
A velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina (câmera) fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem
1/8000 s
1/4000 s
1/2000 s
1/1000 s
1/500 s
1/250 s
1/125 s
1/60 s
1/30 s
1/15 s
1/8 s
1/4 s
1/2 s
1 s
B (de bulb) — Que mantém o obturador aberto enquanto o botão disparador estiver pressionado
Exemplo 2:
Tempo de exposição 45s

Exemplo 1:
1/500 seg.
Os três formatos mais comuns de fotografia são: JPEG, TIFF e RAW
JPG (JPEG)

O JPG (Joint Photographic Experts Group) é um dos formatos mais conhecidos de imagem e utiliza o método de compressão com perda. Desenvolvido especificamente para o armazenamento de imagens fotográficas, o JPEG tornou-se o formato padrão em câmeras digitais populares e para exibição na web.
TIFF

O TIFF (Tagged Image File Format) é um formato de imagem popular entre profissionais, por ser muito bom para edição e impressão. Por ter uma baixa ou quase nenhuma compressão, a imagem não perde em detalhes, como o JPG, porém os arquivos são bem maiores e, também, mais pesados.
RAW

Ideal para editar detalhes, o RAW é o arquivo que não sofre nenhuma compressão (o TIFF sofre uma compressão mínima). Como diz o nome, é um arquivo "cru" (em inglês). A principal diferença dele para o JPG é que o RAW grava tudo que a câmera vê, portanto permite liberdade ao fotógrafo, que processará a informação do seu modo. Este formato funciona como um "negativo digital" - equivalente a um filme na fotografia analógica
Formatos mais Comuns
Os tipos de Lentes/Objetivas mais comuns
objetiva grande angular
Ela vai de 8mm (com 180º de área de visão) à 34mm (com cerca de 60º). São lentes que cobrem uma grande área e são apropriadas para fotografias de paisagens, ou que necessitem fotografar um grande número de pessoas em uma distância curta e/ou fazer panorâmicas.

Objetiva normal
(Standard)
Em fotografia e cinematografia uma objetiva normal (ou lente normal) é uma lente que reproduz a perspectiva que geralmente parece "natural" ao observador humano em condições normais de visão, em comparação com lentes com maior ou menor distância focal que produzem um campo de visão expandido ou contraído.
A macrofotografia é um ramo da fotografia voltada para os pequenos objetos, mostrando aos nossos olhos detalhes muita vezes invisíveis a olho nú.
Objectivas macro
FOTOGRAFIA Digital
seNsibilidade
(ISO)
Teleobjectivas
As lentes teleobjetivas são aquelas que possuem distância focal acima de 85 mm. Elas possuem uma estrutura óptica que faz com que as fotos apresentem uma profundidade de campo pequena, ou seja, apenas aquele objeto ou pessoa no qual focamos a imagem fica nítida, ficando o restante da foto desfocada.
Além disso, devido ao seu pequeno ângulo visual, elas ampliam e aproximam o assunto que estamos fotografando, sendo por isso muito usadas pelos fotógrafos de desporto e natureza.

Também conhecida como velocidade ISO ou simplesmente ISO (International Standards Organization), é a medida que indica a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente, ou seja, quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade do sensor à luz, e quanto menor o número ISO, menos luz será percebida pelo sensor da câmera.
Resumo
Princípios Básicos da fotografia
Definição de fotografia
Formatos mais utilizados
Objectivas/Lentes mais comuns
Composição
Regra dos terços
Composição
Fonte:
www.
omeuolhar.com/files/artigos/composicao-com-racio-fibonacci-1.jpg
Full transcript