Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA VIDA HUMANA

No description
by

Ricardo Jorge dos Santos Rosa

on 22 October 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA VIDA HUMANA

Existem três tipos de aprenzagem:

Pelo Condicionamento Clássico
Pelo Condicionamento Operante
Pela Observação e Imitação
A APRENDIZAGEM NA VIDA HUMANA
A importância da aprendizagem na vida do indivíduo varia, enormemente, de uma espécie para outra. Entre os animais inferiores, seu equipamento de respostas inatas é suficiente para satisfazer suas necessidades. À medida que se ascende na escala animal a importância da aprendizagem na vida do organismo aumenta, juntamente com o período da infância e a capacidade para aprender, e há uma diminuição dos comportamentos inatos (instintivos). O homem, de todos os animais, é o que mais apresenta essas características.
CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem têm seis características príncipais e são os seguintes processos:

DINÂMICO - Por realizar-se somente com a atividade do ser aprendente. A aprendizagem não é um processo de absorção passiva, carece de atividade tanto externa (física) quanto interna (afetivo-emocional, intelectual e social).
CONTÍNUO - Porque aprendemos desde da nossa nascença e vai até a nossa morte
GLOBAL - Por envolver todos os aspectos constitutivos da personalidade do ser no ato de aprender
PESSOAL - Visto que a aprendizagem é intransferível de pessoa para pessoa apesar da escola, movida por concepções antigas, ter acreditado que os professores ao ensinar os conteúdos de suas aulas levavam os alunos à aprenderem
GRADATIVO - Por se realizar por meio de operações crescentemente complexas. A cada aprendizagem novos elementos são acrescidos às experiências anteriores (pontos de ancoragem) em dimensão gradativa e ascendente.
CUMULATIV0 - Visto que a experiência de aprendizagem atual utiliza-se das experiências anteriores.
A APRENDIZAGEM NA VIDA HUMANA
Na vida humana a aprendizagem se inicia após o nascimento e se prolonga até a morte. Ela capacita-o a ajustar-se adequadamente a seu ambiente físico e social. Ela leva o indivíduo a viver melhor ou pior, mas, indubitavelmente a viver de acordo com o que aprende.
A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA VIDA HUMANA
DEFINIÇÃO DE APRENDIZAGEM
Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. Estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.
FACTORES DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem consiste em quatro factores e são estas:

INTELIGÊNCIA -
MOTIVAÇÃO - A motivação é importante porque sem a motivação, não podemos atingir os nossos objectivos que são pretendidos. A motivação é divididas por dois tipos.
CONHECIMENTOS ANTERIORES - Através de experiências anteriores podemos aprender fazer novas experiências
FACTORES SOCIAIS - Somos influênciaos pelos contextos de vida que somos inseridos
MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA
Dependem dos gostos e intresses dos sujeitos e não são encaradas como obrigações, mes tem o objectivo de atingir a felicidade e realização do sujeito.
MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA
Motivações que dependem de um objectivo externo, como obter uma recompensa ou evitar um castigo.
TIPOS DE APRENDIZAGEM
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO
O condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem em que um organismo aprende a transferir uma resposta natural perante um estímulo, para outro estímulo inicialmente neutro, que depois se transforma em condicionado. Este processo dá-se através da associação entre os dois estímulos (incondicionado e neutro).

Para que o condicionamento clássico se gere deve-se apresentar primeiro o estímulo neutro e alguns segundos depois o estímulo incondicionado (o processo deve repetir-se diversas vezes), para que possa haver associação.
CONDICIONAMENTO OPERANTE
O condicionamento operante descreve a correspondência entre o comportamento e as consequências. Uma resposta operante origina-se sem a presença de um estímulo incondicionado, ou seja é um comportamento voluntário. Será então um processo através do qual aprendemos a dar respostas de forma a evitar algo desagradável. Mas consequentemente a frequência das respostas depende das suas consequências.
PELA OBSERVAÇÃO E IMITAÇÃO
A aprendizagem social ocorre pela observação dos comportamentos daqueles com quem convivemos (pais, amigos, professores). Bandura designa por modelação ou modelagem o processo de aprendizagem social feito com base na observação e imitação sociais.

É observando e imitando que as crianças aprendem a falar e a brincar, como por exemplo às casinhas ou aos polícias e ladrões. O adolescente aprende com os outros a gostar da roupa que quer comprar e ganha hábitos de fumar ou ir à discoteca. Também o adulto imita os outros nas roupas que escolhe, na preferência por determinadas marcas de automóvel, no tipo de férias que escolhe e na forma como educa os filhos.

A ideia-chave das percepções de Bandura é que as pessoas podem aprender tão bem directamente como indirectamente.

Por exemplo: um empregado que ganha um prémio pelo seu desempenho profissional está a ser reforçado pelo seu comportamento positivo e tenderá a mantê-lo no futuro (aprendizagem por reforço directo). Os colegas de trabalho tenderão a proceder como ele porque viram que o bom desempenho é apreciado (aprendizagem por reforço indirecto). Isto significa que aprender com o que acontece aos outros é uma via de aprendizagem de grande número de comportamentos, atitudes e sentimentos sociais.
CONCEITO DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver. Todas as atividades e realizações humanas exibem os resultados da aprendizagem. Os costumes, as leis, a religião, a linguagem e as instituições sociais têm-se desenvolvido como um resultado da capacidade do homem para aprender.
Full transcript