Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Deposição irregular de resíduos em terrenos baldios de Maceió - AL

No description
by

Alisson Brito

on 24 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Deposição irregular de resíduos em terrenos baldios de Maceió - AL

Deposição irregular de resíduos sólidos em terrenos baldios de Maceió - AL
Justificativa
O intuito desta pesquisa científica originou a partir da problemática que é o descarte dos resíduos sólidos de forma irregular causados por : falta de consciência ambiental (educação) e políticas públicas.
Objetivo
Por meio de análises e investigações chegar a uma panorâmica dentro de uma perspectiva de alertar e chamar atenção da população e da ficalização em torno dos terrenos baldios estudados que serão proprostos no artigo científico. E que de tal forma nosso trabalho sirva de estímulo e iniciativa para as pessoas e orgãos competentes.
“E para aqueles que ainda imaginam que as questões ambientais são preocupações de poetas, gostaria de alertar, como economista de formação profissional que, o que chamamos de problema ecológico hoje, é o que chamaremos de problema social e econômico amanhã.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Introdução
Metodologia
O crescimento acelerado e desordenado das cidades vem aumentando de forma demasiada nas últimas décadas, o que tem provocado alterações e impactos ambientais ao meio ambiente. Segundo a Resolução nº. 001/1986 do CONAMA, impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia, resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
Dentre os problemas ambientais oriundos da urbanização destaca-se a disposição irregular de resíduos sólidos, já que a destinação inadequada está intensamente relacionada à poluição do solo e das águas.
Os resíduos sólidos urbanos ao serem dispostos no solo estão sujeitos a sofrerem infiltrações de águas superficiais para as subterrâneas. Além da contaminação do solo pelo chorume e pelos metais pesados, deposição de lixo hospitalar a decomposição dos resíduos através de microrganismos anaeróbios gera gases que causam maus odores, atraindo animais vetores de doenças infecto-contagiosas e podendo ocasionar combustão acidental.

Na escolha de dois terrenos em situações diferentes, sendo um em situação limpo e cercado (regular) e outro com descarte de todos os tipos de resíduos sólidos, como: lixo hospitalar, entulho; assim atraindo escorpiões, baratas, moscas entre outros (irregular). Serão feitas pesquisas com os moradores em torno dos terrenos, avaliando os aspectos que interferem de tal forma na saúde, na segurança e no bem estar da população; nas atividades sociais e econômicas.
Será feita a busca do mapeamento dos dados da região na Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas sobre o controle de endemias e doenças mais frequentes.
A pesquisa está prevista a ser realizada e concluida em cerca de três meses.
Engenharia Ambiental - FITS
Práticas Investigativas II
3º Período

Equipe :
Alisson Pinto de Brito
Deivid Eduardo da Silva
Giovanna Maria Marongiu
Nayara Tayrona Beltrão Malta de Padua.
Full transcript