Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Merchandising

No description
by

Deborah de Queiroz Leite

on 22 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Merchandising

Stand Sadia Marketing Sensorial Merchandising Lançamento das novas lasanhas Sadia com massa integral! NOVIDADE... Com menos teor de gordura e sódio, elas vêm em três deliciosos sabores: Marguerita com Molho de Tomate e Manjericão, Peito de Peru e Brocólis e Creme de Espinafre. O Marketing Sensorial é mais uma das estratégias de marketing que analisa o comportamento do cliente e suas emoções e visa criar um vínculo emocional entre o produto ou serviço e o consumidor, e para isso utiliza diferentes formas. A degustação é o tipo de demonstração empregada para produtos alimentícios ou bebidas.

Ela se apresenta como uma das principais atividades de merchandising utilizadas pelas marcas de produtos alimentícios, através dela há um contato direto com o consumidor, o qual objetiva a experimentação do produto e estimulo das vendas.


Por meio da degustação, o produto está interagindo com os sentidos dos consumidores, principalmente o paladar, o qual pode ter influência de outros sentidos, como o olfato e a visão. Formas para otimizar os resultados do negócio por meio do marketing sensorial:

Visão: Cuidado com o excesso de cores e imagens, ou seja, evite poluição visual. O produto deve ter destaque sem que as muitas mensagens venham a confundir o seu público-alvo. O estabelecimento deve escolher cores que identifiquem sua ideologia.

Audição: Músicas devem ser adequadas aos ambientes. Em lugares mais agitados a música alta pode vir a atrapalhar. Escritórios, lojas e supermercados devem dispor de uma “rádio” interna própria, com seleções de músicas que envolvam o ambiente e se identifiquem com o perfil dos clientes, num volume ideal ao seu público. Não se coloca, por exemplo, um Heavy Metal em um restaurante italiano no horário do almoço.

Tato: O consumidor brasileiro tem o hábito de “observar” com as mãos. Deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma grande oportunidade de agradáveis experiências aos consumidores e novos negócios para a empresa.

Paladar: Este sempre foi o conquistador de todos. Há até o ditado: “conquistou o marido pelo estômago”. Oferecer ao cliente agrados como chocolates, balas ou outras guloseimas que agreguem, além do sabor, características visuais e olfativas, pode tornar a experiência de compra inesquecível, bem como satisfazer o cliente por ganhar um brinde.

Olfato: As essências podem ser utilizadas para personalizar o ambiente. É necessário apenas ter cautela quanto ao exagero da quantidade ou excesso de essências distintas em um mesmo ambiente. Stand no PDV O Stand no PDV, foi a estratégia utilizada para o lançamento da nova linha de produtos integral da empresa Sadia.

O uso do stand consiste em:
Promotoras para divulgação e abordagem do público;
Produtos disponíveis para degustação;

Estratégias de Marketing Sensorial

Visão - As cores dominantes (vermelho/amarelo), utilizadas no stand e na embalagem, remetem ao desejo de comer, além da imagem do produto na embalagem.

Paladar (degustação) - A distribuição de porções para os clientes degustarem no PDV.

Olfato - Todo o procedimento de preparar o produto para consumo e feito no próprio stand, assim os clientes vão sentir o cheiro no momento de assar e servir.
Full transcript