Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Potencial elétrico

No description
by

Thalita Cavalcanti

on 26 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Potencial elétrico

Energia potencial Potencial elétrico Energia potencial é a energia armazenada no corpo. Diferença de potencial elétrico
DDP - Voltagem A energia potencial tem a capacidade de realizar trabalho.
A energia potencial de um objeto depende da sua posição no espaço. Se soltarmos uma carga positiva entre duas placas carregadas, ela se movimentará a favor do campo, como se estivesse caindo. Na eletrostática, uma carga elétrica colocada em um campo elétrico uniforme (região onde as linhas de força são paralelas e igualmente espaçadas, de maneira que a direção e o sentido do campo não mudam) apresenta o mesmo comportamento de uma pedra solta do alto de uma ponte. A carga geradora é supostamente fixa no espaço;
Nosso referencial de observação é a carga de prova.
O campo gerado pela carga Q produz a força elétrica sobre a carga de prova,que passa a se movimentar devido a essa força.
O sentido do movimento depende do sinal da carga geradora e da carga de prova (positiva ou negativa).
Quanto maior for a distância entre as cargas, menor será a energia potencial. Então a energia potencial ser zero para o infinito. O trabalho realizado para trazer a carga de prova +q do infinito até uma distância d da carga +Q geradora do campo elétrico é dado por: O trabalho de qualquer força conservativa não depende da trajetória, e sim do deslocamento entre os pontos em questão.
Quando a carga de prova positiva (q) se desloca de um ponto A para um ponto B, ocorre uma diminuição de sua energia potencial elétrica, uma vez que ela se movimenta sempre em direção a regiões de menor potencial. Portanto, esse é um caso de transformação de energia potencial em energia cinética, pois a carga passa a ter MUV.
Quando o movimento da carga de prova, é espontâneo, a velocidade sempre aumenta, pois a energia potencial diminui.
Quando o trabalho é negativo, o movimento não é espontâneo. Sendo necessária a atuação de uma força externa, o que pode resultar em um MU. Assim a energia potencial aumenta, equivalendo ao trabalho mínimo para transportar uma carga. Outras conclusões: É a variação de energia potencial elétrica entre dois pontos. Se porém, colocarmos uma carga negativa na placa B, o movimento será contrário ao campo. A B A carga positiva se movimenta a favor do campo, deslocando-se espontaneamente de uma região de alto potencial para uma de baixo potencial. Já a carga negativa, que se movimenta sempre no sentido contrário ao do campo, desloca-se de uma região de baixo potencial para uma de alto potencial. O potencial elétrico em um ponto afastado da carga, gerado pelo campo, pode ser determinado pela seguinte relação: A DDP é uma grandeza escalar podendo ser positiva ou negativa, conforme o sinal da carga geradora do campo (Q). Por isso, o potencial elétrico não pode ser representado por meio de um vetor. Então usamos a chamada Superfície equipotencial Como o próprio nome diz, consiste em uma superfície na qual todos os pontos existentes têm o mesmo potencial. Devendo ser sempre perpendicular às linhas de força do campo elétrico. Campo elétrico uniforme Carga pontual Caso existam várias cargas elétricas próximas de um ponto, basta realizar a soma algébrica de todos os potenciais no ponto.
Full transcript