Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Maçonaria

No description
by

Eduardo Deus

on 9 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Maçonaria

Maçonaria
Liberdade, Igualdade, Fraternidade
O que é?
A maçonaria é uma sociedade fraternal, que admite todos os homens livres e de bons costumes, sem distinção de raça, religião ideologia política ou posição social.

É também uma sociedade de carácter universal, cujos membros cultivam princípios da liberdade, igualdade, democracia, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.


História da Maçonaria
O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie,
que significa associação de pedreiros. A sua história pode ser dividida em três fases:

-Maçonaria Primitiva
-Maçonaria Operativa
-Maçonaria Especulativa

Maçonaria Primitiva
A Maçonaria Primitiva é o período que abrange todo o conhecimento herdado do passado mais remoto da humanidade até ao início da maçonaria operativa.


Maçonaria Operativa
A Maçonaria Operativa teve origem quando após o declínio romano os nobres romanos afastaram-se das antigas cidades e levaram consigo camponeses para protecção mútua para se proteger dos bárbaros, uma vez em novas terras, visto que a arte de construir não era digna de um nobre, os camponeses fizeram surgir novas classes, sendo que a que deu origem à Maçonaria foi a guilda de construtores, herdeiros das técnicas romanas e gregas de construção civil.

Estes eram a única guilda que necessitava de se deslocar para construir estradas ou fortificações para os templários.

Era uma guilda que era fechada apenas aos escolhidos (algo que não acontece hoje), e as suas técnicas de construção eram mantidas em segredo. A Igreja Católica Apostólica Romana encontra nesta guilda o ambiente ideal para seu progresso. Torna-se uma importante e talvez a maior proprietária feudal por meio da proliferação dos mosteiros, que reproduzem a sua estrutura.
Maçonaria Especulativa
A Maçonaria Especulativa teve origem a 24 de junho de 1717, na Inglaterra. Esta 3ª fase é representada pelo pensamento iluminista para que surgissem novas ideias, e pela ruptura com a Igreja romana após a reforma protestante.


Estrutura
A maçonaria exige dos seus membros, o respeito às leis do país em que cada maçom vive e trabalha.

Os princípios Maçónicos não podem entrar em conflito com os deveres que como cidadãos têm os Maçons. Na realidade estes princípios tendem a reforçar o cumprimento das suas responsabilidades públicas e privadas.

A Maçonaria leva os seus membros a uma profunda e sincera reforma de si mesmos, com uma sincera esperança de que, o seu progresso individual contribuirá para a posterior melhora e progresso da Humanidade.

Para um maçom, as suas obrigações como cidadão e pai de uma família devem prevalecer sobre qualquer outra obrigação e, portanto, não dará nenhuma protecção a quem agir desonestamente ou contra os princípios morais e legais da sociedade.



Objetivos
Em função disso, os objectivos perseguidos pela maçonaria são:
• Ajudar os homens a reforçar o seu carácter.
• Melhorar sua bagagem moral e espiritual.
• Aumentar seus horizontes culturais.

A origem mais aceite acerca da Maçonaria, segundo a maioria dos historiadores, é que a Maçonaria descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.
É evidente que a falta de documentos não pode dar razão a nenhuma das teorias acerca da sua origem, mas, aquilo que realmente se sabe é que a Maçonaria adopta princípios e conteúdos filosóficos milenares, que foram adoptados por instituições como as "Guildas" (na Inglaterra), “Compagnonnage” (na França), “Steinmetzen” (na Alemanha).
E, após a destruição de Londres em 1666 os maçons ajudaram na reconstrução da cidade, tornando-se Londres no berço da maçonaria regular.

Contudo, através da reconstrução de Londres, novas classes se juntaram aos maçons deixando as técnicas de construção de ser um segredo, porém o objectivo passou a ser o de erguer um edifício social ideal em vez de edifícios físicos.
Grande Oriente Lusitano
O Grande Oriente Lusitano é a mais antiga loja maçónica portuguesa, tendo sido fundada em 1802.
Desde a sua fundação que a sua história está intimamente ligada à do País.
Algumas das grandes mudanças que Portugal conheceu nos séculos XIX e XX
tiveram uma forte influência da ação da Maçonaria, tais como:

- A revolução liberal de 1820;
- A abolição da pena de morte, em 1867;
- A implantação da república, em 1910.
Teve como primeiro Grão-Mestre Sebastião José de São Paio de Melo e Castro de Lusignan, neto do 1.º Marquês de Pombal, cujo nome simbólico era Egas Moniz.
Templos Maçónicos
Lojas Maçónicas
Um Templo Maçónico é um lugar onde se reúnem os Franco-Maçons, a fim de celebrar os seus rituais, no âmbito do que eles chamam de "comportamentos".
Na maior parte do mundo, os maçons juntam-se, formando lojas maçónicas de modo a trabalhar nos graus simbólicos da Maçonaria:

- Aprendiz
- Companheiro
- Mestre
Demografia
Existem cerca de 6 milhões de maçons por todo o mundo, grande parte reside nos EUA (58%), sendo que em Portugal o número de maçons é de apenas 2000 comparativamente aos aproximadamente 160 mil do Brasil.

Os membros desta sociedade (maçons) organizam-se por células autónomas, designadas de lojas.
Simbologias
Graus de Cargos
Grande Oriente do Brasil
O Grande Oriente do Brasil é a mais antiga associação de lojas maçónicas do Brasil, fundada em 17 de junho de 1822 a partir de três Lojas Maçónicas (Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy), o GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a:

- Abolição da escravatura
- Proclamação da república
- Independência do Brasil.

O primeiro Grão Mestre desta associação foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser membro da Loja Maçónica "Esperança de Nictheroy".
Full transcript