Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Mesozoico

No description
by

ines tomaas

on 18 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Mesozoico

Era Mesozóica
A Era Mesozóica
divide-se em três períodos
Triássico
Inferior
Superior
Malm (Superior)
Dogger (Médio)
Lías (Inferior)
Cretáceo
Superior
Inferior
Jurássico
Corresponde ao período de tempo compreendido entre os 248 e 65 Milhões de anos, a qual é antecedida pela era Paleozóica e sucedida pela Era Cenozóica

Triássico
Era mesozóica - Período Triássico
Extinção em Massa
No final do período triásico foram afectadas várias formas de vida terrestre e marinha. Este impacto foi mais pesado sobre os anfíbios.
As razões que justificam esta extinção são desconhecidas, porém são referidas frequentemente alterações climáticas como o aumento de precipitação.
Jurássico
Na escala de tempo geológico, o Jurássico é o período da era Mesozóica que está compreendido entre 199 milhões e 600 mil e 145 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente. Divide-se nas épocas Jurássica Inferior (ou Lias), Jurássica Média (ou Dogger) e Jurássica Superior (ou Malm), da mais antiga para a mais recente. O nome Jurássico é devido às montanhas Jura, dos alpes franceses, contém grande quantidade de rochas deste período.
Era Mesozóica - Período Jurássico
Paleogeografia:
Com o aumento do nível dos oceanos, terras baixas foram encobertas pelo mar, o que dividiu Pangeia em dois continentes. Essa divisão também permitiu que a humidade vinda do mar atingisse regiões que antes não atingia, o que tornou o clima mais húmido.
Flora:
Durante o Jurássico, o clima quente e húmido fez com que as florestas se proliferassem, o que fez a diversidade de plantas se tornarssem muito maiores do que as do Triássico. As plantas predominantes são cicadáceas e coníferas gigantescas. Surgem as primeiras plantas com flores.
Fauna:
Surgimento das primeiras aves e dos primeiros mamíferos verdadeiros. Nos oceanos, além dos plesiossauros, também existem crocodilos marinhos, tubarões já muito parecidos com os atuais e outros répteis marinhos.
Triássico é um período geológico que se estende desde cerca de 250 a 200 Milhões de anos atrás. O início e o fim do período são marcados por eventos de extinção em massa.
Paleogeografia:
Todos os sedimentos do fundo do mar estabelecidas durante o Triássico desapareceram através de subducção das placas oceânicas, assim, muito pouco se sabe sobre o oceano aberto do Triássico. A estratigrafia do Triássico baseia-se principalmente em organismos que viveram em lagoas e ambientes hipersalinos, como os crustáceos
Flora:
Houve a expansão da vegetação de gimnospérmicas. Nas florestas prosperavam coníferas, estas vão dominar boa parte do mesozóico, pois eram melhor adaptadas à intensa variação de temperatura.
Fauna:
Surgiram neste período as primeiras tartarugas marinhas, dinossauros e crocodilos. Os répteis conquistaram igualmente os céus.
Neste período ocorre a ascensão dos dinossauros.
Carateriza-se pelo crescimento no número de espécies:
• Marinhas (tubarões, raias, corais, peixes ósseos, etc)
• Terrestres (dinossauros)
• Aéreas (archaeopteryx, que desenvolveu as penas conferindo-lhe a capacidade de voo)

A amonite é um fóssil de idade que viveu durante a era Mesozóica e dominavam os mares.
Os mares tropicais e o clima favorável em terra provocaram então a explosão da Biodiversidade.

Cretáceo
Era Mesozóica - Período Cretáceo
Na escala de tempo geológico, o Cretáceo ou Cretácico fica compreendido entre 145 milhões e 65 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente. O período Cretáceo sucede o período Jurássico da sua era e precede o período Paleogeno da era Cenozóica de seu éon. Divide-se nas épocas Cretáceo Inferior e Cretáceo Superior, da mais antiga para a mais recente.
Paleografia:
Embora as temperaturas no início do período Cretáceo foram leves com gelo que cobre grande parte da terra, há provas substânciais de que o período Cretáceo foi marcada por condições de estufa e um clima excepcionalmente quente.
Fauna:
A fauna do Cretáceo marcou o apogeu dos dinossauros. Estes grandes répteis dominavam completamente o mundo nesse período, estavam nos ares, nos mares e na terra. Eram os mais ferozes e maiores animais existentes. Entretanto é no fim do mesmo Cretáceo que ocorreu a extinção dos dinossauros, o que costuma ser atribuído à colisão de um meteoro com a Terra. Mas é no Cretáceo que surgem os mamíferos placentários.
Flora:
A flora solidificou-se como farta de florestas tropicais por várias regiões. Até mesmo os nossos pólos de hoje eram florestas nessa época. As plantas dotadas de flores espalharam-se por todos os ambientes durante o Cretáceo.
Aparecem os dinossauros cristados, os anquilossauros e os Tiranossauros. Ascendem os mamíferos e aumentam grandemente as angiospérmicas (plantas com flor)
Vestígios de dinossauros em Portugal
Tendo em consideração a sua dimensão, Portugal é um dos países mais ricos em vertebrados fósseis mesozóicos.
Número de géneros de dinossauros por país:
Alguns
Dinossauros
em
Portugal

Quando foi descrito, em 2003, reconheceu-se que era uma nova espécie para a Ciência, pelo que pode receber um novo nome: Draco significa dragão, e onyx significa garra, porque as garras deste dinossauro foram dos primeiros ossos a serem recolhidos; loureiroi honra o primeiro paleontólogo, João de Loureiro.
Dinheirosaurus lourinhanensis é um saurópode descoberto na Praia de Porto Dinheiro, na Lourinhã
Trata-se do dinossauro português mais comprido e estima-se que teria 25 metros.
Lourinhanosaurus antunesi é, possivelmente, o dinossauro mais emblemático da Lourinhã.
É um dinossauro carnívoro de médio porte, isto é, cerca de 4,5 metros de comprimento.
Além do esqueleto ser o mais completo dinossauro carnívoro de Portugal, também se encontraram ovos e embriões. São os segundos mais antigos embriões de dinossauro conhecidos e permitiram aos paleontólogos conhecer mais sobre a reprodução, crescimento e nidificação dos dinossauros carnívoros.
Draconyx loureiroi é um dinossauro herbívoro bípede apenas conhecido em Portugal.
Pegadas de dinossauros em Portugal
Trabalho realizado por:
Diogo Martins;
Inês Ferreira;
João Sousa;
Marta Lopes.
12ºC

Escola Secundária de Lousada
Geologia
No fim do período ocorreu a extinção em massa desses grandes répteis e de diversas espécies de animais da Terra (cerca de 60% deles foram extintos).
Full transcript