Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

CADEIRA ADAPTADA PARA BANHO DE DEFICIENTES FÍSICOS (CABDF)

No description
by

lucas miranda

on 10 September 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of CADEIRA ADAPTADA PARA BANHO DE DEFICIENTES FÍSICOS (CABDF)

CADEIRA ADAPTADA PARA BANHO DE DEFICIENTES FÍSICOS (CABDF)
Tema
Problema
É possível construir uma cadeira articulada com apoios para os braços e com regulagem de altura para uso de portadores de paralisia cerebral , de forma que o mesmo seja mais independente para realização da sua higiene em banheiros privados ?
Objetivos
Geral
O objetivo geral do projeto é de projetar e dimensionar uma cadeira adaptada para banho de deficientes físicos.
Justificativa
Normas
NORMA ABNT NBR 9050/2004 – (Acessibilidade a edificações, mobiliário espaços e equipamentos urbanos)

Buscamos adaptar o projeto nela para que possa servir para outros deficientes físicos, uma vez que essa norma se difere em banheiros públicos ou privados.
Paralisia cerebral
Espástica


Disquinésia


Ataxia
Bruno Grespan Policarpo
Jeferson Peres Delly
Lucas Miranda Da Cruz



Orientador: Ronaldo Raupp

O projeto a ser desenvolvido é uma cadeira para banho de portadores de paralisia cerebral, acoplado na parede. O banco deve ser articulado e com barras de apoio que serão articuladas também.

Nos dias de hoje já existem muitos recursos para o banho de deficientes físicos. Porém observamos que em muitos casos essas adaptações ainda não são totalmente suficientes.
Específicos
Pesquisar as principais dificuldades dos portadores de paralisia cerebral e aprender sobre a doença. Em associações de portadores de deficiência física, e com profissionais da área.

NORMA ABNT NBR 10283/88 – Revestimentos eletrolíticos de metais e plásticos sanitários


Para a instalação de materiais metálicos em sanitários é necessário que eles sejam resistentes a corrosão e com aderência, conforme ABNT NBR 10283/88 e ABNT NBR 11003/09.
Metodologia
Materiais

Aço SAE 1020

Para a construção da estrutura da cadeira usaremos o aço SAE 1020 devido a sua boa resistência mecânica, porém ele possui baixa resistência a corrosão. Além de seu baixo custo.
Pintura eletrostática a pó
Epóxi: A tinta epóxi-poliéster tem boas propriedades mecânicas e também resistência a corrosão.
Tela antiderrapante
Para garantir a aderência do assento em contato com a água e diminuir o risco de escorregamento do usuário, o grupo irá revestir o assento com uma tela antiderrapante .
Cola 3M
A cola será usada para realizar a colagem da tinta antiderrapante no assento. A cola escolhida é a 3M, pois é bastante utilizada para colar borrachas e metais, conferindo uma maior durabilidade ao processo.
Parafusos e buchas

Para a construção da cadeira serão utilizados no total de vinte parafusos do tipo cabeça sextavados inoxidável com rosca soberba M6x60mm.
Serão utilizadas 48 buchas de nylon com diametro para parafusos M6.
Fonte: Vivabricolage
Dimensionamento
Fonte: Artedecorprince
Estrutura do assento e apoio para os braços

Utilizamos a fórmula de Força cortante (Q) e Momento fletor (Mf), assim descobrimos os momentos máximos em dois casos, que são: 187500 N.mm e 675000 N.mm.
Cálculo do pino da articulação
Para calcular o diâmetro do pino de aço SAE1020 segundo ABNT NBR14, utilizamos as fórmulas de cisalhamento puro e chegamos ao resultado de 2,12 mm, seguem abaixo as fórmulas:
Fonte: Sarkis Melconian.
Cálculo dos parafusos
Para calcular o diâmetro dos parafusos a serem utilizados para fixação, foram utilizadas as mesmas fórmulas de cisalhamento para os pinos mostrado na figura anterior e o resultado encontrado foi de 0,864mm.
Fonte: O autor
Montagem
Chapa do assento

- Recortar as chapas nas dimensões 500x450mm.

- Quebrar cantos vivos.
Fonte: O autor.
Estrutura do assento
-Diâmetro dos tubos: externo 38,10mm , interno 32,10 com parede de 3mm.

-Conformação da estrutura em U.

-Conformação do apoio em L.
Articulação da cadeira
A articulação será travada em 80 graus com uma chaveta e o auxílio dos tubos de apoio. Os pinos de fixação da articulação serão soldados nos tubos para que não ocorra o movimento transversal.
Fonte: O autor.
Encosto
- Recortar as chapas nas dimensões de 300x650x20mm.

- Fazer os raios.

- Fazer os furos para a fixação na parede.

- Estofamento.
Fonte: O autor.
Apoio para os braços
- Conformação dos tubos de aço. Estes tubos serão conformados parte em L horizontal e parte contínua.

-Travamento em 90°.
Fonte: O autor.
Fixação do conjunto na parede
-Furações na parede para a regulagem
de altura.


-Fixar a cadeira.

Resultados e discussões
Os resultados obtidos foram o dimensionamento e a pesquisa realizada pelo grupo sobre as necessidades dos deficientes físicos na hora de tomar banho. E também o conhecimento adquirido sobre a paralisia cerebral e os equipamentos existentes no mercado para banho de portadores da doença, com suas respectivas limitações.
Conclusão
Com o desenvolvimento desta pesquisa, concluímos que o projeto é viável, pois ira solucionar o problema proposto que consiste em fornecer melhor qualidade de banho para portadores de deficiência física.
Referências
3M. Adesivos líquidos. Acesso em: 9 jul, 2014. Disponível em: <http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/AplicacoesIndustriais/Home/ProdutosSolucoes/SolFiltrMercIndustriais/Adesivos/AdesivosLiquidos/>.

ACESSIBILIDADE A EDIFICAÇÕES, MOBILIÁRIO, ESPAÇOES E EQUIPAMENTOS URBANOS. NBR 9050: área de transferência. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

Armazém tecidos. Diferença entre os couros sintéticos. Acesso em: 9 jul, 2014. Disponível em: <http://www.armazemtecidos.com.br/tecidos/decoracao/not02042013-2.html>.

Associação de paralisia cerebral de Coimbra. Paralisia cerebral. Acesso em 14 de agosto de 2014. Disponível em: < http://www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=65>.

CADEIRA DE BANHO PARA DEFICIENTE. Banco articulado. São Paulo: Disponível em <http://www.phdbarras.com.br/cadeira-banho-deficiente.php> Acessado em: 9 abri. 2014.

Fonte: O autor.
Cetec Industrial. Pinturas eletrostáticas a pó. Acesso em: 12 jul, 2014. Disponível em:<http://www.cetecindustrial.com.br/equipamentos_para_pintura/pintura_eletrostatica.php>.

CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia mecânica. Processos de fabricação e tratamento. 2. Ed. Rio de janeiro. McGraw-Hill Ltda, 1986. p. 125-130.

DANTAS, PONTES, ASSIS, COLLET, Meryeli, Jaqueline, Wesley, Neusa. Facilidades e dificuldades da família no cuidado a criança com paralisia cerebral. p. 74. , 2012.

FREEMAN, Shana. Tipos de paralisia cerebral. Acesso em: 7 jul, 2014. Disponível em: <http://saude.hsw.uol.com.br/paralisia-do-cerebro2.htm>.

MANDAL, Ananya. Classificação da paralisia cerebral. Acesso em 7 jul, 2014. Disponível em: <http://www.news-medical.net/health/Cerebral-Palsy-Classification-(Portuguese).aspx>.

MELCONIAN, Sarkis. Mecânica técnica e resistência dos materiais. 17. Ed. São Paulo. Érica, 2006. p. 212-265.

Metalica. Parafusos: definição e tipos. Acesso em: 9 jul, 2014. Disponível em: <http://www.metalica.com.br/artigos-tecnicos/parafusos>.


Fonte: Sarkis Melconian.


No pino das articulações do apoio do braço da cadeira haverá também, duas chavetas, uma em cada extremidade do pino, para fazer o travamento em 90° do mesmo.
A chaveta deve possuir as seguintes dimensões: h=6 mm t1=3 b=2,5 mm L=10
mm Ft=1500N.
Cálculo de dimensionamento das chavetas
Fonte: Sarkis Melconian.
Fonte: Nova Inox.
Full transcript