Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Teoria da Burocracia

No description
by

Alex Monteiro

on 3 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Teoria da Burocracia

Teoria da Burocracia
O que é Teoria da Burocracia?
O termo Burocracia foi usado, pela primeira vez, por Max Weber para descrever uma cultura e estrutura de empresas rigidamente fixadas. A Teoria da Burocracia nasceu da necessidade de definição rigorosa das hierarquias, das regras e regulamentos e das linhas de autoridade como forma de garantir a sobrevivência em longo prazo.
O conceito central da Teoria da Burocracia é a autoridade legal, racional ou burocrática. Os subordinados aceitam as ordens dos superiores com justificativas, porque concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando.
Período
A Teoria da Burocracia surgiu na década de 1940, para suprir as críticas das teorias organizacionais existentes, especialmente a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas . A origem da Burocracia data da antiguidade, como visto nos primórdios da administração, porém foi a partir da descoberta dos estudos de Max Weber, que a administração e seus estudiosos, apropriaram-se dos conceitos da teoria weberiana adaptando-a aos pressupostos organizacionais administrativos da época.
Orientadora: Prof.ª Marlene Huebes Novaes Dra.
Alex Monteiro
Bruno Oliveira
Laura Schmidt

Considerações Finais
A burocracia nada mais é do que um conjunto de normas e padrões que devem ser seguidos com a finalidade de gerar um bom andamento da empresa, se por um lado organiza a empresa, dividindo funções e estabelecendo hierarquias, por outro formaliza em excesso todo o processo, impedindo a inovação e criatividade por estar atrelada totalmente a padrões pré-fixados.
Conceito
Aspectos Positivos
As vantagens da burocracia são:
- Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
- Precisão na definição do cargo e na operação;
- Rapidez nas decisões;
- Unicidade de interpretação;
- Uniformidade de rotinas e procedimentos;
- Continuidade da organização através da substituição do pessoal afastado;
- Redução do atrito entre as pessoas;
- Subordinação dos mais novos aos mais antigos.
Contribuição
A contribuição da teoria burocrática foi uma maior eficiência, padronização do atendimento, divisão do trabalho, impessoalidade no relacionamento, hierarquização da autoridade, regras nos procedimentos, mérito, especialização na administração e previsibilidade do funcionamento. Devido a fragilidade das teorias Clássica e Comportamental.
Aspectos Negativos
Ao estudar as consequências previstas da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, notou também as consequências imprevistas : as disfunções da burocracia, que são basicamente as seguintes:
-Exagerado apego aos regulamentos;
-Excesso de formalismo e de papelório;
-Resistência a mudanças.
Principal Autor - Max Weber
Maximilian Carl Emil Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864. O economista alemão criou a Teoria da Burocracia, ele elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito. Max Weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.
Referências
EBAH. Teoria a Burocracia. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA48MAF/teoria-a-burocracia> Acessado em: 22/ago/2013

MAX WEBER. Disponível em: http://www.brasilescola.com/filosofia/a-definicao-acao-social-max-weber.htm. Acessado em: 22/ago/2013

Teoria Geral da Administração – Chiavenato, Idalberto ¾ São Paulo : McGraw-Hill do Brasil, 1979.

MAX WEBER E A TEORIA DA BUROCRACIA. Disponível em: http://arquivos.unama.br/nead/graduacao/cesa/pec/tga/pdf/epa_impresso_aula08.pdf. Acessado em: 22/ago/2013
Full transcript