Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Psicodinâmica das cores - Comunicação Visual

No description
by

Rodrigo Nascimento

on 11 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Psicodinâmica das cores - Comunicação Visual

Psicodinâmica das cores Prof. Clara Teixeira A cor proporciona estados de ânimos específicos e nos ajudando a interpretar e a decodificar a realidade de modo inteligível. Na publicidade, a subliminaridade que a cor proporciona é eficaz para propagar ideais. 95% das atitudes humanas são movidas pelo seu inconsciente, portanto pelas emoções que são despertadas através de estímulos externos. A cor passa de um simples detalhe do design para um importante item que dissemina o conceito como num todo. A escolha de uma cor deve ser rigorosamente estudada. Branco Totalidade - Unidade Paz – harmonia. Pureza essencial. O Ser, o Absoluto, o Uno. • Associação material: neve, casamento, lírio, batismo, areia clara.
• Associação afetiva: limpeza, paz, pureza, alma, divindade, ordem, infância.
• Branco vem do germânico blank (brilhante).
É o símbolo da luz, e não é considerada cor. No ocidente, o branco traduz a vida e o bem, em contrapartida para os orientais o branco traduz a morte, o fim ou o nada. O branco realça todas as cores. Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida. Enquanto o verde pode ser a cor predominante, a marca do Girl Scouts também usa o negativo para criar a silhueta das duas faces. A combinação das faces e o branco traz pureza e inocência para a marca. Preto Autoridade, Clássico, Conservador, Formalidade, Mistério, Tradição. • Associação material: enterro, morto, sujeira, coisas escondidas.
• Associação afetiva: tristeza, desgraça, melancolia, angustia, dor, intriga, renúncia. O preto, assim como o cinza e o marrom, é indicador, geralmente, de uma atitude negativa perante a vida. No entanto, dependendo da maneira em que for usado, pode transmitir imponência. O marca de James Bond 007 utiliza um preto sólido. A cor escolhida para o clássico da espionagem funciona bem. A cor passa a autoridade, sofisticação e mistério presente nos filmes. Vermelho Corporeidade material. Expansão e movimento. Indiscrição e extroversão. Materialidade. Apetite e instinto. Beligerância e força. • Associação material: guerra, sangue, sol, mulher, feridas, perigo, fogo, rubi.
• Associação afetiva: força, energia, paixão, vulgaridade, coragem, furor, violência, calor, ação, agressividade. Vermelho simboliza encontro, aproximação.

Revela uma vida intensa e liderança. É impulso, avidez e força de vontade, em oposição ao verde que é elasticidade da vontade. O vermelho-alaranjado significa desejo, todas as formas de ânsia e apetite insaciável.

Seu conteúdo emocional é o desejo e sua percepção sensorial é o apetite. É uma cor ativa. Vermelho é uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica. Ação, Aventura, Agressividade, Sangue, Perigo, Energia, Amor, Paixão, Força e Vigor. O uso do vermelho na marca da Red Bull e foi uma ótima escolha para uuma bebida energética. Os slogans "Red Bull vitaliza o corpor e a alma” e "Red Bull te dá asas” mostram porque o vermelho foi uma escolha excelente para a marca. O amarelo entra para dar mais vida ao vermelho, formando uma paleta de cor análoga para a marca. Amarelo Psiquismo cósmico. Inteligência da seleção natural. Sabedoria natural. Identidade. Associação material: palha, luz, verão, calor de luz solar, flores grandes.
• Associação afetiva: alerta, ciúme, orgulho, egoísmo, euforia, originalidade, iluminação, idealismo.
• Vem do latim amaryllis. É o símbolo da luz que irradia em todas as direções. Também uma cor de grande energia, pois é associada com a luz do Sol. É quente, expansiva, ativa a mente a abrir para novas idéias. O amarelo e o branco juntos devem ser usados com parcimônia, pois podem causar uma sensação de insegurança e instabilidade. Devemos usar com moderação os tons de amarelo-escuro, como o mostarda, pois em demasia podem exercer um efeito negativo como pessimismo e negatividade Esta cor é associada com o intelecto, as idéias e a inquirição mental. O amarelo é visível a distância, estimulante. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz. Cuidado, Alegria, Curiosidade, Felicidade, Brincadeiras, Positividade, Acolhedor. Como o Red Bull, Mcdonald’s usa uma paleta de cor análoga. A diferença é que o Mcdonald’s tem a predominância do amarelo, já que o seu foco são as crianças, alegria e felicidade. O vermelho funciona bem para acentuar o amarelo, evocando a fome. Cinza Autoridade, Humildade, Respeito, Melancolia, Seriedade, Estabilidade. • Associação material: ratos, pó, neblina, máquinas.
• Associação afetiva: velhice, sabedoria, passado, tristeza, aborrecimento. Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa desapercebido. É uma cor associada ao medo e negatividade, portanto devemos usar seus tons mais claros e sempre acompanhados com cores quentes. Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade. A marca da luxuosa Swarovski é cinza. O cinza pode representar a liderança que faz parte do produto que a empresa produz, mas também representa o respeito e autoridade que vem com a história da empresa, que está há mais de 100 anos no mercado. Roxo e variações Cerimônia, Fantasia, Justiça, Mistério, Realeza, Sofisticação, Espiritualiade Lavanda - Universo pré-cósmico. Exterioridade ontológica

Violeta - Espiritual divino. Conhecimento intuitivo. Poder de meditação e contemplação. Poder de elevação espiritual.

Lilás - Consciência do ser. O roxo acalma o sistema nervoso. Pode ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho ou o laranja; de luminosidade, o amarelo; de frio o azul; de arejado o verde. A empresa Hallmark usa a cor roxo passando a idéia de realeza e sofisticação, que é reforçado pelo uso da coroa como signo visual. Rosa Princípio de atração. Amor cósmico. Sensibilidade. Feminilidade Submissão. Delicadeza e ternura. Apreciação, Delicadeza, Feminilidade, Floral, Gentil, Inocente, Romântico, Tranquilidade. A cor rosa é muito proeminente na marca da Mattel, Barbie. É a cor utilizada para um brinquedo – boneca – que é vendida para garotas. A tipografia utilizada complementa a escolha da cor reforça o posicionamento da marca, passando a idéia da escrita de uma menina. Laranja Criatividade, Entusiasmo, Jovialidade, Diversão. Desejo - alegria - prazer – otimismo. Extroversão e simpatia. Compulsão consumista. • Associação material: pôr do sol, festa, laranja, luz, outono, aurora, raios solares.
• Associação afetiva: tentação, prazer, alegria, energia, senso de humor, advertência.
•Simboliza o flamejar do fogo. A cor laranja ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante. Os tons mais pálidos desta cor estimulam a comunicação das pessoas, bem como a descoberta e o desenvolvimento da criatividade. É uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc. O laranja-escuro deve ser usado com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança. O laranja-claro proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade. Laranja foi a escolha perfeita da cor para o Nickelodeon, que tem como público alvo as crianças. O laranja é divertido e jovem, o que reflete na programação do canal. O design por trás da marca do Nickelodeon dá ênfase ao tema jovial com os respingos de tinta e tipografia divertida. Marrom Calma, Terra, Naturalidade, Simplicidade, Utilidade, Profundidade. Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Transmite uma energia positiva. UPS usa a cor marrom para se diferenciar da sua concorrência (FedEx). Enquanto a cor é vista por muitos como chata e conservativa, UPS registrou o tom de marrom e o usa com exclusividade. No redesign da marca feito em 2003 houve a adição do amarelo para trazer riqueza e aconchego para a marca. Verde Ambiente, Harmonia, Inexperiência, Cura, Saúde, Tanquilidade, Dinheiro, Renovação, Natureza. • Associação material: frescor, primavera, bosques, águas claras, folhagem, mar, umidade.
• Associação afetiva: bem-estar, saúde, paz, juventude, crença, coragem, firmeza, serenidade, natureza. É a cor do equilíbrio e da harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial. É uma cor que está associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é preferido pelas crianças. O verde foi uma boa escolha de cor para um canal em que a sua programação foca na natureza e animais. Porém, há muita controvérsia ao redor dessa marca. Usar vários tons de verde foi uma boa escolha para o Animal Planet, passando a idéia de florestas, grama e natureza no geral. Azul Autoridade, Calma, Dignidade, Poder, Fidelidade, Segurança, Sucesso. • Associação material: frio, mar, céu, gelo, águas tranqüilas, feminilidade.
• Associação afetiva: verdade, afeto, paz, advertência, serenidade, espaço,
infinito, fidelidade, sentimento profundo.
• Proporciona a sensação do movimento para o infinito. Céu sem nuvens. O azul-escuro representa amplitude e profundidade de sentimento; indicador de satisfação e contentamento, tradição e valores duradouros, perpetua o passado. O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associdado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. O azul-escuro e profundo é uma cor que remete a integridade e honestidade. O azul da IBM representa uma empresa estável e bem estabelecida.
Full transcript