Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Especialidade de Sistema Respiratório - Desbravadores

No description
by

Guilherme Santos

on 24 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Especialidade de Sistema Respiratório - Desbravadores

Notes
Ideas
Ideas
Ideas
Especialidade de Sistema Respiratório
Sobre a Especialidade:
Encontra-se no Manual de Especialidades para Desbravadores, na área de ciência e saúde com o código de CS030, foi criada no ano de 2012, tem o nível de dificuldade 2, faz parte do mestrado em saúde e a sua instituição de origem é a Divisão Sul Americana.
Principais Partes do Sistema Respiratório
- Narinas
- Cavidade Nasal
- Faringe
- Laringe
- Traqueia
- Brônquios - Que se ramificam em: - Pulmões
- Bronquíolos
- Alvéolos
Vias Condutoras
Os principais gases que estão em nosso organismo é o O2 e o CO2.
O que é Pneumonia?
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios.
Causas: pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

O que é Gripe?
Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A gripe inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
Causas: A gripe é causada pelo vírus influenza.
AÇÃO DA NICOTINA NO APARELHO RESPIRATÓRIO
Tão logo a pessoa começa a fumar, tem início uma reação inflamatória provocada pela temperatura elevada da fumaça, que queima não só os pulmões, mas toda a via aérea. Prova disso é o reflexo de tosse que acompanha as baforadas dos principiantes. Depois, os sintomas desagradáveis desaparecem e progressivamente vai aumentando o número de cigarros fumados num dia. A combustão resultante dessa agressão térmica gera partículas de oxigênio, os chamados radicais livres, que têm a capacidade de oxidar as estruturas celulares, destruindo a base arquitetônica dos pulmões.

Dizer que o cigarro faz mal para o pulmão, é apenas parte da verdade. O cigarro lesa as vias respiratórias inteirinhas. O revestimento interno do aparelho respiratório não suporta a toxicidade nem a alta temperatura da fumaça e começa a sofrer um processo de substituição de células. Além disso, a produção de muco aumenta muito. Por quê? Porque o muco funciona como capa protetora do tecido epitelial que reveste as vias aéreas e pode ajudar a expelir os elementos irritantes que foram inalados. Nos brônquios, a fumaça também provoca uma reação inflamatória que provoca destruição progressiva da árvore brônquica.

Portanto, já no dia em que o adolescente começa a fumar, e não tardiamente como muitos pensam, a integridade do aparelho respiratório fica comprometida por duas razões:

a) a destruição dos alvéolos, o que caracteriza uma doença chamada enfisema pulmonar;

b) a mudança da composição do revestimento dos brônquios, o que acaba levando à doença conhecida como bronquite.
Pulmões
Direito
Esquerdo
Video 1
Video 2
Alvéolos
Os Alvéolos são pequenas "bolhas" que ficam no pulmão, elas servem para fazer a hematose/troca gasosa.
Video 3
Células Ciliadas
- O epitélio respiratório é formado por 5 tipos celulares: Epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes.

- Sua função é: Produzir muco e proteger o aparato respiratório.
Hemoglobina? Ferro?
A hemoglobina é uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos e que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório.
Músculos da Respiração e suas Funções (Basal)
Diafragma - Abaixa e aumenta a cavidade torácica (empurra o abdômen para baixo)
Intercostais Externos - Elevam as costelas e move o esterno anteriormente.
Video 4
Eventos da Respiração
Inspiração:
1º- Diafragma e intercostais externos se contraem.
2º- Aumenta o volume da cavidade torácica.
3º- O Pulmão expande.
4º- A pressão intrapulmonar diminui.
5º- O ar entra nos pulmões.
Expiração:
1º- A musculatura relaxa.
2º- O volume diminui.
3º- A pressão aumenta.
4º- O Pulmão contrai.
5º- O ar sai dos pulmões.
Controle Neural
A respiração é controlada pelo o bulbo.

A regulação dela é neural e não hormonal
Frequência Respiratória
- Um recém-nascido tem uma frequência respiratória de cerca de 40 ciclos por minuto.

- A frequência respiratória normal do adulto oscila entre 16 a 20 respirações por minuto
Alterações Respiratórias
Eupnéia: é a respiração normal, silenciosa e sem esforços.
Taquipneia: É a aceleração do ritmo respiratório.respiração rápida e curta.
Bradipneia: Estado em que o individuo tem uma respiração lenta, que esta abaixo do padrão de normalidade.
Dispneia: Dificuldade respiratória. Falta de ar.
Ortopneia: Ou ortopnéia é a dificuldade de respirar,que obriga a pessoa a ficar em pé. Asma.
Apneia: A apneia do sono é uma doença crônica e está classificada entre as que mais matam no mundo.
Doenças Respiratórias
O que é asma?
A asma é uma doença que causa inchaço e estreitamento das vias aéreas dos pulmões, causando dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse.
Causas: A asma é causada por inflamação nas vias respiratórias. Quando ocorre um ataque de asma, os músculos ao redor das vias respiratórias ficam apertados e a parte interna das passagens de ar incha. Isso reduz a quantidade de ar que pode passar.

O que é Tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Causas: A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Video 5
Video 6
Video 7
O que é Enfisema Pulmonar?
O Enfisema Pulmonar é uma doença degenerativa que desenvolve-se na terceira idade, após muitos anos de exposição ao cigarro ou outras toxinas presentes no ar. O processo inicia-se nos alvéolos e posteriormente atinge outras áreas fazendo com que a saída do ar dos pulmões seja mais difícil devido a perda de elasticidade do pulmão.
Causas: O enfisema pode ser congênito: por deficiência da alfa-1 antitripsina ou adquirido devido ao fumo ou a outras doenças como bronquite, asma, fibrose cística ou outras doenças respiratórias crônicas.

O que é Embolia pulmonar?
Uma embolia pulmonar é um bloqueio de uma artéria nos pulmões por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.
Causas: Uma embolia pulmonar é mais frequentemente causada por um coágulo de sangue em uma veia, especialmente veia da perna ou pélvis. A causa mais comum é um coágulo de sangue em uma das veias profundas da coxa. Esse tipo de coágulo é chamado trombose venosa profunda. O TVP se solta e se desloca para os pulmões.
O que é Pneumoconiose?
A pneumoconiose é uma doença respiratória causada pela inalação de poeira. Atinge especialmente os que trabalham na mineração, metalurgia, construção civil, indústria madereira, agricultura e outros ramos profissionais em que na poeira haja a presença de substâncias, como a sílica, por exemplo.
Causa: Ao trabalhar, o indivíduo pode nem perceber a entrada destas substâncias nas vias respiratórias. Mas, com o passar do tempo, pode haver um comprometimento pulmonar grave, se o organismo do indivíduo não conseguir combater o agente agressor por si só.

O que é Fibrose cística?
A fibrose cística é uma doença hereditária que causa o acúmulo de muco denso e pegajoso nos pulmões, no trato digestivo e outras áreas do corpo. É uma das doenças pulmonares crônicas mais comuns em crianças e adultos jovens. Essa é uma doença que envolve risco de vida.
Causas: A fibrose cística (FC) é causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso chamado muco. O muco se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e no pâncreas, órgão que ajuda a decompor e absorver o alimento.
Qualidade do Ar!
Fim!
Clube de Desbravadores Gaviões da Ilha
Intrutor Guilherme Jair dos Santos
Full transcript