Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

wlan

No description
by

João Garcia

on 14 July 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of wlan

Wireless
Network Em Português: Rede sem fios Refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade de fios condutores, através de equipamentos que usam radiofrequência ou infravermelho
Existem vários tipos de redes sem fios WPAN - Wireless Personal Area Networks inter-liga dispositivos contidos numa area relativamente pequena, geralmente ao nosso alcance. Por exemplo o Bluetooth. WLAN - Wireless Local Area Networks normalmente utilizado em cidades para interligar dois ou mais edificios sem o uso de fios
IEEE 802.11
termo geralmente usado para classificar a interligação de diversas redes WLAN
IEEE 802.16d/802.16e
WMAN - Wireless Metropolitan Area Networks WWAN - Wireless Wide Area Networks Responsaveis pela cobertura de largas areas ao ar livre.
Normalmente usam a banda 2.4 GHz e servem para ligar escritórios de negócios ou sistemas de acesso publicos
Mobile devices networks Com o desenvolvimento de "smart phones", as redes de telemóveis passaram a transferir ficheiros para além das tipicas comunicações voz:

Global System for Mobile Communications (GSM): As redes GSM estão divididas em 3 serviços principais: sistema de encaminhamento, sistema de estação base e o sistema de operação e suporte. GSM é de momento o sistema mais usado para comunicação entre telemóveis.
Personal Communications Service (PCS): PCS é uma frequência rádio usada por telemóveis nos EUA e no Sul da Asia
Normas Em 1997, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) criou o primeiro padrão WLAN. Chamaram-lhe 802.11. Suporta apenas uma largura de banda de 2 Mbps.
Suporta uma largura de banda até 11 Mbps. 802.11b Criado na mesma altura que a norma 802.11b.
Suporta uma largura de banda até 54 Mbps.
Era mais usado em empresas devido ao seu elevado custo.
802.11a Largura de banda até 54 Mbps e compatível com 802.11b e mais barato que o 802.11a 802.11g 802.11n O mais novo padrão IEEE na categoria Wi-Fi. Foi projectado para melhorar a norma 802.11g em termos de largura de banda suportada, utilizando múltiplos sinais sem fio e antenas (chamado MIMO).
Velocidade até 100 Mbps.
Uma WNIC é uma placa de rede baseada em ondas rádio que se liga a uma rede de computadores. A WNIC, assim como uma placa de rede, trabalha na Camada 1 e Camada 2 do modelo OSI. A WNIC é um componente essencial para um computador desktop sem fios. Esta placa usa uma antena de comunicação por microondas. Um router wireless é um dispositivo de rede que executa a função de um router "normal" mas também inclue as funções de um access point. É normalmente usado para criar um acesso para Internet ou uma rede de computadores sem a necessidade de cabos de dados. Podem ser utilizados em lugares como aeroportos e escolas com redes sem fio. Equipamentos Access Point ou AP (Português: Ponto de Acesso) é um dispositivo numa rede sem fios que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral conecta-se a uma rede com fios servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet. Segurança WEP - O mais antigo e o mais vulnerável a ataques. Usado apenas em equipamentos antigos, cujo firmware não suporta outros modos. A quebra deste tipo de chaves é demonstrada facilmente online em diversos tutoriais.
WPA- Geralmente associado ao protocolo TKIP. Codifica mais quantidade de informação que o anterior e as chaves podem ser trocadas dinamicamente. Chaves fracas (pequenas/repetitivas) podem ser quebradas.

WPA2- Geralmente associado ao protocolo AES. Mais seguro, mas com os mesmos riscos que o anterior.
Full transcript