Loading presentation...
Prezi is an interactive zooming presentation

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

LIBRAS

No description
by

Marcelo Bertoluci

on 13 July 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of LIBRAS

Língua Brasileira de Sinais
LIBRAS
QUEM SÃO OS SURDOS?
São pessoas que utilizam a comunicação espacial-visual como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala. 

A maioria das pessoas surdas, no contato com outros surdos desenvolve a Língua de Sinais. Já outros, que vivem isolados ou em locais onde não existe uma comunidade surda tem mais dificuldades para se comunicar.
CULTURA SURDA
A Cultura Surda são costumes, hábitos, piadas e histórias que a comunidade surda compartilha e transmite às gerações seguintes. Ela é construída no contato do surdo com outros surdos, nas suas associações, sociedade, clubes e outros locais. Os surdos têm sua cultura expressa através de símbolos, basicamente visuais, cuja maior representação é a Língua de Sinais.
SURDO-MUDO?
Provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo, e infelizmente ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.
SURDO

É O CORRETO
DIA DO SURDO
A data nacional dos surdos é no dia 26 de setembro, sendo homenagem à inauguração da primeira escola de surdo do país, o INES ( Instituto Nacional de Educação de Surdos ), no Rio de Janeiro.
MUDINHO?
Sendo a mudez uma impossibilidade de falar ou problema ligado à emissão da voz (órgão fonoatriculatório): língua, pregas vocais, laringe, pulmões, etc.), chamá-los de mudinhos é uma dupla agressão. Primeiro por tratá-los como coitadinho e segundo por lhes atribuir algo que não são.
LÍNGUA DE SINAIS
A Língua Brasileira de Sinas – Libras é uma língua completa, não é mímica nem apenas gestos. É captado pela visão e reduzido pelos movimentos do corpo, especialmente as mãos.A Libras é constituída por todos os componentes pertencentes às línguas orais, como gramática, semântica, pragmática e outros elementos, preenchendo assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico de poder e força.
Não se deve dizer linguagem de sinais porque a Libras é uma língua oficializada. Não se pensaria em dizer linguagem portuguesa, por exemplo.    Atualmente tem se difundido muito a forma de se escrever as línguas sinalizadas. O sistema mais utilizado é o Sign Writing que são símbolos que representam o formato das mãos, movimentos e parte do corpo usado na sinalização.
OFICIALIZAÇÃO DA LIBRAS
Lei Estadual:sob nº 11.405 (31/12/1999)
Lei Federal: sob nº. 10.436 (24/04/2002)
Lei Municipal: sob nº. 7857 (30/09/1996

Em Caxias do Sul foi a
primeira da lei de Libras)
COMO COMUNICAR-SE
COM A PESSOA SURDA
- Feito o contato visual, olhos nos olhos, fale calmamente com tom de voz normal articulando bem as palavras sem exagerar;

- Utilize a comunicação visual, se você sabe, mesmo que pouco sinais, use-os! Não se envergonhe de apontar, desenhar, escrever ou dramatizar.
Ao encontrar um surdo, se você não sabe Língua de Sinais:

- Não gritar;

- Posicionar-se na frente da pessoa;

- Para chamar sua atenção abane as mãos no campo visual do surdo e/ou toque a pessoa gentilmente;
INTÉRPRETE DE LIBRAS
O intérprete de Língua de Sinais é a pessoa que traduz mensagens da Língua Portuguesa para a LIBRAS e vice versa, sem perder o seu sentido original. Para o exercício da profissão é necessário: ser maior de 18 anos, ter completado o ensino médio, ser fluente nas duas línguas envolvidas e ser certificado no curso de interpretação em Língua de Sinais aprovado por entidade representativa da comunidade surda.
Os serviços de interpretação são necessários em:

- Palestras e Conferências;

- Entrevistas e trâmites como trabalho, consultas médicas, audiências judiciárias, etc;

- Aula onde o professor não seja fluente em Libras e nas universidades.

- Situações em que a interação entre pessoas surdas e ouvintes não usuários de Língua de Sinais seja intensa, de longa duração e/ou de relevante importância.
COMO UTILIZAR OS SERVIÇOS DE INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS
Olhe para a pessoa surda, use o discurso direito “tu, você”. Não diga: “ pergunte a ele...” ,” diga a ela...”;

Do Interprete de Língua de Sinais não é esperada a participação na conversa, ele está ali para “emprestar” sua voz para os surdos e sua sinalização para os ouvintes. O intérprete de Língua de Sinais é um intermediador, a conversa é com o surdo.


Em nenhuma hipótese interfira no trabalho do intérprete, por mais que você considere-se capaz em Língua de Sinais. A decisão de como interpretar, a que velocidade, em que posição e em que momento cabe aos profissionais intérpretes. As interferências interrompem o processo mental e físico do ato de interpretar, nem sempre são oportunas ocasionando a perda de informação.
ACESSIBILIDADE
Para a pessoa surda a acessibilidade, além do intérprete de Língua de Sinais, se constitui através da utilização de recursos tecnológicos adaptados, tais como:- Sinalização visual-luminosa, campainhas que quando tocadas piscam as luzes do ambiente, placas indicativas de emergências, senha em filas, etc;

- Telefone TDD, aparelho com teclado e visor, onde a mensagem digitada aparece em uma tela;
- Central de Intermediação surdo-ouvinte, serviço telefônico onde uma telefonista intermédia ligações entre um surdo ligando de um TDD, e um ouvinte não possua este aparelho;

- Aparelho com alarme vibratório, despertadores e celulares;

- Celulares com envio de mensagens de texto;- Programas de televisão com legendadas, closed-caption e/ou janelas com interpretação de Língua de Sinais.

Ø  LEI FEDERAL sob nº. 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que promove a eliminação de barreiras de comunicação.
DÚVIDA?
Hoje esta tecnologia foi substituida pelos sistema de texto automático, que possuem a mesma funcionalidade, porém não convertem o texto em voz e vice e versa. Como:
Full transcript