Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O que são as constelações familiares ?

O que são as constelações familiares?

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O que são as constelações familiares ?

O que são as constelações familiares?
Histórico
As 3 leis
A consciência
Terapia ou filosofia?
Onde? Como?
O Amor
1925 - nasce Anton Hellinger
1942 - convocado como soldado na 2a. guerra
1945 - é capturado na Bélgica, foge do campo de prisioneiros e ingressa numa ordem missionária católica e recebe o nome "Suitbert" - origem do nome "Bert"
1950´s - forma-se em Teologia e Filosofia e é enviado para a África do Sul, como missionário
1960´s - recebe um diploma como professor na África do Sul e participa de diversos programas de treinamento em dinâmicas de grupo, tem contato com os Zulus, aprende sua língua, seus costumes e rituais
1970´s e 1980´s- deixa a igreja, casa-se, faz formações em gestalt, terapia primal, psicanálise, análise de histórias, análise transacional, hipnoterapia, entre outras.
1993 - o psiquiatra Gunthard Weber e Hunther Beaumont documentam o trabalho pioneiro de Bert Hellinger e compilam o primeiro livro, "Zweierlei Gluck" traduzido mais tarde ao português com o título "A Simetria Oculta do Amor" - publicado no Brasil pela Cultrix.
1999 - primeira visita ao Brasil (RJ)
2001 - segunda visita ao Brasil (SP)
2005 a 2009 - 3a. a 7a. visitas ao Brasil
2009 - 2016 - vindas ao Brasil organizadas pelo escritório da Hellinger Schule da Alemanha
Durante seu trabalho na África do Sul, Bert Hellinger foi confrontado com uma pergunta feita por um facilitador de dinâmicas de grupo:
"-- Se você fosse obrigado a sacrificar um dos dois, qual você sacrificaria: seus valores ou as pessoas?" Desse momento em diante, Hellinger percebeu como muitas vezes colocamos os ideais acima das próprias pessoas, e começou sua investigação sobre a questão da consciência leve/pesada.
As primeiras experiências de Hellinger nesse sentido podem ser lidas no livro "Religião,Psicoterpia e Cura Espiritual" nas páginas de 13 a 20, seguindo o link abaixo:

http://bit.ly/b6DF4C
Basicamente Hellinger percebeu que quando sentimos consciência leve isso não é garantia alguma de que estamos fazendo algo "certo" ou "bom", mas apenas estamos seguindo algumas leis fundamentais, atávicas, que foram importantes e continuam sendo importantes para o funcionamento dos grupos humanos e sua sobrevivência.
Vejamos: Se você chega em casa e encontra todos os seus familiares doentes e você mesmo está saudável, como se sente? Consciência leve ou pesada?
Outro exemplo: Imagine um garoto que vive numa família onde todos os familiares estejam envolvidos em alguma atividade ilícita (roubo, tráfico de drogas, etc.) que sai de casa para roubar algo e retorna ao final do dia de mãos vazias. Como ele se sente? Consciência leve ou pesada?
O instituto Desenvolvimento Sistêmico para a vida é uma empresa com 17 anos de experiência nesse trabalho e que já organizou a vinda de Hellinger ao Brasil nos últimos 6 anos.
Organizamos workshops vivenciais e treinamentos na abordagem.
http://www.constelacaofamiliar.net.br

Venha ver nossa agenda:
http://bit.ly/2dE5Xif
ORGANIZAÇÃO: Sandra Helena Fernandes
0800 006 1163 (segunda a sexta de 8:00h ás 11:00h e 13:00 às 17:00h)
62 98117 0528 (TIM e WhatsApp)
31 99939 0528 (VIVO, WhatsApp e Viber)
E-MAIL e Facebook: shelenaf28@gmail.com
SKYPE: sandrahelena.11
Trata-se de uma filosofia aplicada, a qual tem efeitos que às vezes são capazes de curar, e portanto tem efeitos terapêuticos.

Não se trata de terapia, como muitos apregoam, pois nesse caso estaria restrito ao âmbito das profissões de ajuda regulamentadas (psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, etc.) o que não é o caso.
Qualquer um pode aprender, usar ou aplicar o método.
Hellinger demonstrou que existem dois tipos de amor, a saber:
O amor cego (infantil)
O amor que vê (adulto)
Pertencimento (vínculo)
Ordem (hierarquia)
Equilíbrio (dar e tomar)
O amor cego atua por trás das tragédias, doenças e infortúnios, pois aquele que ama dessa forma deseja inconscientemente assumir algo por outra pessoa (usualmente um ancestral), geralmente um fardo , um destino pesado, um fracasso, perda ou moléstia, por amor.

É claramente definido através da imagem de que ao assumir algo no lugar de outro, esse outro fica feliz e livre, o que é uma ilusão.
Já o amor que vê percebe os limites do que se pode fazer por amor, reconhece tais limites e também vê o amor dos outros por si mesmo, levando isso em conta. É um amor mais humilde, ligado à vida cotidiana e comum e aos limites que isso impõe.
Full transcript