Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Civilização Hebraica

No description
by

rita gomes

on 5 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Civilização Hebraica

O que é a civilização hebraica ? Quem são os Hebreus? Patriarcas Origens Uma vez estabelecidos na terra de Canaã, os hebreus precisavam de uma autoridade para liderá-los nas batalhas contra os filisteus e coordenar as atividades do povo. Foram os juízes, e entre eles se destacaram Josué, Sansão, Gedeão e Samuel. Depois dos juízes, fundou-se o reino de Israel, que passou a ser comandando por um rei.
Juízes Depois que saíram do Egito, os hebreus atravessaram o mar vermelho (literalmente) e passaram quarenta anos errando pelo deserto da líbia e pelo deserto da arábia até que finalmente chegaram às fronteiras da terra prometida (atualmente Estado de Isael). Moisés morreu. Josué, seu sucessor, lança uma guerra contra os cananeus e venceu seus adversários próximos. O país dos cananeus torna-se então país de Israel. Deus teria cumprido sua promessa.
Conquista de Canaã Os hebreus viveram pacificamente no Egito por gerações. Mas um faraó se inquietou devido ao aumento populacional e poder: decide os tornar escravos e manda matar todos os meninos recém-nascidos. Ora, nessa época nasce, numa família israelita, o pequeno Moisés. Para salva-lo sua mãe o acomodou numa pequena cesta de papiro e o escondeu entre os caniços do rio Nilo. O bebê foi recolhido pela filha do faraó Ptira e educado na corte. Ao se tornar adulto, Moisés fica revoltado com a miséria do seu povo, e para salvar seu irmão Aarão, mata um egípcio e por causa disso foge para Madiã. Lá conhece Séfora a filha do sacerdote Jetro de Madiã e casa-se com ela e passa a ser pastor no deserto do Sinai. Ali, Deus se revela a ele e lhe faz uma dupla promessa: libertará os israelitas da escravidão e lhe dará o país de Canaã. Moisés tem, a partir de então, uma missão grandiosa: guiará o povo de Israel até a Terra Prometida e transmitirá aos homens a mensagens de Deus nos dez mandamentos.
Moisés Civilização Hebraica Em primeiro lugar é preciso sublinhar que a história dos hebreus é baseada quase toda na Bíblia, que de facto, pode servir como documento, mas não como prova histórica. Há discussões infinitas a esse respeito, e aqui vou tentar resumir a história.
Do ponto de vista político, jamais poderemos comparar a civilização hebraica aos povos que exerceram grande poder na época. Ao lado dos egípcios, dos assírios, dos persas, os hebreus assemelham-se a um pequeno império.
Jerusalém, tumba de Davi no Monte Zion
A grande importância da civilização hebraica na história, deve-se à sua grande força religiosa, à sua cultura e à sua união frente a todas as adversidades que enfrentaram ao longo das eras.
Os Hebreus são semitas que viviam em tribos nómades, conduzidas por chefes. Eles atravessaram a Palestina na época de Hamurabi, entraram no Egipto, retornam à Palestina e instalam-se aí entre os Hititas e os Egípcios, provavelmente nos inícios do século XII.
O êxodo, fuga do povo hebreu da perseguição e da escravidão faraónica no Egipto, foi comandado por Moisés, grande líder e legislador.
A época em que viveu Moisés, assim como o período histórico do Êxodo, ainda é um problema para os historiadores. Uma corrente defende que o faraó opressor dos hebreus teria sido Ramsés II e o faraó do êxodo, seu sussessor Menephtah, por volta de 1230 a.C.



As origens mais remotas do povo hebreu (israelita) ainda são desconhecidas. A Bíblia Sagrada continua sendo a principal fonte para os estudos desse povo. As origens começaram com Abraão, chefe de uma tribo de pastores seminômades que, aconselhado por Deus, deixou a cidade de Ur na Mesopotâmia, próxima às margens do rio Eufrates, dirigiu-se para Haran e depois foi se estabelecer na terra de Canaã, na costa oriental do Mediterrâneo (atual Israel).
Chamam-se patriarcas os três primeiros chefes do povo israelita: Abraão, Isaac e Jacó. O primeiro vivia em Ur, na Mesopotâmia. Deus lhe ordena partir para Canaã e lhe promete que sua descendência terá um destino extraordinário. Abraão parte e se estabelece na terra Canaã com sua família. Depois que Abraão morreu, sucede-lhe o filho Isaac e em seguida vem Jacó, filho de Isaac.


Full transcript