Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Ecoética

No description
by

Alexandra Esteves

on 16 May 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ecoética

Ecoética Reflexão ética sobre as implicações da tecnociência na mãe - Natureza, os riscos e efeitos prejudiciais das suas acções tanto no presente como no futuro. Relações entre o comportamento humano e as consequências da intervenção humana sobre o ambiente natural TIPOS DE ECOÉTICA Ética Antropocêntrica Ética Ambiental A ética antropocêntrica baseia -se no facto de que tudo gira em torno do Homem, dos seus direitos e dos seus deveres.
O Homem tem-se como centro do universo, e como tal, todas as éticas existentes até agora partiam dos seguintes princípios:
1)A condição humana, resultante da natureza do homem e das coisas, permanece no seu fundamental fixa de uma vez para sempre.
2) Sobre essa base é possível determinar com clareza e sem dificuldades o bem humano.
3) O alcance da acção humana e da responsabilidade humana é limitado. Essa nova ética é necessária, pois a conservação da vida humana é hoje compreendida como inserida na conservação da vida de todos os seres. Por esse conceito, o comportamento do Homem deve ser considerado em relação a si mesmo e em relação a todos os seres vivos.
O Homem deixa de ser "dono" da Natureza para voltar a ser parte da Natureza.
Assim,a ética ambiental é traduzida como uma nova relação de consciência entre o homem e a natureza: o ser humano faz parte da natureza e não é o seu dono, não a tem para servi-lo, mas para que ele sobreviva em harmonia com os restantes seres. HANS JONAS Baseia - se no imperativo kantiano"Age de tal maneira que os efeitos da tua acção sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana autêntica" NOVO PARADIGMA:
A existência e a essência do ser humano não devem ser postas em risco pela acção humana A responsabilidade a respeito das gerações futuras exige que lhes transmitamos um planeta habitável e que não alteremos as condições biológicas da humanidade, porque todos nós somos o resultado de um trabalho continuado da natureza que durou milhares de anos. Existe uma responsabilidade em relação à natureza - e às gerações vindouras que a devem vir habitar - seguindo, de certa maneira, um modelo paternalista. A responsabilidade a propósito da humanidade futura não se inspira numa declaração dos direitos do homem, mas aparece como obrigação que deriva de "um direito ético autónomo da natureza". Principais ideias de Jonas:
• A Natureza depende de nós (podemos degradá-la ou conservá - la)
• A responsabilidade não é acerca destes ou daqueles indivíduos, mas da ideia de ser humano na natureza, isto é, somos responsáveis pela possibilidade real de continuidade da espécie humana como membro do mundo natural.
• Trata - se de uma responsabilidade colectiva. Não se trata somente de agora assegurarmos a possibilidade de haver seres humanos no futuro, trata - se de um compromisso a longo prazo, pois as gerações vindouras terão que assegurar - se que as gerações posteriores a elas vivem num planeta Terra habitável. LUC FERRY Reivindica os direitos dos animais Todos os seres vivos nascem diferentes, e que todos devem ser igualmente tratados com respeito. Opta por uma ecologia democrática, modelo segundo o qual a revolução tecnológica e ambiental, se passa a dar em perfeita simbiose. "Todos os animais nascem iguais, e têm o mesmo direito de existir” "Então, em nome da ciência, é apropriado garantir igual respeito as todas as manifestações de vida no universo." "É preciso finalmente arriscar proposições visando a elaborar marcos teóricos e práticos necessários à defesa de uma ecologia democrática. Tal programa poderia inicialmente ser definido nestes termos: nem o antropocentrismo cartesiano ou utilitarista, nem a ecologia profunda. " AQUECIMENTO GLOBAL Efeito de Estufa: Efeito de estufa é a retenção de calor na nossa atmosfera por gases, tal como o dióxido de carbono, o metano, ou o óxido nitroso. Se não fosse o efeito de estufa, em vez de uma temperatura média na Terra de 15ºC, teríamos uma temperatura de -18ºC. Causa principal:
Poluição Consequências:
Degelo de glaciares
Aridez dos solos
Aumento do número de incêndios
Maior risco de aparecimento de furacões
Maior número de inundações
Subida do nível médio das águas do mar
Maior proliferação de doenças Soluções:
A nível global- ratificação do protcolo de Quioto
Usar lâmpadas fluorescentes
Colocar painéis solares
Optar por automóveis eléctricos ou híbridos CHUVAS ÁCIDAS Resultam da mistura de compostos que aumentam a acidez da água, passando esta a ter um pH inferior a 5,6 (pH normal). A maioria destes compostos derivam de óxidos de enxofre e azoto. Causa principal:
Libertação excessiva de óxidos de azoto e enxofre Consequências:
Acidificação dos lagos e solos
Morte de florestas
Diminuição da biodiversidade
Destruição de monumentos de calcário e mármore Soluções:
A nível industrial:
Adiciona - se carbonato
de cálcio para se misturar
com o dióxido de enxofre
A nível individual:
Poupança de energia
Utilização de transportes públicos
Purificação dos escaps dos veículos
Utilização de combustíveis com reduzido teor de enxofre SOBREEXPLORAÇÃO DE RECURSOS Por recursos naturais entende-se tudo aquilo que serve para satisfazer as necessidades da humanidade que exista na natureza. Os recursos classificam - se em renováveis e não renováveis. Classificação de recursos
quanto à sua natureza:
Minerais
Biológicos
Hídricos
Energéticos Recursos não renováveis:
Combustíveis fosséis
Urânio (exemplo)
Recursos renováveis:
Energia hidroelétrica
Energia solar
Energia eólica
Energia geotérmica
Energia da biomassa
Energia das marés Vantagens das energias renováveis relativamente às não renováveis:
Energias limpas
Inesgotáveis (praticamente todas)
Full transcript