Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Desertos

No description
by

Marcos Pereira

on 11 July 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Desertos

4º - Deserto de Gobi (1.125.000 km²)
3º - Deserto da Arábia (1.300.000 km²)
2º - Deserto do Saara (9.000.000 km²)
5º Deserto do Kalahari (930.000 km²)
Desertos
O que é?
Deserto é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva. Em virtude desta situação climática, a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve. Nestas condições, a vida torna-se complicada para seres humanos e outras espécies animais.

O solo do deserto é pouco fértil e formado, principalmente, por areia e rochas. Durante o dia as temperaturas costumam ser elevadas (muito calor) e a noite são muito baixas (muito frio).
Como são formados?
Em grande parte, são regiões improdutivas geradas pela ação humana direta, a partir da erosão de terras produtivas, por técnicas de cultivo inadequadas e desmatamento descontrolado. No entanto, há muitos tipos de desertos constituídos pela própria natureza. Dos desertos polares aos desertos de fósseis, muitas dessas regiões foram transformadas pela ação do tempo e das condições climáticas.

Os diferentes tipos são:
Desertos em regiões de ventos contra-alísios
Os ventos contra-alísios ocorrem em duas faixas do globo terrestre divididas pela Linha do Equador, se formando pelo aquecimento do ar junto à Região Equatorial. Estes ventos secos dispersam as nuvens, permitindo que os raios solares aqueçam mais o solo. A maioria dos grandes desertos do planeta se encontra em regiões cruzadas por ventos contra-alísios
Desertos de latitudes médias
Os desertos de latitudes médias são encontrados em regiões entre os trópicos - de Câncer no hemisfério norte e de Capricórnio no sul - e os círculos polares - Ártico e Antártico. Esse tipo de deserto está em bacias de escoamento de água distantes dos oceanos e tem grandes variações de temperaturas anuais.
Desertos costeiros
Este tipo de deserto se encontra em uma região e sombra de chuva dupla. É natural perceber este tipo de deserto em regiões montanhosas e paralelas à costa, pois o vento encontra uma barreira, forçando a massa de para cima e a umidade pode ser precipitada em chuva ou neve.
Desertos polares
Os desertos polares estão localizados principalmente no hemisfério sul, na Antártida e no hemisfério norte, na Groelândia. São desertos quase todo cobertos de rocha ou cascalho. Essas regiões sofrem não de falta de água, por causa do gelo, mas por uma quantidade muito escassa dela no estado líquido
Desertos Paleodesertos
ou fósseis
Sedimentos de dunas já foram encontrados em áreas que hoje não são desérticas. Por meio de análises arqueológicas e de vegetação, foi comprovado que a ação do tempo e das condições climáticas transformou vastas áreas de desertos do planeta. Há mais de 10.000 anos, partes de algumas dessas regiões eram mais áridas do que são hoje.
Desertos em outros planetas
Marte é o único dentre os outros planetas do Sistema Solar no qual já foram identificados desertos eólicos (de ventos). Apesar da pressão atmosférica em sua superfície ser de apenas 1% da terrestre, os padrões de circulação atmosférica nesse planeta formaram um mar de areia com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados, maior que os desertos da Terra.
Desertos de monção
Monção é o termo utilizado para se referir a um sistema de ventos que muda fortemente entre as estações. As monções ocorrem devido às variações de temperatura entre os continentes e os oceanos.
Os 5 maiores desertos do Mundo
Existem muitos desertos, são mais de 50 espalhados pelos 6 continentes do Mundo!listamos os 5 maiores!
O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África, está localizado no sul desse continente e compreende os territórios de Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Sua extensão de 930 mil km² envolve a sua área fixa e a sua zona de transição, onde há uma maior presença de vida animal e vegetal. Se considerarmos somente a sua zona central, sua área passa a ser de “apenas” 580 mil km².
O Kalahari é considerado um deserto “traiçoeiro”, pois, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que ajudam a florescer e transformar o ambiente. O lugar, anteriormente seco e sem condições de vida, enche-se de vegetação e recursos para alimentação, adquirindo uma paisagem que em nada se assemelha a de qualquer outro deserto. O problema é que, logo depois, a seca e o ambiente inóspito retornam e, caso alguém tenha ficado perdido por lá, poderá não sobreviver em virtude do esgotamento súbito de água e alimento.

Apesar dessas condições, o Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local, alguns deles sequer tiveram contato com o ser humano.
O Deserto de Gobi encontra-se na Ásia, mais precisamente na região norte da China e na porção sul da Mongólia. A palavra “Gobi” vem do idioma mongol e significa “lugar sem água”, possuindo um relevo marcado pelas dunas e por algumas montanhas rochosas.

Ao contrário do Kalahari, que apresenta fauna e flora relativamente diversificadas, em Gobi, os seres vivos são raros e de poucos tipos diferentes. Também nesse deserto é possível encontrar algumas populações humanas, todas nômades.
Também situado na Ásia, o Deserto da Arábia situa-se na região do Oriente Médio, envolvendo os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. Trata-se de uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta.

No entanto, esse deserto apresenta muitos recursos minerais, com destaque para o Petróleo, que, nessa região do Oriente Médio, apresenta-se nas maiores quantidades do planeta. Em termos de populações, existem povos – alguns deles nômades – sírios, curdos, turcos, armênios e assírios.
A característica mais marcante desse deserto é, sem dúvida, as construções nele realizadas. O destaque vai para a supercidade de King Abdullah (em referência ao nome do rei saudita), que tem a conclusão prevista para 2020 e deverá abrigar inicialmente cerca de dois milhões de habitantes.
O Deserto do Saara é o mais conhecido dentre os desertos do mundo, uma vez que é o maior entre os “desertos quentes”, apesar de, como todos os outros do mesmo tipo, as noites serem bastante frias, com temperaturas próximas a 0ºC. A sua extensão envolve áreas de Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia e Sudão, sendo um marco natural para a regionalização do continente africano em África do Norte e África Subsaariana.
Em alguns pontos, a paisagem do Saara é formada por corpos rochosos e camadas de sedimentos compostos por pequenas rochas, enquanto a maior parte é constituída por dunas móveis. Apesar de ser uma das regiões mais inóspitas do planeta, ele também apresenta um dos pontos mais férteis para a agricultura, ao longo das margens do Rio Nilo.

Ao todo, em áreas envolvendo as proximidades desse rio e os inúmeros oásis existentes, o Saara abriga mais de 2,5 milhões de pessoas.
1º - Antártida (14.000.000 km²)
A Antártida é a maior região que apresenta condições inapropriadas para a vida e habitação, com temperaturas baixíssimas e altitudes elevadas. Os termômetros medem, em média, cerca de -30ºC, sendo que já houve casos em que alguns pontos apresentaram temperaturas abaixo dos -80ºC. Em termos de altitude, as médias alcançam os 2.000 metros. Em geral, as moradas humanas nesse continente gelado, localizado no Polo Sul do Planeta, estão relacionadas com pesquisas científicas. A vegetação é escassa e os animais existentes compreendem grupos de baleias, focas, pinguins, albatrozes, gaivotas e outras espécies.


Desertos pelo Mundo



Nomes: Marcos e Victor
Turma: 4º Informática
Full transcript