Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Seis Sigma

No description
by

Matias Siqueira

on 17 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Seis Sigma

- Caminho para excelência - Seis Sigma Origem Robert Garvin, presidente da empresa Motorola, juntamente com sua equipe, criou o programa de qualidade que foi chamado de Seis Sigma, na década de 80 onde eles perceberam que o controle da variação na produção poderia alcançar um resultado final com menor quantidade de defeitos. O que é ? Estratégia que busca visualizar as variabilidades desnecessárias e erros que devem ser corrigidos. Metodologias -DMAIC DMADV - 1º DEFINIR: qual é o problema, qual é a meta a ser atingida, quais são os clientes afetados, qual é o processo relacionado, qual é o impacto econômico?

2º MEDIR: determinar a localização ou foco do problema, decidir entre as alternativas de coletar novos dados ou usar dados já existentes na empresa.

3º ANALISAR: analisar o processo gerador do problema prioritário, analisar dados do problema prioritário e de seu processo gerador.

4º MELHORAR: devem ser geradas ideias sobre soluções potenciais para a eliminação das causas fundamentais do problema prioritário detectadas na etapa 3.

5º CONTROLAR: é garantir que o alcance da meta seja mantido a longo prazo. 1º DEFINIR: qual é o problema, qual é a meta a ser atingida, quais são os clientes afetados, qual é o processo relacionado, qual é o impacto econômico?


2º MEDIR: determinar a localização ou foco do problema, decidir entre as alternativas de coletar novos dados ou usar dados já existentes na empresa.


3º ANALISAR: analisar o processo gerador do problema prioritário, analisar dados do problema prioritário e de seu processo gerador.


4º MELHORAR: devem ser geradas ideias sobre soluções potenciais para a eliminação das causas fundamentais do problema prioritário detectadas na etapa 3.


5º CONTROLAR: é garantir que o alcance da meta seja mantido a longo prazo. 1º DEFINE: defini claramente o novo produto ou processo a ser projetado.



2º MEDIR : identificar as necessidades e traduzir em características críticas para a qualidade.



3º ANALISAR : selecionar o melhor conceito dentre as
alternativas desenvolvidas e gerar o Design Charter do projeto.



4º DESIGN: desenvolver o projeto detalhado (protótipo), realizar os testes necessários e preparar para a produção em pequena e em larga escala.



5º VERIFICAR: testar e validar a viabilidade do projeto e lançar o novo produto no mercado. Benefícios Redução dos tempos de ciclo Gerenciamento de matérias aprimorado Confiabilidade dos processos Maior satisfação dos clientes Redução de desperdícios Redução dos níveis de defeito Redução de estoques Introdução de produtos diferenciados Melhoria do controle de processo Quem Faz ? Erros na aplicação... Complexidades dos Projetos

O erro mais frequentemente cometido na seleção consiste na escolha de um problema muito complexo como um único projeto Seis Sigma, que é alocado a uma única equipe. O projeto deve ter complexidade suficiente para que seja significativo para a empresa, mas não deve ser tão complexo que não possa ser concluído em um período de quatro a seis meses (médio prazo) ou de oito meses (longo prazo).
Análise.. Após a realização do diagnóstico sobre as melhorias a serem implantadas nos processos com seu devido mapeamento e dos seus subprocessos contendo suas atividades e procedimentos e com indicadores em mãos, é possível iniciar a realização das melhorias e otimização de processos.
Controle..
Depois de encontrar o problema, definir seus gargalos, o tempo e processos desnecessários e implementado o sistema Seis Sigma é necessário que se tenha um controle onde possa ser observado onde estava, onde esta e onde se pode chegar, através de históricos dos dados desde a implantação até a sua implantação e realização.
Conclusão É necessário que o profissional da área tenha ideias inovadoras e saiba utilizar de ferramentas que auxiliam na melhora da empresa, seus processos e produtos. O mais difícil não é identificar as estratégias que podem ser adotadas pela organização, mas sim evidenciar as vantagens e desvantagens tangíveis e intangíveis, principalmente para a área produtiva que muitas vezes não entendem todo o processo e com isso não tem a disponibilidade necessária para a implementação do método, por isso é necessário que a estratégia e os benefícios que ela pode proporcionar, estejam sempre visíveis para todos. A chave para o sucesso de um programa Seis Sigma está na escolha de projetos que possibilitem retornos à altura do investimento, porém não é aconselhável que os primeiros projetos sejam de grande porte, pois o processo necessita de muito empenho para sua plena realização.
Fontes de pesquisa MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru: Além da hierarquia – Como implemetar estratégias participativas a empresa enxuta. Editora Atlas, 1995.

WERKEMA, Cristina: Design for six sigma: Ferramentas básicas usadas nas etapas D e M do DMADV, Editora Werkema, vol.2, 2005.

WERKEMA, Cristina: Lean Seis Sigma – Introdução às ferramentas do Lean Manufacturing. Editora Werkema, vol. 4, 2006.

WOMACK, J. P., JONES, D.T.; A Mentalidade Enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins Celeste. 5ª edição. Editora Campus, 1998.

http://www.slideshare.net/Sustentare/20110215-palestra-seis-sigma
OBRIGADO !!! Andreza Sampaio Damiris Silva Matias Siqueira 3º ADM
Full transcript