Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Vertente Reatualização do Conservadorismo :

No description
by

Janaína Freitas

on 21 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Vertente Reatualização do Conservadorismo :

Vertente Reatualização do Conservadorismo : “ A nova proposta "
Introdução
No final da década de 70, a Perspectiva Modernizadora começa a enfraquecer-se no que tange à hegemonia exercida, uma vez que entra em crise o modelo econômico desenvolvido pelos militares ou seja, a crise do “milagre econômico” detona as bases em que a Perspectiva Modernizadora se sustentava. Com isto, a perspectiva de Reatualização do Conservadorismo passa a ganhar força com o início da crise da autocracia burguesa.
Fenomenologia
A fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica que, apropriando-se da visão de pessoa e comunidade, dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências, atribuindo o Serviço Social com a tarefa de auxiliar a abertura desse sujeito existente, singular em relação aos outros e ao mundo de pessoas. Valoriza o diálogo e a transformação das pessoas, sendo analisada por José Paulo Netto como uma reatualização do conservadorismo inicial da profissão.
Neotomismo
A tarefa principal da Reatualização do Conservadorismo era dar nova roupagem aos valores tradicionais, envernizando-os com a fenomenologia. A característica marcante deste princípio era que se fundava, “no neotomismo, ele remete diariamente ao rebatimento da filosofia de Tomás de Aquino na constituição do bloco católico do Serviço Social e não pode ser insulado do conjunto de outros valores (“princípios”) com os quais mantém uma necessária relação de auto-implicação: o valor absoluto da pessoa, sua dignidade e a sua liberdade” (Id. p. 217)
Ana Augusta de Almeida
Em relação à abordagem marxista, Anna Augusta de Almeida e outros autores da perspectiva da re-atualização do conservadorismo não vislumbram mudanças na organização da sociedade . Almeida “[...] nada incorpora das problemáticas relativas às lutas de classes, às formas de manipulação ideológica, aos modos de controle das classes subalternas, à divisão social e técnica do trabalho, ao Estado [...]”(NETTO, 2006, p. 229)
Anna Augusta de Almeida é a responsável pela “[...] Formulação seminal desta vertente no processo de renovação do Serviço Social no Brasil” (NETTO,2006, p. 227)
Exercicio do Serviço Social fundado no circuito psicosocial
Documento: NOVA PROPOSTA - Ana Augusta
Até quando ?
Seminário de Sumaré
A dinâmica do seminário se constituiu do estudo dos três temas básicos , relacionados aos questionamentos .

• Serviço Social e a Cientificidade
• Serviço Social e a Fenomenologia
• Serviço Social e Dialético

Seminário do Alto da Boa Vista
O seminário do alto da boa vista, em 1984, houve uma maior preocupação de aproximar a pratica atual e os conceitos apresentados nos documentos elaborados nos encontros, buscando entender o contexto político e ideológico em que ocorrem, visando a melhor compreensão do serviço social e sua identidade histórico , sócio-cultural e política.
O encontro foi realizado o IV Seminário de teorização do serviço social, promovido pelo Centro Brasileiro de Intercambio de serviço social ( CBCISS), profissionais da área reuniram-se para debater sobre os fundamento que orientam as praticas mais atuais. Com apresentação de 24 pessoas (23 profissionais e 1 estudante) das quais 1 em Araxá, 2 em Teresópolis e 3 no Sumaré.
Os principais traços dessa perspectiva:

A compreensão do Serviço Social como ajuda psicosocial

O dialogo como instrumento de trabalho
Full transcript