Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Xakriabás

No description
by

Rafael Armond

on 4 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Xakriabás

Localização
A localização dos Xakiabás se da no município de São João das Missões, na margem esquerda do rio São Francisco, ao norte do estado de Minas Gerais.

O tronco linguístico da tribo Xacriabá é o Macro-Je. O Macro-Je é um tronco linguístico cuja constituição ainda permanece consideravelmente hipotética.Ele estende-se pelos estados: Rio Grande do Norte, Ceará,Paraíba, Maranhão,Pará, Bahia, Goiás,Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais,Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
mitos e crenças Religiosas
Embora os Xacriabá sejam atualmente adeptos ao catolicismo e sua cultura tenha sofrido grande influência das missões jesuítas e mais futuramente da igreja luterana, seu modo de enxergar a natureza, o mundo os alimentos e a vida ainda se mostra singular e cativante.
Em seguida aprenderemos um pouco mais sobre a cultura e crenças desta tribo tão singular.

Tronco linguístico
Image by Tom Mooring
Reinvidicações
Xakriabás
• Assistência à saúde;
• Saneamento;
• Veículos para transporte nas unidades de saúde


População
Esta tribo é a maior remanescente no estado de MG, possuindo 9.916 habitantes (Funasa,2010), entorno de 34 aldeias, 1,5 mil famílias e 53,4 hectares de terra destinada a esses indios.
“Atualmente, segundo a Funai, há duas terras indígenas já regularizadas na região: a Xacriabá, com 46.416 hectares, e a Xacriabá Rancharia, com 6.798 hectares. Os xacriabás, no entanto, ainda reivindicam a regularização de uma nova área. Em 2007, a Funai inicia novos estudos para identificação e delimitação da área. De acordo com a assessoria da fundação, vinculada ao Ministério da Justiça, o relatório de identificação e delimitação da área foi previamente aprovado pela Coordenação-Geral de Identificação e Delimitação da Funai. A expectativa do órgão é que, em breve, o resumo do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação seja publicado no Diário Oficial da União.”
Ciência da mata
Sobre as plantas
Encantados
Ciência dos mortos
O que fazer para evitar a morte
Você não pode deixar a sandália ou sapato com o solado para cima nem pode colocar as mãos no cangote, porque senão o pai ou a mãe pode morrer.
Não pode também andar de costas, porque agoura seu pai e sua mãe.

Os mortos também precisam de cuidado e respeito porque, mesmo depois de mortas, as pessoas continuam importantes. Existem regras que precisamos seguir, senão podem acontecer coisas desagradáveis.

Para o povo Xacriabá, os espíritos dos mortos continuam ajudando a lutar, dando coragem e nos livrando dos perigos.
Bicho homem é um bicho parecido com um homem, é muito cabeludo. Tem dois metros de altura fica no fundo das matas onde quase não passa gente nem cachorro, é muito perigoso. Se conseguir pegar alguém, ele come. Temos uma grande sorte, livramos do bicho homem porque ele tem medo de cachorro, tem o espinhaço duro e não passa debaixo do arame. Também não tem faro.
Arruda flora na sexta-feira da paixão, meia noite. Ela fulora e se a gente conseguir pegar as flores fica rico. Mas tem que lutar com um monte de espírito mau que vem para pegar também.

.
Precisamos ter cuidado ao andarmos pela mata, porque nela há vários mistérios que nos trazem coisas boas ou ruins. Precisamos seguir algumas regras, para não acontecer coisas desagradáveis.
Arthur Moreira
Hernrique Campos
Lara Loures
Lucas Weter
Pedro Brandão
Rafael Antônio
Raissa Souza

RDC 1-A
imagens
Ritual
Dança do Toré
referencias
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-03/indios-xacriabas-ocupam-fazenda-em-minas-gerais-e-cobram-demarcacao-de-terra

http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2013/09/cerca-de-500-indios-xacriabas-ocupam-fazenda-em-minas-gerais-4257400.html

http://www.slideshare.net/indigenoscultura/xacriabs

http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xakriaba
http://projetomaoamiga.wordpress.com/os-xacriaba/
Full transcript