Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

José Jorge Letria

No description
by

Carolina Duarte

on 28 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of José Jorge Letria

O livro que escolhi foi "A Mão Esquerda de Cervantes", que contém o conto
"Perdido num livro"
José Jorge Letria nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História e é pós-graduado em Jornalismo Internacional. Com dezenas de livros publicados em diversas áreas, foi distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais. É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal e autor de programas de rádio e televisão. Está traduzido em várias línguas.
Também recebeu vários prémios dos mais conhecidos, Prémio Garrett, Prémio Gulbenkian e o Prémio Ferreira de Castro de Literatura Infanto- Juvenil.
José Jorge Letria
Este conto tem um significado importante para mim na medida em que expõe muitas vezes o que acontece na vida. Pois fala, sobre momentos que apesar de não nos apercebermos, são as melhores coisas da vida e por mais simples que sejam, passam rápido demais.
De algum modo, o escritor tenta alertar para se viver a vida ao máximo, porque muitas das vezes, não damos pelo tempo passar e quando damos por isso, já passou tempo suficiente, deixando assim momentos que podíamos ter vivido. E as únicas coisas que irão ficar são apenas lembranças e a saudade.

Significado Do conto para mim
José Jorge Letria
Perdido num livro
Excerto que mais me marcou
Tema do conto
"Descobri que tinham passado muitos anos. A minha mãe morrera uns anos antes e eu, já com idade para ser meu pai, estava sentado no sofá de couro negro a ler um livro sobre a metamorfose dos animais fantásticos. Tudo me era agora familiarmente estranho e absurdo. O que fazia eu ali, se não podia chamar pela minha mãe e muito menos confrontar-me comigo trinta anos mais velho? Estava de novo perdido, agora fora do livro e não dentro dele.
E imagino que se interroguem sobre a forma como eu descobri que tudo aquilo se passara enquanto eu estive ausente, no interior do livro. Foi simples: uma personagem predissera-me esta sina estonteante e brutal, mas eu não quis acreditar nas suas palavras.
Dividido entre duas tragédias, optei pela mais discreta e previsível. Saltei para dentro do livro, levando comigo alguns brinquedos, duas fotografias da minha mãe e um cristal de quartzo. Agora estou sentado num parágrafo curto do capítulo final e oiço, ou imagino ouvir, a voz da minha mãe dentro do livro a ameaçar-me:
— Se não perdes essa mania dos livros, nunca serás alguém na vida. E agora fazes o favor de me dizer como se sai daqui, porque eu ainda tenho que ir fazer o jantar."
Full transcript