O livro que escolhi foi "A Mão Esquerda de Cervantes", que contém o conto
"Perdido num livro"
José Jorge Letria nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História e é pós-graduado em Jornalismo Internacional. Com dezenas de livros publicados em diversas áreas, foi distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais. É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal e autor de programas de rádio e televisão. Está traduzido em várias línguas.
Também recebeu vários prémios dos mais conhecidos, Prémio Garrett, Prémio Gulbenkian e o Prémio Ferreira de Castro de Literatura Infanto- Juvenil.
José Jorge Letria
Este conto tem um significado importante para mim na medida em que expõe muitas vezes o que acontece na vida. Pois fala, sobre momentos que apesar de não nos apercebermos, são as melhores coisas da vida e por mais simples que sejam, passam rápido demais.
De algum modo, o escritor tenta alertar para se viver a vida ao máximo, porque muitas das vezes, não damos pelo tempo passar e quando damos por isso, já passou tempo suficiente, deixando assim momentos que podíamos ter vivido. E as únicas coisas que irão ficar são apenas lembranças e a saudade.
Significado Do conto para mim
José Jorge Letria
Perdido num livro
Excerto que mais me marcou
Tema do conto
"Descobri que tinham passado muitos anos. A minha mãe morrera uns anos antes e eu, já com idade para ser meu pai, estava sentado no sofá de couro negro a ler um livro sobre a metamorfose dos animais fantásticos. Tudo me era agora familiarmente estranho e absurdo. O que fazia eu ali, se não podia chamar pela minha mãe e muito menos confrontar-me comigo trinta anos mais velho? Estava de novo perdido, agora fora do livro e não dentro dele.
E imagino que se interroguem sobre a forma como eu descobri que tudo aquilo se passara enquanto eu estive ausente, no interior do livro. Foi simples: uma personagem predissera-me esta sina estonteante e brutal, mas eu não quis acreditar nas suas palavras.
Dividido entre duas tragédias, optei pela mais discreta e previsível. Saltei para dentro do livro, levando comigo alguns brinquedos, duas fotografias da minha mãe e um cristal de quartzo. Agora estou sentado num parágrafo curto do capítulo final e oiço, ou imagino ouvir, a voz da minha mãe dentro do livro a ameaçar-me:
— Se não perdes essa mania dos livros, nunca serás alguém na vida. E agora fazes o favor de me dizer como se sai daqui, porque eu ainda tenho que ir fazer o jantar."
Present Remotely
Send the link below via email or IM
Present to your audience
- Invited audience members will follow you as you navigate and present
- People invited to a presentation do not need a Prezi account
- This link expires 10 minutes after you close the presentation
- A maximum of 30 users can follow your presentation
- Learn more about this feature in our knowledge base article
José Jorge Letria
No description
by
Tweet