Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Projecto Multimédia

Fases do Projecto
by

jessica viegas

on 4 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Projecto Multimédia

1. Análise e planeamento A primeira fase do projecto multimédia tem como objectivo realizar uma análise crítica dos vários elementos que constituem a ideia genérica, o conceito da aplicação multimédia interactiva.

É nesta fase que se estabelecem os requisitos necessários para concluir o projecto com sucesso e que se cria um plano global para a realização do mesmo.

No final desta fase devem ficar estabelecidos os objectivos a atingir, os requisitos da aplicação final e um plano a realizar durante o projecto. A metodologia utilizada envolve a criação de diagramas ou esquemas de ideias de forma a determinar qual a informação que está relacionada com o tema. 5.Distribuição A fase de distribuição consiste da criação de uma versão executável da aplicação, da criação de um instalador dos componentes de software da aplicação, da criação da documentação de apoio à instalação e da cópia dos componentes da aplicação para o suporte escolhido,

seja um suporte óptico, tal como o CD ou o DVD, ou uma aplicação para distribuição em um sítio Web. As 5 Fases do Projecto Projecto Multimédia A Produção é a fase em que a aplicação multimédia ganha forma e vida.

Consiste em implementar a aplicação multimédia, incluindo a criação dos conteúdos (ou programação) da aplicação multimédia.

Esta fase decorre normalmente em 3 ciclos distintos: o ciclo alfa em que se procede à primeira implementação da aplicação multimédia, o ciclo beta em que se processam todas as modificações de funcionalidade, de conteúdos e da interface do utilizador, ficando o design "congelado", e o ciclo gama em que se finalizam ambos os processos de autoria e se iniciam os testes, gerando-se a versão gama da aplicação multimédia. 3.Produção 4.Teste e Validação A fase de teste e validação consiste na realização de um conjunto de testes rigorosos que permitem verificar se a aplicação corresponde aos objectivos traçados, se não apresenta defeitos sérios de software,

se os conteúdos se encontram correctamente produzidos, se a sua interface é de fácil utilização (simples e acessível),

se a aplicação funciona correctamente nas plataformas a que se destina (em particular com os requisitos mínimos de funcionamento) e se vai de encontro às necessidades do utilizador final. 2.Design A fase de design de um projecto multimédia consiste na criação da aplicação multimédia interactiva.

Envolve o conhecimento da funcionalidade e do aspecto da aplicação multimédia, atendendo aos requisitos e limitações das tecnologias multimédia.

Por isso, é muito importante que os designers dos projectos multimédia compreendam e conheçam as potencialidades e as limitações dos elementos que fazem parte da aplicação que se encontram a conceber. O seu objectivo principal é a produção de um guião que identifique claramente:

A estrutura da aplicação multimédia (o esquema de navegação);
Os conteúdos serão apresentados em cada unidade de apresentação de informação, a respectiva disposição espacial, bem como as suas características físicas - como a qualidade e o formato;
A interface do utilizador, que resulta da combinação dos conteúdos com os elementos interactivos que implementam o esquema de navegação. Os documentos que descrevem o design da aplicação multimédia incluem:

Os mapas de navegação que resultam do design da estrutura;
Os storyboards que resultam do design do conteúdo. Design da interface do utilizador

A interface da aplicação multimédia interactiva é uma mistura dos seus conteúdos multimédia e do seu sistema de navegação.

O sucesso da interface do utilizador depende não só do seu design gráfico e artístico, mas também de outros detalhes, tais como a posição dos elementos interactivos em relação à actividade actual do utilizador dentro da aplicação, da existência de botões que se iluminam sempre que o utilizador os aponta e o tipo de menus que se utiliza.

Qualquer sistema informático destinado a ser utilizado deve possuir uma interface simples e acessível de usar. Em termos da variável, que se designou por tarefa, a fase de produção consiste essencialmente em duas grandes actividades de criação:

O desenvolvimento e criação de todos os conteúdos multimédia;
O desenvolvimento do código da aplicação; Em termos de organização temporal das actividades, esta fase abrange três ciclos de desenvolvimento, que ocorrem de forma sequencial:

O ciclo alfa, em que se procede à primeira implementação completa do guião da aplicação, iniciando-se a autoria dos conteúdos e a autoria da aplicação;
O ciclo beta, no qual se processam todas as modificações necessárias, quer em termos de funcionalidade, quer em termos de conteúdos e da interface do utilizador. Geralmente, estas modificações baseiam-se em testes de facilidade de uso conduzidas com utilizadores finais e conduzem à versão final do guião da aplicação;
O ciclo gama, no qual se finalizam ambos os processos de autoria, completando-se o desenvolvimento dos conteúdos e da aplicação multimédia. Os erros devem ser categorizados, devendo igualmente associar-lhes uma prioridade:

Falhas de design e sugestões - incluindo problemas ao nível da interface do utilizador e sugestões relativas ao posicionamento e ao estilo de hotspots, bem como à disposição dos conteúdos nos ecrãs;

Erros de conteúdo - incluindo erros de escrita, erros de conceito, problemas de formatação dos conteúdos e problemas na qualidade dos conteúdos, tais como resoluções demasiado baixas que impedem a correcta interpretação de imagens ou sequências de vídeo;

Defeitos de software - erros técnicos que ocorrem quando se executa a aplicação multimédia, tais como a ocorrência de erros do sistema operativo, problemas ao nível da introdução e da apresentação de dados, cálculos incorrectos e conflitos com outras apresentações. A associação de prioridades aos erros deve ser feita de acordo com 3 factores:

Severidade do erro;
Obscuridade do erro ;
Dificuldade de correcção; O passo inicial desta fase consiste em preparar os ficheiros que constituem a aplicação para armazenamento no suporte escolhido, de tal modo que a aplicação possa ser instalada pelos utilizadores finais nos seus computadores.

O segundo passo consiste em verificar a documentação que será incluída com a aplicação, tal como os manuais do utilizador, e incluir esses documentos em formato digital para que o utilizador os consulte directamente a partir da aplicação, sem necessitar de os imprimir.

Finalmente, antes de distribuir aos utilizadores finais, é necessário efectuar a sua cópia para que o suporte óptico escolhido para armazenar os ficheiros de instalação da aplicação multimédia interactiva. O Planeamento envolve:

Um processo de “chuva de ideias”;
Uma descrição do projecto que explicite as suas mensagens e objectivos;
O planeamento das competências e recursos necessários;
Uma descrição do factor tempo;
Planeamento das tarefas;
Planear um grafismo criativo;
A criação de um protótipo.
Full transcript