Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Aula 112 - Estudo do Perispirito – Centros de Força

No description
by

Marcelo Corradini

on 20 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Aula 112 - Estudo do Perispirito – Centros de Força

Aula - 112 Estudo do Perispirito – Centros de Força Introdução Ortodoxia
Não existe na maior parte da codificação básica do Espiritismo
O Espiritismo é evolucionista, não se fecha a si mesma. O Espiritismo é universalista, deve abranger tudo e não é resumida pelo que foi dito antes.

O que o Espiritismo ensina, já existia, principalmente a sua parte filosófica sendo que outras doutrinas apresentam desenvolvimentos muito mais amplos. O Espiritismo veio para ser acessível, populariza o intercambio entre os mundos dos encarnados e desencarnados, e assenta sua atividade moral no Evangelho de Jesus. Emmanuel disse:

- A Missão do Espiritismo tanto quanto ministério do cristianismo, não é destruir as escolas de fé até agora existentes.

Cristo acolheu a revelação de Moisés. A doutrina dos espíritos apoia princípios superiores de todos os sistemas religiosos. Centros de força: Os Chacras Existem diversas espécies de energia que circulam o cosmo.

Com diversas origens, entre elas: a Terra, o Sol e o espaço infinito.

Todas possuem vibrações, ondulações e cores diferentes.

Todas essas energias fluem através dos corpos vivos alimentando suas atividades individuais. O homem encarnado se nutre:

De alimentos que come, do ar que respira, da energia que absorve pelos centros de força.

Chacras são centro de energia espiritual, situados no períspirito, pelos quais transitam os fluidos energéticos de uns para outros dos envoltórios exteriores do espirito encarnado. Homem comum:

Centro de força, cinco centimetros de diâmetro, quase sem brilho.

Homem espiritualizado: Vórtice luminoso e refulgente. A energia que flui pelos centros de força, parte vem do sol em sete correntes em cores distintas, outra parte vem do cosmo na forma de prana ou força vital e a ultima vem do centro geológico da terra chamada de fogo serpentino, kundalini, força material, elementar, primaria.

Cada corrente de força atua nos centros de força que lhes corresponde. Quanto mais ativo ou desenvolvido o centro de força, maior a capacidade de energia que ele comporta, por tanto, maiores as possibilidades de emprego dessas energias pois as faculdades psíquicas são subordinadas a eles. O desenvolvimento de um determinado centro de força, acarreta o desenvolvimento da faculdade psíquica correspondente. Plexos:
Situados no corpo físico, são um conjunto de aglomerados de nervos e gânglios do sistema vago-simpático que regulam a vida vegetativa do corpo.

Chacras:
Centro de força espiritual situados no períspirito, forma um campo eletromagnético utilizado pela mente e funcionam em plena ligação com os plexos orgânicos. Classificação dos chacras segundo

André Luiz: Coronário: Liga-se com a mente, distribuidor de energia para o sistema nervoso, recebe energias solares e raios da espiritualidade superior.

Frontal: Regula a atividade dos sentidos e conhecimento, regula as glândulas referentes aos poderes psíquicos.

Laríngeo: Vocais e timo-tireoide Cardíaco: Emoção e sentimentos e o equilíbrio geral

Esplênico: Regula o recebimento e a circulação dos elementos vitais

Gástrico: Assimilação de alimentos e fluídos

Genésico: Regula a função sexual, modelador de formas e estímulos. Os chacras também podem ser divididos em três espécies: Fisiológicos: Situados na região inferior (básico, genésico, gástrico) recebem o Kundalini

Passionais: Região mediana (Cardíaco e laríngeo) recebem o Kundalini

Espirituais: Situados na região superior (frontal e coronário) recebem as forças astrais Quando algum chacra não funciona bem, a corrente de energia que flui por ele reduz ou cessa, produzindo perturbações físicas ou morais de variável gravidade. A alimentação sóbria, a abstenção de tóxicos e gorduras em excesso agem na fruição livre das energias entre os chacras e isso é importante principalmente para aqueles que dão passes e necessitam mantes sempre as energias em perfeito movimento. No corpo físico os órgãos dos sentidos recebem impressões exteriores e transmitem ao cérebro para o conhecimento do espirito. No períspirito há matéria própria, recebendo e transmitindo vibrações de e para o exterior, o espirito vê e sente todos os sentidos sem noção de localização pois ele todo é formado por células capazes de receberem e transmitirem essas impressões (isso possibilita a compreensão da quarta dimensão). Chacras funcionam no plano perispiritual, nem sempre podem transmitir ao corpo material, isto é, à consciência desperta no ambiente físico, as impressões constantemente recebidas do plano espiritual. Nos médiuns essas faculdades podem ser despertadas, mas o desenvolvimento prematuro pode ser perigoso e causar inúmeras perturbações. Nenhuma pratica nesse sentido pode ser recomendada a não ser a do desenvolvimento gradual paralelo consciente das forças morais, visando a evangelização do individuo. Duvidas ??? As auras Aura é uma emanação fluídica dos seres animados e inanimados, sendo que no homem, atinge amplitudes variadas, segundo a condição espiritual de cada um.

É substância do corpo etéreo vista em torno do corpo denso.

A presenta cores diferentes de acordo a condição espiritual de cada um. Sentimentos e emoções momentâneas, alteram a cor e a tonalidade da aura
A aura pode apresentar manchas e raios provenientes de pensamentos e as emoções que afetam o individuo.

As emoções, doenças, inquietações e medo influem fortemente sobre as auras, na sua cor e forma. A contração da aura sempre indica doença grave ou depressão, quando a aura tende ao negro indica que a morte se aproxima.

Espíritos inferiores possuem auras imperceptíveis e escuras.

Quanto maior a hierarquia do espirito, ampla e clara será sua aura. Envoltórios A mônada espiritual esta sempre rodeada de corpos, envoltórios exteriores, que formam o períspirito; isso quer dizer que quanto mais corpos exteriores possuir, mais complexo e mais espesso é o seu períspirito. Nessa nossa atual organização em nosso planeta, a monada é assim constituída:
Corpo denso – etéreo – períspirito - mental (que circula a área da mente) – Espírito. O períspirito simplesmente representa os envoltórios nos quais se contem a organização anímica do espirito encarnado.

O Períspirito é o órgão fixador das experiências do espirito em evolução por isso, sofre alterações constantes de vibrações, cor, aspecto exterior, vitalidade, plasticidade e pureza, no mesmo tempo que essas experiências se processam. Entre o corpo etéreo e o períspirito existe uma cortina fluídica permanente de caráter protetor e isolante, destinada a impedir que pressões psíquicas que são do plano espiritual inferior, venham ter a consciência do individuo encarnado, produzindo perturbações, desequilíbrios e malefícios. Se não houvesse esse anteparo, a qualquer momento o espirito desencarnado, habitante do umbral, poderia interferir na vida do encarnado produzindo distúrbios e obsessões. Constantemente estamos sofrendo intervenções em vários graus de intensidade, nesse caso, pela afinidade vibratória, quando isso acontece, a proteção enfraquece e os dois mundos se comunicam e se gladiam na arena do campo individual. Essa cortina impede que impressões colhidas nos sonhos e que provem de contatos nem sempre favoráveis ou elevados.

Permite a perda de consciência quando o individuo se dopa Ao contrario, quando o encarnado está dentro do conhecimento espiritual e possui autocontrole psíquico, obtido gradualmente pelo seu esforço de evangelização, a cortina pode ser superada acontecendo a ligação direta com o plano invisível, em plena consciência e sem controle. No campo da mediunidade, o primeiro exemplo é de um médium descontrolado, ignorante que vive abaixo das forças maléficas e não possuem domínio próprio ou proteção espiritual (salvo as que vem dos bons espíritos) No segundo é um médium consciente, possuidores de conhecimentos para conduzir e nunca deixar ser conduzido por essas forças.
Por isso é que não se pode forçar o desenvolvimento da mediunidade. Isso acontece em sessões de terreiro, onde as forças batem na cortina fluídica até rompê-la, produzindo assim os desequilíbrios.
A cortina fluídica nada mais é que uma simples fronteira vibratória. Duvidas ??? Corpo Etéreo Formado por matéria fluídica chamado ectoplasma, é considerado a parte superficial do períspirito, a mais próxima do corpo denso.
Pode-se manipular esse elemento e criar, escudos protetores. (ambiente, sonhos, passes). Duvidas ??? Jesus não critica a nenhum dos profetas do Velho Testamento. O consolador prometido não vem para censurar os pioneiros desta ou daquela forma de crer em Deus.

O Espiritismo é acima de tudo, o processo libertador das consciências, afim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos. Duvidas ??? Quanto mais inferior for o espirito, mais espesso será seu períspirito.

O último envoltório em nossa atual organização é o corpo etéreo que é composto de fluídos emanados do corpo denso. Vamos ver um vídeo? Obrigado Básico: Entrada da energia do centro da terra, o Kundalini no conjunto eletromagnético do corpo. A aura de Cristo, cobre toda superfície do nosso planeta.
Full transcript