Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

O Brasil no Cenário da Economia Global

No description
by

Emanuele Siqueira

on 8 April 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Brasil no Cenário da Economia Global

A Globalização da Economia
O Brasil no Cenário da Economia Global
Brasil como país agroexportador
O primeiro ciclo econômico e que abriu espaços para uma ocupação territorial foi a extração do Pau-Brasil, no século XVI.
Brasil como país industrializado
Diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do século XX, no entanto, o embrião desse processo no Brasil ocorreu ainda nas primeiras décadas de 30, momentos depois da crise de 29.
Como a crise politica afeta a econômia Brasileira
No passado recente, a economia brasileira foi sacudida por diferentes tipos de choques, de origem interna e externa, que não só provocaram fortes ajustes nos preços dos ativos financeiros, como também afetaram negativamente a performance da economia.
O Brasil no contexto atual da economia global.
Fases da Economia Brasileira
A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da História do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros, e provocou sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.
A globalização da economia é o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer, por vezes, nesse movimento de expansão.
A fase atual, chamada de globalização, caracteriza-se por: a) deslocamento espacial das diferentes etapas do processo produtivo. (2); b)desenvolvimento tecnológico acentuado, nas áreas de telemática e informática. c) simplificação do trabalho, para permitir o deslocamento espacial da mão de obra;
A desaceleração que a economia brasileira vem enfrentando é fruto, em 80%, da crise internacional.
O Brasil, na economia globalizada, convive simultaneamente com o impacto das transformações de âmbito internacional e o processo de estabilização da economia. Ambos afetam significativamente o desempenho econômico e o complexo produtivo, implicando novos desafios para a política econômica e a atuação das empresas.
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Alunos:
Emanuele Costa
Kelly Cristina
Julia Ellem
Gabriel Ferreira
Leonardo Valois
Julianne Mota

2º ano A
Hoje o Brasil e o mundo vivem uma realidade econômica bem diferente. Ainda assim, nos últimos anos, grandes nações vêm sofrendo crises que abalam as estruturas econômicas de todo o planeta. E diante deste cenário de inseguranças e incertezas, a economia brasileira (e por consequência também os economistas) têm desafios importantes: equilibrar as estabilidades num cenário que exige crescimento e investimento.
O Brasil é um país que tem como maior parte do território o solo fértil . Com essa condição, esse país consegue se destacar na parte da agricultura , que é uma das principais fontes de economia do país, sendo considerado o terceiro maior exportador agrícola mundial.
Os principais alimentos são: café, laranja, cana-de-açúcar (produção de açúcar e álcool), soja, tabaco, milho, tomate; carne bovina, carne de frango, carne suína.
Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café.
Atualmente, talvez pela falta de competência administrativa do executivo federal, o país enfrenta grave crise no setor industrial, crise essa que pode, e deve, afetar outros setores da economia.
Na crise política atual, provocada por uma onda de denúncias, evolvendo altos escalões do Executivo e diversas personalidades do Legislativo, os efeitos sobre a taxa cambial e sobre os prêmios de risco têm sido, até o presente momento, extremamente pequenos relativamente ao ocorrido em qualquer outro episódio recente, quer de contágio de crises externas quer de abalos políticos domésticos.
No final do império propagou-se a produção e exportação de poucos produtos em commodities, como o café, a borracha, o cacau e depois da crise de 1929, começaram a fortalecer as indústrias. A partir da década de 1900 consolida o setor terciário, com uma economia baseada em serviços.
O Brasil no Cenário da Econômia Global
Full transcript