Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Gente da Nossa Terra

No description
by

Bárbara Costa

on 18 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Gente da Nossa Terra

"Gente da Nossa Terra"
A Sua Vida
- As suas obras infanto-juvenis incluem poesia, contos, teatro, novelas e a adaptação de clássicos da literatura. Em 1986, recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, pelo conjunto da sua obra literária. Em 2004, deu nome a um agrupamento de escolas, na Tapada das Mercês, em Sintra.
- É mãe da cantora Eugénia Melo e Castro.
Maria Alberta Menéres : obras
Maria Alberta Menéres escreveu várias obras, prinicpalmente no campo infanto-juvenil e em prosa.
Obras de Maria Alberta Menéres (infanto-juvenil):
Maria Alberta Menéres: A Sua Vida
- Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres nasceu a 25 de agosto de 1930 (85 anos atualmente), filha de Alberto Pinto Menéres e de Maria Hermínia Rovisco Garcia.
- Maria Alberta Menéres é licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
- Escreveu o seu primeiro livro em 1952, “Intervalo”. Em 1960, “Água-Memória”, deu-lhe o prémio do Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
A Sua Vida
- De 1965 a 1973, foi professora nos ensinos preparatório e secundário, tendo lecionado Língua Portuguesa e História. Colaborou com vários jornais e revistas literárias — " Diário de Notícias", "Cadernos do Meio-dia" e "Diário Popular" - onde coordenou a secção de iniciação à literatura.
- De 1974 até 1986, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Rádio e Televisão de Portugal e, em paralelo, organizou a "Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa", com E. M. de Melo e Castro, seu marido.
- Entre 1990 e 1993, dirigiu a revista Pais. Entretanto, na Provedoria da Justiça, foi-lhe dada a responsabilidade de Provedora de Justiça de Crianças.

Gaienses, sabemos o que somos mas sabemos o que fomos?
"À beira do lago dos encantos": sinopse e capa
-"Habitantes de um planeta desconhecido, Ele e Ela interrogam a Vida, procuram significados para as palavras e vão descobrindo o mundo, através dos sentidos e, sobretudo, da experiência da amizade."
"Ulisses" : sinopse e capa
-"Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro "Odisseia" as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam.
Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo de então e de si própio.
-A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam como o mais manhoso dos mortais e o mais valente marinheiro.
-Grande parte da sua vida passou "Ulisses" navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua fiel Penépole.
-Diz-se que nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse, do que o espantoso Ulisses."
"O poeta faz-se aos 10 anos" : sinopse e capa
"-A descoberta mágica do mundo da poesia por um grupo de jovens alunos, o deslumbramento da palavra, a aventura da escrita.
-Um manual de observação psicológica do "nascimento do poeta" onde a ternura pelo ensino é uma constante, como em todos os trabalhos de Maria Alberta Menéres."
"Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa" : sinopse e capa
"-Quase nada se sabe, ao certo, sobre a verdadeira vida de Luís de Camões. Mas uma coisa é certa: em tudo o que até hoje se disse e escreveu sobre o assunto, a Grandeza da sua Poesia prevaleceu sempre como o seu maior legado às gerações vindouras e à Língua Portuguesa!
-E há ainda outra coisa que é certa: a sua vida foi tão recheada de peripécias e aventuras que, para os padrões da sua época, Camões bem poderia ter sido um super-herói como os que hoje povoam o dia-a-dia das nossas crianças!
-Pois bem, aqui fica o convite para virem conhecer o Super-Herói da Língua Portuguesa!"
"Dez dedos dez segredos" : sinopse e capa
"-Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias.
-Às vezes a mão esquerda começava uma e a mão direita acabava-a.
-Outras vezes era precisamente o contrário..."
"Conversas com versos" : sinopse e capa
"-Maria Alberta Menéres, com a sua imaginação, conversa em versos, inventa mundos, imagens e amigos, inventa perguntas e respostas, transporta a sua Poesia para o mundo das crianças eternas, e no tempo interno de cada uma provoca um espanto novo.
-Três gerações participam nesta nova edição: mãe, filha e neta. Maria Alberta Menéres escreve, Géninha Melo e Castro canta, Mariana Melo ilustra."
"O livro das sete cores" : sinopse e capa
"-Quem inventou as cores? Como esquecer o azul? Ao que sabe o laranja? Para onde fogem as cores, quando a noite vem?
-A estas e outras perguntas responde o livro, desafiando-nos a ver e a distinguir as mil e uma tonalidades fabricadas pelo arco-íris para nossa encantamento. Ainda bem que o mundo não é a preto e branco!"
"100 Histórias de todos os tempos" : sinopse e capa
"-Ao longo dos tempos, muitas histórias têm aprendido a conviver connosco, umas já publicadas e lidas, outras contadas e assim transmitidas oralmente dos mais velhos aos mais novos. Umas gostam de se vestir com a roupagem das fábulas, outras com a das histórias tradicionais, outras lá à moda da sua imaginação. Mas todas com o mesmo objetivo, que é o de fazerem os encantos das crianças. Estas 100 que aqui estão, ouvidas e lidas sempre com o maior fascínio, são algumas das que hoje mais gosto de contar, por minha vez, “à Minha Moda”!"
"O coelho comilão" : sinopse e capa
"-O dia-a-dia de um coelhinho bravo está cheio de pequeninas aventuras, até porque ele é o mais saltarilho daqueles matos.
-Quando descobre que afinal no seu mundo também existem coelhos mansos e encontra um rapazinho que pode ser o seu melhor amigo, começa a pensar na vida: que isto de passar o tempo de gulodice em gulodice não é coisa que se queira para todo o sempre!"
"Aventuras da Engrácia" : sinopse e capa
"-Aqui vamos conhecer uma Engrácia, menina como não deve haver outra igual. Se não fosse o seu jeito incrível para descobrir todos os dias novos amigos e novos mistérios lá no quintal da sua casa e arredores, nunca a vida lhe pareceria tão divertida. O pior é quando os seus pais acham que ela está a "engrenar na asneira"..."
"A chave verde ou os meus irmãos" : sinopse e capa
"-As histórias que gostamos de imaginar quando somos crianças são sempre especiais porque nos sentimos a caminhar entre medos e certezas, entre espantos e perguntas: a nossa experiência da vida e da imaginação estão mais perto da origem das coisas, mais juntinho do começo dos mundos todos que há para descobrir.
-Que o diga a menina desta história..."
"Uma Palmada na Testa" : sinopse e capa
"-Sensibilizar a criança na defesa do património natural não é obra meramente pedagógica.
-Organismos internacionais dedicados à preservação e defesa do ambiente apelam aos que mais fundo sabem falar à alma das crianças- os escritores- no sentido de as despertar para a última e decisiva tarefa do nosso século: salvar a Natureza.
-Está nessa linha o objetivo desta coleção, iniciada com obras de Natércia Rocha e Maria Alberta Menéres, autoras já várias vezes premiadas pelo Instituto Nacional do Ambiente.
"Figuras figuronas" : sinopse e capa
"-Este livro fala-nos da poesia que é possível encontrar nas mais simples formas geométricas, as quais, todas contentes por lhes darmos importância e, assim, fazerem um figurão, se transformam em Figuras Figuronas!
-Se virmos bem, o mundo à nossa volta é todo feito de mil e um elementos geométricos que sempre nos acompanham e em que tão poucas vezes reparamos: cada qual com a sua poesia própria, ou seja, o sentido novo que só os nossos olhos atentos conseguem inventar."
"No coração do trevo" : sinopse e capa
"-Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

-Um belíssimo livro de poesia para a infância por uma das mais consagradas autoras da literatura infantil. Obteve o 1º Prémio no concurso "O Ambiente na Literatura Infantil", promovido pelo Instituto Nacional do Ambiente."
"A galinha poedeira": sinopse e capa
"-A vida de uma galinha, embora não pareça nada, afinal tem muito que se lhe diga! Desde o seu nascimento ou aparecimento neste mundo, depois de bicar por dentro a casca de um lindo ovo que a sua mãe chocou, até à hora em que pela primeira vez sentiu que ela própria ia ser mãe, quantas aventuras, quantas descobertas, quantos sustos e medos, quantos sonhos, quanta sabedoria vai debicando por aqui, por ali e por além, sempre saboreando com gosto o tempo da sua vida!"
"Um camaleão na gaveta" : sinopse e capa
"-A história conta-nos como é que um pequenino camaleão, escondido numa gaveta, vai conhecer uma menina chamada Carolina.
-E, bem ao jeito da autora, lembra-nos que é nas mais simples coisas da vida que a poesia se encontra e as aventuras se inventam."
"Passinhos de Mariana" : sinopse e capa
"-Mais um título com a inconfundível assinatura de Maria Alberta Menéres, desta feita em torno da pequena Mariana, que mora numa grande quinta e tem alguns amigos bem especiais: uns vivem dentro de sua casa, e são uma formiga chamada Formiga e um cão chamado Borbulha, e outros – muitos – vivem lá fora; destes, uma ovelha e um burrinho cor-de-burro-quando-foge são os seus preferidos.Quando, na escola, a Mariana fica a saber que um pequeno tritão voltou à vida depois de ter estado durante 100 anos numa fenda de terra gelada na Sibéria, que ideia é que ela terá tido? Que mundo novo começa ela de repente a descobrir?"
"O Cão Pastor ": sinopse e capa
"-Em "O Cão Pastor" assistimos às peripécias de Tejo, o protagonista, que passa de cão abandonado a guardador de rebanhos. Pelo meio ficam mil e uma aventuras que, como qualquer aventura no campo, saltam de onde menos se espera: de uma enxurrada, após uma noite de temporal; de um armazém abandonado; de um rebanho de ovelhas assustadas; ou das saudades e ternura de tanta coisa acontecida entre a aflição e o espanto, entre a tristeza e a alegria..."
"Fábulas de La Fontaine ": sinopse e capa
"-Maria Alberta Menéres recebeu, em 1986, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças pela qualidade do conjunto da sua obra literária."
"Histórias em ponto de contar (com António Torrado e Amadeo de Souza- Cardoso)" : sinopse e capa
"-Se na maior parte dos casos as ilustrações servem de complemento ao texto, nestas "Histórias em Ponto de Contar" a situação é a inversa. Assim, o ponto de partida para a narrativa são os vinte desenhos de Amadeo de Souza Cardoso, ligados pelo texto que, como se adverte desde o início, não quer limitar aquilo que vemos, mas apenas fornecer uma interpretação possível. Para saborear tantas vezes quantas a imaginação quiser."
"Histórias e canções em quatro estações- inverno" : sinopse e capa
"-Plano Nacional de Leitura;
-Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com as artes nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Um projeto coordenado por Maria Alberta Menéres;
-Escritores, músicos, ilustradores e atores bem conhecidos reúnem-se para contar e cantar "Histórias e Canções em 4 Estações";
-4 Histórias para ver e ouvir, para ler e cantar..."
"Imaginação" : sinopse e capa
"-De imaginação vem este livro falar. Tentativa fascinante esta de querer entender a sua marca na própria construção e transformação das gentes e dos mundos através dos séculos.
Não a imaginação abstrata, mas a ligada ao real, desde os conhecidos tempos e lugares das infâncias às enigmáticas paisagens do futuro.
De estórias maravilhosas, de saberes saborosos, de poesia nos falam as palavras deste livro: Ah, como é bom subir para o espaço sem fim - diz a imaginação. E depois regressar à excitação e ao silêncio da mãe-natureza. Dormir e acordar num dia novo...
-Imaginação de Maria Alberta Menéres.
"Hoje há palhaços (com António Torrado)": sinopse e capa
"-Hoje há Palhaços reúne em livro alguns dos sketches televisivos que António Torrado e Maria Alberta Menéres escreveram há já vários anos para o programa homónimo da RTP, que diariamente levava a casa de milhares de crianças portuguesas as aventuras e desventuras do Anacleto e do Emilinho, interpretados, respetivamente, pelos atores Carlos Cabral e Rogério Vieira.
-A qualidade de textos é assegurada por dois dos autores mais consagrados da atual literatura portuguesa para crianças, mantendo-se inalterada a sua atualidade, o que permitirá o aproveitamento dos mesmos na escola, como base para a realização de pequenas peças de teatro entre alunos.As ilustrações são assinadas por Nikola Raspopovic, jovem ilustrador português de origem croata, que surpreende pela expressividade e graciosidade do traço, a que se alia uma exuberante paleta de cores que fará seguramente a delícia dos mais pequenos."
"Hoje também há palhaços (com António Torrado)": sinopse e capa
"-É assim que, depois de "Hoje Há Palhaços", a ASA lança agora Hoje Também Há Palhaços, segundo título de uma série assinada por António Torrado e Maria Alberta Menéres que reúne em livro vários dos

sketches televisivos que
ambos escreveram há já vários anos para a
RTP
, em torno das aventuras e desventuras dos simpáticos Anacleto e Emilinho. (continuação)"
"Sigam a Borboleta": sinopse e capa
"-Sonhar, Imaginar, Criar, são caminhos que a Criança percorre enquanto modela a sua personalidade e o seu mundo. Os contos desta coleção oferecem aos jovens leitores personagens e situações inesperadas ou divertidas que constituam ajuda adequada para que a Criança possa Sonhar, Imaginar e Criar."
"O Livro de Natal": sinopse e capa
"-Neste Livro de Natal se cruzam tempos já bem remotos, tempos que sempre cuidamos que passem por nós, temos que devagarinho vamos guardando reinventados para quem os quiser ler e descobrir nos dias de um futuro. Tempos aconchegados à lareira da memória, soltos na clareira das nossas mãos abertas, sempre as primeiras palavras de uma história."
"O ouriço-cacheiro espreitou 3 vezes": sinopse e capa
"Contos de Perrault (com Rui Truta)": sinopse e capa
"-Do livro "Contos de Perrault "(Éditions Garnier, Paris), cujos contos coligidos do original por Gilbert Rouger nos dão a verdadeira e primitiva forma em que Charles Perrault (1628 - 1703) os escreveu, foi feita esta tradução de "6 contos", selecionados livremente por Maria Alberta Menéres, a saber: O Capuchinho Vermelho, O Barba Azul, O Mestre Gato ou O Gato das Botas, As Fadas, A Gata-Borralheira, ou o Sapatinho de Cristal e Riquet do Penacho."
(continuação)
"Contos de Perrault ": sinopse e capa
(continuação)"-Não se tentou aqui nem uma adaptação nem uma simplificação, que é o que normalmente se tem feito não só em português como em outras línguas, mas sim uma tradução tanto quanto possível literal, de modo a que não se perdesse o estilo agudo e encanto poético do autor. Verdadeiras referências culturais, pelo menos da nossa civilização ocidental, estes Contos de Perrault são as "matrizes" dos contos de fadas que povoam toda a literatura infantil."
"Hoje também há palhaços (com António Torrado)": sinopse e capa
"-Com textos muito engraçados, adequados sobretudo aos 1º e 2º ciclos de escolaridade, e ilustrações bem apelativas da autoria de Nikola Raspopovic.

Hoje Também "Há Palhaços" vem assim pôr à disposição de professores, dinamizadores de tempos livres e educadores em geral mais um conjunto de textos dramáticos que estes poderão trabalhar com as crianças, dando-lhes a possibilidade de subirem aos palcos das escolas, associações recreativas e casas de espetáculos, em atividades teatrais infantis de manifesto interesse lúdico-didático."
"-No seu estilo inconfundível, Maria Alberta Menéres relata neste título a história de um atrevido ouriço-cacheiro que, de cada vez que resolve espreitar o mundo à sua volta, tem uma pequena (ou grande...) aventura à sua espera!
-Ele diz que «é próprio» viver assim entre espantos e aflições, entre descobertas e encantamentos..."
"Histórias de tempo vai tempo vem": sinopse e capa
""-Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 1º Ano de Escolaridade. Leitura orientada na sala de aula .

"-Aqui estão 17 pequeníssimas histórias completas, ou seja, com princípio, meio e fim. Elas são o resultado de um exercício de escrita e de uma experiência do contar mais perto das coisas essenciais e simples do nosso dia-a-dia.
É o sentido poético e humano de cada uma que as identifica como minúsculos pontos luminosos nos trajetos que a observação e o amor à vida nos oferecem.
Para os jovens que querem alicerçar o seu gosto pela leitura, este livro pode ser uma primeira pedra.
"Água-Memória": sinopse e capa
"-Que súbita alegria me tortura
alegria tão bela e estranha
tão inquieta
tão densa de pressentimentos?
-Que vento nos meus nervos
que temporal lá fora
que alegria tão pura, quase medo ao silêncio?
-Para a chuva nas árvores
para a chuva nos gestos,
interiores contornos
divisíveis distâncias
ultrapassáveis gritos
que alegria no inverno,
que montanha esperada ou inesperado canto?"
"O que é que aconteceu na terra dos procópios? ": sinopse e capa
"- O que é que aconteceu na terra dos Procópios? É uma peça de teatro infantil num ato único, onde a animação e as descobertas são constantes! As figuras – algumas bem estranhas! – com quem os Procópios se vão encontrando, vão ajudá-los (a eles e ao leitor) a entender a magia das pequeninas coisas de todos os dias: um copo transparente, uma vulgar cadeira de madeira, um misterioso saco de estopa..."
"O retrato "em escadinha" ": sinopse e capa
"-O que nos dias de hoje é uma coisa muito simples, como tirar uma fotografia, foi na minha infância aquilo a que se pode chamar uma verdadeira aventura…

-Um momento mágico, cheio de confusões e de ternura, que se transformou num retrato familiar de 3 irmãs muito brincalhonas!"
"Um + Um = Dois Amigos": sinopse e capa
"-Originalmente publicado em 1976 e desde há muito esgotado, Um + Um = Dois Amigos passa agora a integrar a Biblioteca Maria Alberta Menéres, com esta reedição em novo formato e com novas ilustrações da autoria de Rita Antunes.
-Como é possível entender as conversas entre um elefante e uma pulga? Será coisa fácil de descobrir? Aqui fica um pequeno exemplo de como é bom imaginar o sentido de uma tranquila amizade entre «seres da Natureza» tão diferentes mas tão próximos um do outro!"
Fig. 1- Maria Alberta Menéres.
Fig. 2- Maria Alberta Menéres e Eugénia de Melo e Castro.
Fig. 3- Maria Alberta Menéres e Eugénia de Melo e Castro.
Fig. 4- "À beira do lago dos encantos".
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 1
-
http://www.infopedia.pt/$o-robot-sensivel?uri=ingles-portugues/dome
Fig. 2
-
http://caras.sapo.pt/famosos/2010-05-27-eugenia-melo-e-castro-prepara-chegada-da-neta-com-ajuda-da-mae
Fig. 3
-
http://canelaehortela.com/poemas-infantis-de-maria-alberta-meneres-cantados-por-eugenia-melo-e-castro/
Fig. 4
- http://www.fnac.pt/A-Beira-do-Lago-dos-Encantos-Maria-Alberta-Meneres/a66877
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 5
- http://www.fnac.pt/Ulisses-Maria-Alberta-Meneres/a62185
Fig. 6
- http://www.goodreads.com/book/show/13036660-o-poeta-faz-se-aos-10-anos
Fig. 7
- http://www.fnac.pt/O-Poeta-Faz-se-aos-10-Anos-Maria-Alberta-Meneres/a176002
Fig. 8
- http://www.fnac.pt/Camoes-o-Super-Heroi-da-Lingua-Portuguesa-Maria-Alberta-Meneres/a296194
Fig. 5- "Ulisses"
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 9
- http://www.wook.pt/ficha/dez-dedos-dez-segredos/a/id/134560
Fig. 10
- http://www.fnac.pt/O-Livro-das-7-Cores-Maria-Alberta-Meneres/a901852
Fig. 11
- http://livros-e-coisas-de-paranhos.blogspot.pt/p/desafios-alea.html
Fig. 12
- http://alma-lusa.blogs.sapo.pt/novo-livrodisco-conversas-com-versos-de-1305330
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 13
- http://www.fnac.pt/100-Historias-de-Todos-os-Tempos-Maria-Alberta-Meneres/a6870
Fig. 14
- http://www.fnac.pt/O-Coelho-Comilao-Maria-Alberta-Meneres/a84365
Fig. 15
- http://www.bertrand.pt/ficha/aventuras-da-engracia?id=39958
Fig. 16
- http://bibliotecas.constancia.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=13101
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 17
- http://www.fnac.pt/A-Chave-Verde-ou-os-Meus-Irmaos-Maria-Alberta-Meneres/a18493
Fig. 18
- http://www.fnac.pt/UMA-PALMADA-NA-TESTA-Maria-Alberta-Meneres/a145084
Fig. 19
- http://www.fnac.pt/Figuras-e-Figuronas-Maria-Alberta-Meneres/a114634
Fig. 20
- http://www.fnac.pt/NO-CORACAO-DO-TREVO-Maria-Alberta-Meneres/a65762
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 21
-http://www.fnac.pt/Um-Camaleao-na-Gaveta-Maria-Alberta-Meneres/a146587
Fig. 22
- http://www.fnac.pt/A-Galinha-Poedeira-Maria-Alberta-Meneres/a140293
Fig. 23
- http://www.fnac.pt/Passinhos-de-Mariana-Maria-Alberta-Meneres/a64931
Fig. 24
- http://www.fnac.pt/O-Cao-Pastor-Maria-Alberta-Meneres/a71672
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 25
- http://www.bulhosa.pt/livro/fabulas-de-la-fontaine-maria-alberta-meneres/
Fig. 26
- http://www.fnac.pt/Historias-em-Ponto-de-Contar-Antonio-Torrado/a180153
Fig. 27
- http://www.wook.pt/ficha/historias-e-cancoes-em-quatro-estacoes-inverno/a/id/172060
Fig. 28
- http://www.fnac.pt/Imaginacao-Maria-Alberta-Meneres/a27506
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 29
- http://www.fnac.pt/Hoje-ha-Palhacos-Maria-Alberta-Meneres/a95999
Fig. 30
- http://www.fnac.pt/Hoje-Tambem-Ha-Palhacos-Maria-Alberta-Meneres/a114297
Fig. 31
- http://www.bertrand.pt/ficha/sigam-a-borboleta?id=100395
Fig. 32
- http://biblioactivaler.blogspot.pt/2013/12/o-livro-do-natal-de-maria-alberta.html
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 33
- http://www.fnac.pt/O-Ourico-Cacheiro-Espreitou-3-Vezes-Maria-Alberta-Meneres/a18489
Fig. 34
- http://www.fnac.pt/Contos-de-Perrault-Rui-Truta/a173393
Fig. 35
- http://www.fnac.pt/Historias-de-Tempo-Vai-Tempo-Vem-Maria-Alberta-Meneres/a14830
Fig. 36
- http://www.dealry.pt/cat/lazer%2Bcovilh%2526atilde%253b%2B%2526gt%253b%2Blivros%2B-%2Brevistas%2Bcovilh%2526atilde%253b%2B%2526gt%253b%2Bliteratura%2Bportuguesa%2Bcovilh%2526atilde%253b
Figuras utilizadas no trabalho:
Fig. 37
- http://www.fnac.pt/O-que-e-que-Aconteceu-na-Terra-dos-Procopios-Maria-Alberta-Meneres/a27474
Fig. 38
- http://www.fnac.pt/O-Retrato-Em-Escadinha-Maria-Alberta-Meneres/a266119
Fig. 39
- http://www.fnac.pt/Um-Um-Dois-Amigos-Maria-Alberta-Meneres/a132582

-Os sites utilizados para as figuras dos livros foram os mesmos utilizados para a recolha das sinopses dos livros.
Fig. 39- "Um+Um=Dois Amigos"
-
Figs. 6 e 7: "O poeta faz-se aos 10 anos".
Fig. 8: "Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa"
Fig. 9: "Dez dedos dez segredos"
Figs. 10 e 11- "O livro das 7 cores".
Fig. 12: "Conversas com versos".
Fig. 13: "100 Histórias de todos os tempos".
Fig. 14: "O coelho comilão".
Figs. 15 e 16: "Aventuras da Engrácia"
Fig. 17: "A chave verde ou os meus irmãos".
Fig. 18: "Uma Palmada na Testa"
Fig. 19: "Figuras figuronas"
Fig. 20: "No coração do trevo".
Fig. 21: "Um camaleão na gaveta"
Fig. 22: "A galinha poedeira".
Fig. 23: "Passinhos de Mariana".
Fig. 24: "O Cão pastor".
Fig. 25: "Fábulas de La Fontaine".
Fig. 26: "Histórias em ponto de contar".
Fig. 27: "Histórias e canções em quatro estações- inverno".
Fig. 28: "Imaginação".
Fig. 29: "Hoje há palhaços".
Fig. 30: "Hoje também há palhaços".
Fig. 31: "Sigam a Borboleta"
Fig. 32: "O Livro de Natal".
Fig. 33"O ouriço-cacheiro espreitou 3 vezes".
Fig. 34: "Contos de Perrault".
Fig. 35: "Histórias de tempo vai tempo vem".
Fig. 36: "Água-Memória".
Fig. 37: "O que é que aconteceu na terra dos procópios?".
Fig. 38: "O retrato em escadinha".
Este trabalho foi realizado por:
Bárbara Costa, 7ºD/nº2
Carolina Mendes, 7ºD/nº5

Escola Básica D. Pedro I
Full transcript