Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Web 2.0

Ana Ferreira, Fevereiro/2012
by

Ana Ferreira

on 11 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Web 2.0

Conclusão Web 2.0 O que é a Web 2.0? UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
CENTRO REGIONAL DE BRAGA
Faculdade de Ciências Sociais

Mestrado em Ensino de Informática
2011/2012 DIDÁTICA DA INFORMÁTICA I
Docente: Prof. Doutor Francisco Restivo
Mestranda: Ana Patrícia da Silva Ferreira – Turma A "É a segunda geração da web." Tim O’Reilly (2004) "É a web social." É a forma privilegiada de partilhar informação e construir conhecimento de forma colaborativa. Evolução da Web Web 1.0 A Internet transformou-se numa plataforma para a criatividade inigualável... Estática
Utilizador papel passivo - > consulta
Produção de conteúdos centralizada
Taxonomia (Diretórios)
Complexidade Web 2.0 Dinâmica e participativa
Utilizador protagonista - > criar e partilhar conteúdos
Produção de conteúdos descentralizada
Folksonomia (Tags)
Simplicidade Por que é que tudo isto interessa? Nas escolas substituem-se os velhos quadros negros por novos recursos tecnológicos: o computador, o projector multimédia, a internet e a interactividade proporcionam novas interfaces comunicacionais. A sala de aula convida à criatividade, à comunicação e à utilização de ferramentas cognitivas que podem facilitar e estimular a aprendizagem (Jonassen, 2007, p.73). Novo paradigma da construção do conhecimento, de como se aprende... O que começamos a ter?

Alunos -> ativos e criadores de conteúdo

Personalização

Participação social

Mudança no conceito de propriedade dos conteúdos - CC

Mudança na organização da aprendizagem Ferramentas Web 2.0 As atividades de aprendizagem em rede incluem: Social bookmarking Wikis Redes/ comunidades sociais Exemplos de serviços PodCasts Blogues Plataformas de conteúdos AV Juan Freire: “Cultura digital en educación: de las personas a las organizaciones” Web 2.0 e a educação Incentiva o desenvolvimento de capacidades e competências como a comunicação, a colaboração, o trabalho em grupo, ... Serviços Web 2.0 -> socialização em grupos temáticos ou sociais: Redes sociais Ambientes de aprendizagem personalizada (PLEs) participação e controlo ativo do aluno estabelecer ligações, criar conteúdo e agregar vários recursos pensamento criativo e associativo

acesso rápido a informação actualizada

reflexão individual e interacção/construção social integração motivação partilha e interacção através de redes de contactos Conjunto de aplicativos que utilizam a internet como uma plataforma, isto é: produção colaborativa e partilha de conteúdo: Wikis, Blogues, Podcasts... organização e partilha de informação

construção de "bancos" de conhecimento

escrita/edição partilhada e colaborativa

revisão e refinamento participação proximidade integração informal O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet. Nunca mais o professor corre o risco de se esquecer de trazer alguma coisa para a aula, porque a um clique pode aceder aos seus favoritos no Delicious, aos seus textos, gráficos ou apresentações no Google Docs, às suas imagens no Flickr ou no Picasa, aos seus vídeos no YouTube. Aplicação da web 2.0 na educação: A experiência Portuguesa Clara Pereira Coutinho [COUTINHO, 2008] A web 2.0:

- Espaço de partilha e de construção colaborativa de saberes e de competências;

- liga pessoas, liga conteúdos, liga ferramentas e serviços;

- Contribui cada vez mais para um ensino formal e não formal mais omnipresente, inclusivo, personalizado, móvel, motivador, criativo e inovador.

O papel da web 2.0 no ensino vem pela mão de cada professor/educador. "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma." Tim O’Reilly (2004) Ferramentas Web 2.0 Problema: A web 2.0 motiva e/ou potencia as aprendizagens? Como melhorar a prática educativa com o auxílio desta nova abordagem ao ensino-aprendizagem.

Objetivo: Potencialidades da Web 2.0 na educação.

Metodologia
Investigação e estudo do tema recorrendo a pesquisa exploratória, nomeadamente pesquisa bibliográfica abrangendo a leitura, análise e interpretação de artigos científicos.
Full transcript