Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

No description
by

on 26 March 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

Cantina do Nino
Definição de Problema
- A fila que se forma na cantina do bloco B no período do intervalo das aulas da UNIFEBE, que acontecem das 20:10hrs as 20:20hrs.
Coleta de Dados
- Em média 200 acadêmicos por noite.
- Recorde em setembro de 2013, 300 acadêmicos.
- Comprimento da fila em média 6 a 10 metros.
- Tempo de espera na fila 10 a 15 minutos.
- Tempo de atendimento 2 minutos em média.
Imagem Cantina
Imagem Cantina
Imagem Cantina
Desenho de construção
Fila - Cantina do Nino
Problemas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

Ana Carolina Rescarolli, Angelica Lais Lopes, Barbara Vechini, Giovana Buch, Lindomar Ribeiro Junior, Nathalia Zen Dalago.
Gestão de Design – Design Gráfico
Experimentação
Opções descartadas:
- Uso de comanda
- Organizar produtos em ilhas
- Mesas redondas

Tempo de espera na nova fila
- Tempo estimado em 5 minutos

Fila de no máximo 5 metros
Solução
Replanejar e remodelar a cantina é a solução, propondo também algumas alterações básicas em outros detalhes, como no painel de preços.
O problema da cantina não é difícil de se resolver. Em poucos minutos observando o local, podemos perceber a simplicidade dele: reorganização. Um problema com solução simples mas com consequencias graves, pois se não houvesse esse problema da fila, teriam mais clientes. Muitos acadêmicos partem para a segunda e terceira opção, que é a cantina do bloco C ou o posto, na frente da universidade. Com pouco tempo de intervalo, perde-se mais do que ele na fila da cantina. Muitas vezes, fica-se 10 a 15 minutos na fila esperando para pedir o lanche, sem contar o tempo que leva para comer. Sugerimos então uma reorganização total da cantina, mudando a posição dos móveis e das mesas, mudando o circuito da fila de “S” para “L” e a entrada e saída da lanchonete. Não será necessário um investimento financeiro alto, apenas um pouco para proporcionar essa mudança com conforto para os clientes. Outra mudança, é a retirada da catraca que, particularmente, não entendemos o sentido dela ali presente. A catraca inutilizada tranca a fila ainda mais, pois ocupa um espaço e passa-se apenas uma pessoa por vez. Manter ela apenas se realmente fizesse parte de uma contagem necessária para melhor atendimento, caso contrário a retirada dela é ideal. Incluir sinalização na fila, indicando seu inicio e fim, muitos acadêmicos não conhecem o espaço e sentem-se perdidos, tumultuando ainda mais o espaço. Nova placa de preços com melhor layout, organização e legibilidade.
- Problema: FILA
Materiais e Tecnologias
Não vimos a necessidade de um investimento grande na cantina. O único problema é a organização administrativa e física, que pode ser melhorada consideravelmente. Começamos citandos os móveis, que ficam em posições desfavoráveis para a beleza da cantina e principalmente da fila e fluxo de pessoas que ali frequentam.

O painel encontra-se atrás da estufa, que é um local adequado, porém ele é ilegível e confuso, muitas vezes sendo inutilizado e o cliente tendo que perguntar os preços para um atendente, demorando ainda mais o atendimento e desfavorecendo a fila que ja é um problema. Então, um painel melhor elaborado seria ideal para essa mudança, separando comidas de bebidas, em uma fonte mais legível e num tamanho maior.
Componentes de Problemas
- Essa fila gera alguns transtornos, como pegar o lanche frio e muito tempo de espera, fazendo com que os alunos até se atrasem para retornar as aulas. Existe também uma catraca que é desnecessária, pois ela não faz contagem alguma e não bloqueia a entrada da cantina em si, pois fica na metade do trajeto da fila. Outro problema é a má distribuição e má organização dos móveis pela cantina, tornando a fila ainda pior pois ela passa ao lado das mesas, atrapalhando muitas vezes quem quer sair da cantina e quem está comendo. A fila também tranca a entrada da cantina, gerando tumulto.
Análise de Dados
A cantina recebe por noite cerca de 200 acadêmicos, em média, alcançando seu recorde em setembro de 2013 com 300 acadêmicos. A fila gera em média 6 a 10 metros de comprimento, dando várias voltas em um aperto de pessoas que é impossível se mexer. Conversamos com uma funcionária – que é filha do dono - da cantina e perguntamos a ela as mudanças que, do ponto de vista deles, seriam necessárias para atender melhor seus clientes e a resposta foi essa: “No caso da estrutura, foi ampliado esse ano com aqueles bancos verdes de concreto, pois as pessoas pediam por mais mesas. De resto, todo ano fazem um levantamento na Unifebe sobre as cantinas e a infra-estrutura da universidade, geralmente vem um "laudo/resultado" pra nós, e o que o pessoal mais fala é da fila que forma do intervalo e em relação a quantidade de mesas, que já teve melhoria. No caso do atendimento, fizemos o máximo para agilizar e por questão de espaço fica inviável colocar mais funcionários, pois ficaria um se esbarrando no outro na frente da estufa. A noite temos 4 atendendo e 2 no caixa, porém o ideal seria apenas 3 pra atender devido ao espaço pequeno.” Concordando com a resposta da
atendente, vamos através deste trabalho propor
melhorias em questão da fila, que é o maior problema.
Full transcript