Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Comunicação no Relacionamento Interpessoal

No description
by

Ana Ribeiro

on 14 September 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Comunicação no Relacionamento Interpessoal

A Comunicação no Relacionamento Interpessoal
Auto- conhecimento
A competência mais importante para desenvolver o relacionamento interpessoal é o autoconhecimento, através dele conseguimos estabelecer relacionamentos interpessoais mais eficazes proporcionando um processo contínuo de aprendizagem.

O relacionamento interpessoal pode auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional?
Quando uma pessoa conhece os seus sentimentos e emoções, há um aumento na produtividade, pois a sua atenção é direcionada ao que está a fazer e não aos sentimentos ou problemas pessoais.
É muito importante desenvolver cursos e atividades que estimulem as relações interpessoais a fim de melhorar a produtividade através da eficácia.
Pessoas focadas produzem mais, cansam- se menos e causam menos acidentes.
Autoconhecimento e comunicação
A partir do momento que uma pessoa começa a conhecer a si mesma, muitas portas se abrem o que facilita a comunicação interpessoal com outros membros da equipe ou grupo de trabalho onde surgem relacionamentos que proporcionam novas amizades, e até soluções para problemas antes não vistos ou não percebidos pelo grupo.

Mais valias
Estimulando as Relações Interpessoais todos ganham, a entidade empregadora em forma de produtividade e os colaboradores em forma de autoconhecimento o que agrega valor à sua carreira e na sua relação com a família e a sociedade.

Comunicação
O processo de comunicação pode interferir nas relações interpessoais, esse é um ponto fundamental, dentro de um grupo ou equipe de trabalho é necessário que haja comunicação, indivíduos muito fechados e introvertidos sentem uma grande dificuldade durante a execução de tarefas e estão mais propícios ao erro por não se comunicarem adequadamente com seus colegas trocando informações que auxiliam na eficiência de todo o processo.
Qualidade de vida
Estudos realizados pelo M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachussets) relatam a importância das relações interpessoais para a qualidade de vida pessoal e profissional, o indivíduo que conhece bem seus sentimentos e emoções consegue se expressar melhor e manter uma rede de relacionamentos relacionada sua área de atuação e gostos pessoais.

Objectivos:
O que é Relacionamento Interpessoal?
É o conhecimento das relações internas consigo próprio, ou com seu Eu interior. Nessa categoria podemos falar de autoconhecimento, auto-reflexão a fim de estudar os sentimentos e emoções - análise do processo de pensamento. Quando uma pessoa conhece os seus pensamentos e sentimentos há a maior compreensão do mundo onde vivemos, pois o nosso estado interior reflete-se no nosso mundo exterior.


A importância do autoconhecimento nas relações interpessoais

O papel da comunicação humana no trabalho

A importância de dar e receber feedback

Elementos que compõem as relações humanas

A comunicação e suas estruturas

Como diminuir conflitos

Entre os relacionamentos que temos na vida, os de trabalho são diferenciados por dois motivos:
Não escolha dos colegas, chefes, utentes ou parceiros;
Necessidade de funcionar bem com os outros para realizar algo juntos, independentemente do grau de afinidade que temos com as pessoas do ambiente de trabalho (interno e externo).

Esses ingredientes da convivência no trabalho obrigam - nos a lidar com diferenças de opinião, de visão, de formação, de cultura, de comportamento...

Pilares do relacionamento interpessoal:
autoconhecimento,
empatia,
assertividade,
cordialidade
ética.

Autoconhecimento
Fundamental para administrar bem os relacionamentos, autoconhecimento implica reconhecer nossos traços de comportamento, o impacto que causamos nos outros e que comportamentos dos outros nos incomodam.
Por exemplo: uma pessoa objetiva e dinâmica, que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode ter conflitos na interação com um colega de perfil mais cauteloso e metódico, que segue regras à risca e tem um ritmo mais lento por se preocupar com detalhes. Porém, se pelo menos um dos dois tiver autoconhecimento, pode utilizar estratégias que minimizam o conflito com o outro.

Empatia
Trata-se de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações. Sem isso, não há como chegar a uma negociação ganha-ganha, fruto de um relacionamento equilibrado. A empatia também nos torna capazes de enxergar além do próprio umbigo e ampliar nossa percepção da realidade com os pontos de vista dos outros. Entre as várias coisas que se pode fazer para praticá-la, a mais básica é saber ouvir.

Assertividade
Para ter relacionamentos saudáveis, não basta ouvir: é preciso também falar, expressar nossas opiniões, vontades, dificuldades. É aí que entra a assertividade, a habilidade para nos expressar de forma franca, direta, clara, serena e respeitosa.

Cordialidade
Tratar as pessoas com cordialidade é ser gentil, solícito e simpático, é demonstrar consideração pelo o outro de várias formas. Pode ser com o “bom dia” com que saudamos o destinatário de nossa mensagem de e-mail, com o ato de segurar a porta do elevador para alguém entrar ou apanhar do chão um objeto que o colega deixou cair. Dizer “obrigado” olhando a pessoa nos olhos, oferecer-se para prestar uma ajuda, cumprimentar aquele com quem cruzamos no corredor, mesmo saber seu nome... A cordialidade desinteressada, que oferecemos por iniciativa própria, sem esperar nada em troca, é um facilitador do bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Ética
Ser ético é ter atitudes que não prejudiquem os outros, não quebrem acordos e não contrariem o que se considera certo e justo. Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empáticos, assertivos e cordiais, mas, se não nos conduzirmos pela ética, não conseguiremos manter relacionamentos equilibrados.

Fortalecer esses pilares traz melhorias não só para nossas interações no trabalho, mas também para as de outras áreas da vida como a familiar, afetiva, social, de amizade. Vale a pena investir nisso – afinal, os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal.
Full transcript