Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Reunião DeMolay

No description
by

ARTHUR MAGALHÃES

on 24 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Reunião DeMolay

Reunião DeMolay
Oficiais
Mestre Conselheiro. É o primeiro cargo na ritualística e na administração do Capítulo. Deve ser exercido por um DeMolay ativo de 12 (doze) a 21 (vinte e um) anos, sendo admitido, excepcionalmente, que um DeMolay maior de 18 anos seja o responsável legal do Capítulo junto ao mundo profano. Por sentar-se no Oriente, que simboliza o início da jornada da vida, tem a incumbência natural de presidir a Comissão de Sindicância, cabendo a este no dia que precede a sua posse, cobrar de seu antecessor o inventário dos bens pertencentes ao Capítulo e na primeira reunião ritualística que presidir fazer constar em ata tal relação.
________________________________________
Primeiro Conselheiro. É o segundo cargo na ritualística e na administração do Capítulo. Como sucessor natural do Mestre Conselheiro deve sempre estar a postos a assumir tal função, tendo o poder de intervir junto ao Capítulo nas situações de omissão, excesso ou ingerência do Mestre Conselheiro. Por sentar-se ao Norte, que simboliza o entardecer da vida, tem a incumbência natural de interagir junto com o Hospitaleiro nas situações de dificuldades e doenças, bem como junto ao Senior DeMolay e membros dispersos.
________________________________________
Segundo Conselheiro. É o terceiro cargo na ritualística e na administração do Capítulo. Como sucessor natural do Primeiro Conselheiro, deve sempre estar a postos a assumir tal função. Por sentar-se ao Sul, símbolo do esplendor da vida, tem a incumbência natural de acompanhar os processos de Elevação e indicar membros para Exaltação.

Capelão. É o quarto cargo na ritualística do Capítulo. É o responsável pela harmonia entre os membros do Capítulo, bem como de todos os atos de fé e das cerimônias de cunho religioso ou de apresentação da Ordem. Não sucede nenhum outro membro.
________________________________________
Mestre de Cerimônias. É o quinto cargo na ritualística do Capítulo. É o telhador interno e verificador da dinâmica ritualística interna e da admissão de pessoas com o Capítulo em funcionamento. Não sucede nenhum outro membro.

Primeiro Diácono. É o sexto cargo na ritualística do Capítulo. É o responsável pela apresentação das virtudes cardeais da Ordem DeMolay, simbolizando o mundo espiritual e o elo de ligação entre os membros do Capítulo. Sucede o Mestre de Cerimônias e o Porta Bandeira na ausência destes.
________________________________________
Segundo Diácono. É o sétimo cargo na ritualística do Capítulo. Auxilia o Primeiro Diácono em todas as suas funções e é o elo de ligação entre a Sala Capitular e o mundo profano. Sucede o Primeiro Diácono na ausência deste.

Secretário ou Escrivão. É o quarto cargo na administração do Capítulo. É o zelador dos livros do Capítulo e expedientes recebidos e enviados, cuidando ainda do cumprimento das atividades previstas no calendário do Capítulo. É o responsável também por todo registro histórico do Capítulo e seus membros. Por ser atividade administrativa, o cargo pode ser ocupado por um Senior DeMolay e seu mandado pode ser de até duas Gestões Administrativas, renovado por igual período. Sucede o Segundo Conselheiro e o Tesoureiro na ausência deste.
________________________________________
Orador. É o quinto cargo na administração do Capítulo. É o zelador das Leis previstas no ordenamento DeMolay e Estatuto do Capítulo. Atua ainda nos casos de propostas de emenda ou supressão de normas internas, instaura procedimentos disciplinares, procedimento de suspensão ou expulsão e ainda auxilia o Mestre Conselheiro e o Conselho Consultivo nas questões ligadas ao mundo profano relativas a manifestações sobre atos praticados por membros da Ordem DeMolay. Sucede o Hospitaleiro na ausência deste.

Tesoureiro. É o sexto cargo na administração do Capítulo. É responsável pela guarda e aplicação dos metais pertencentes ao Capítulo, bem como pela guarda dos livros contábeis e pelo controle do patrimônio. Por ser atividade administrativa, o cargo pode ser ocupado por um Senior DeMolay e seu mandado pode ser de até duas Gestões Administrativas, renovado por igual período. Sucede o Secretário na ausência deste.
________________________________________
Hospitaleiro. É o sétimo cargo na administração do Capítulo. É o responsável pela análise das freqüências dos membros, bem como que informará ao Capítulo as justificativas em caso de ausência, dificuldades e doenças dos membros. Deve ainda manter um cadastro interno de aniversários, grupo sangüíneo e doadores de órgãos. É seu dever tomar frente nas manifestações de alegria e pesar. Sucede o Orador na ausência deste.

Porta Estandarte ou Porta Bandeira. É o oitavo cargo na ritualística do Capítulo. É o guardião do estandarte do Capítulo e do Pavilhão Nacional, bem como das armas e brasões nacionais. Seu auxiliar direto é o Sétimo Preceptor. Sucede o Segundo Diácono na ausência deste.
________________________________________
Mestre de Harmonia ou Organista. É o responsável pela sonorização e iluminação da Sala Capitular nas reuniões, cerimônias públicas e eventos do Capítulo. Não sucede nenhum outro membro.
________________________________________
Sentinela. É o guardião da Sala Capitular e telhador natural do Capítulo, zelando para que as reuniões transcorram em segurança e de forma ininterrupta. É o responsável pelo ingresso e egresso dos membros do Capítulo. Não sucede nenhum outro membro.

Primeiro Mordomo. É o nono cargo na ritualística do Capítulo. É o guardião do Livro Sagrado e dos objetos considerados sagrados. É o responsável pela cobertura e arrumação da Sala Capitular. Sucede o Capelão na ausência deste.

________________________________________
Segundo Mordomo. É o décimo cargo na ritualística do Capítulo. É o guardião dos Livros Escolares. É o responsável pela exaltação e aprimoramento do ensino, principalmente o público e é seu dever promover palestras e atividades de cunho intelectual. Auxilia o primeiro Mordomo na cobertura e arrumação da Sala Capitular. Sucede o Primeiro Mordomo na ausência deste.

Preceptores

Guardiões das Virtudes Cardeais
Full transcript