Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A IGREJA NO SECULO XX

APOSTILA 7 - ENSINO 4
by

LUCIANO NUNES

on 16 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A IGREJA NO SECULO XX

A Igreja no Século XX


Também para a igreja, o século XX foi um período de avanço ao mesmo tempo em que, junto com a humanidade, sofreu as amarguras proveniente de grandes guerras.

Atentou principalmente para uma renovação religiosa e uma defesa contra erros, reais ou supostos.


A primeira Guerra Mundial 1914-1918 e suas conseqüência imediatas tomaram grande parte de atenção em seu papado. Sentiu a necessidade de alteração nos métodos missionários.

A derrota do fascismo Italiano e o nazismo alemão na Segunda Guerra Mundial 1939-1945 (COMUNISMO ESTENDE-SE PRINCIPALMENTE NA CHINA E NA EUROPA CENTRAL)

Houve uma retomada da consciência sobre a unidade da igreja entre seus pastores e os leigos a uma redescoberta do valor da igreja particular, ou local; uma nova linguagem catequético litúrgica; e uma abertura para o ecumenismo.


A assembléia dos bispos no rio de janeiro

Em 1955 é realizada a I Assembléia Geral do Episcopado Latino Americano.

O objetivo do (CELAM) é o de reflexão sobre a tentativas de organização das comunidades eclesiais de base e de planos pastorais.

As assembléias em Medelin Puebla Santo Domingo.(1968


Fatores preocupantes

O crescimento das seitas e o sincretismo religioso são fatores preocupantes, principalmente pela inexistência de compromisso com o Evangelho.

A situação demonstra um desejo de religiosidade, mas se confundem pensamentos sérios com formas inspiradas no gnosticismo.


Os Grupos de Oração tem sido muito importante na conquista e conversão de coração angustiados.

A RCC tem procurado formar pessoas que possam ser instrumentos da igreja, cada vez mais capacitados ao serviço.

Os coordenadores em qualquer nível, dentro da RCC sabem que isto tudo ainda não é suficiente e tem levado as lideranças a um projeto de formação crescente e constante reconhecendo-se que a fé bem sedimentada evita desvios.
O século XX foi um tempo de grandes modificações e descobertas, um tempo em que a tecnologia obteve resultados que nos permitem antever a velocidade com que novos avanços ocorrerão.
O periodo das Guerras mundiais
Papa Leão XIII 1878-1903
Dotado de um espirito conciliador, conseguiu acalmar e resolver boa partes dos problemas existentes na Igreja, preparando caminho para um relacionamento justo da mesma da mesma com o mundo moderno e seus problemas.
O papa Pio X 1903-1914
Papa Bento XV 1914-1922
Papa Pio XI 1922-1939
Lançou seu primeiro programa " A paz de Cristo no Reino de Cristo" num mundo que mal vivia as amarguras provenientes de uma guerra e já se preparava para outra.
No ano de 1929 pelo Tratado de Latrão, entre a Santa Sé e o governo da Itália foi resolvido a "questão romana". Tratado de paz que não aconteceu
A visão nazista foi condenada incisivamente em seu caráter anticristão pela enciclica, "Mit Brennender Sorge" do papa Pio XI.
Papa Pio XII 1939-1958
Seu pontificado foi obscurecido pelas tentações da Segunda guerra Mundial, pela hostilidade do Nacional Socialismo que tanto sofrimento trouxe para a Europa e o mundo todo e pela expansão do comunismo.
Pio XII precisou de muita diplomacia para evitar consequencia ainda piores para a igreja e para a sociedade como um todo.
No seu papado no brasil em 1952 organiza-se a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nasce um novo contexto de igreja para novos movimentos e organizações nacionais dos leigos. Em 1955 é organizada a I Conferencia Episcopal Latino Americano (CELAM) no Rio de Janeiro.
João XXIII e o Concilio Vaticano II
Papa de Transição
Com a morte de Pio XII com quase vinte anos de pontificado, a igreja e o mundo olhava preocupado sobre seu possivel sucessor.
Sob a luz do Espirito Santo, que dirige a igreja, o papa João XXIII foi realmente um papa de transição mas não sob o ângulo de visão esperado.
A igreja foi revigorada de tal forma que as consequencia dessa transformação tanto pelas suas Enciclicas "Mater et Magistra" e "Pacem in Terris" como pela convocação do Concilio Vaticano II ( 11/10/1962 - 07/12/1965)
O Concilio e Seus Documentos
Cada parte da igreja contemplada com estudos e conclusões de imensa riqueza provocando nela profunda renovação.
A Igreja na America Latina
Os Desafios das Seitas e o Sincretismo Religioso
A Experiência da RCC
Luciano Nunes
joaodacruz4@hotmail.com
Full transcript