Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

No description
by

Francisco Duarte

on 20 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Reserva Natural das
Dunas de São Jacinto Francisco Duarte 9ºB Nº14 As dunas de
São Jacinto As dunas de
São Jacinto Flora Fauna História Localização Geográfica Porque foram classificadas como reserva natural? Uma reserva é O que é uma
reserva natural? uma zona limitada onde se procura evitar as alterações nos ecossistemas que podem levar à sua rutura. O território de uma reserva natural destina-se à proteção e conservação da fauna e flora naturais, bem como da paisagem. São Jacinto, Aveiro As formações dunares são zonas muito sensíveis, devido à sua constituição arenosa. Conservar o património florístico das dunas é impedir o avanço do mar e salvaguardar terrenos de cultura. Na época, também pesou na classificação o facto de São Jacinto albergar a colónia de garças mais setentrional do país. A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto abrange uma área aproximada de 960ha, dos quais 210ha correspondem à área marítima.

Fica situada no extremo da península que se estende entre Ovar e a povoação de S. Jacinto. É limitada a este pelo oceano Atlântico e a oeste por um dos braços da ria de Aveiro.

Do ponto de vista da divisão administrativa do território a Área Protegida ocupa parte da freguesia de S. Jacinto no concelho Aveiro, sendo o seu território do domínio privado do Estado. Os terrenos onde se localiza esta área protegida são relativamente recentes, tendo estes adquirido a sua forma atual entre os séculos X e XVII, e separam a Ria de Aveiro do mar. Até ao século XIX estes terrenos eram formados por areias em movimento que dificultavam a fixação de plantas; no final desse século iniciaram-se os trabalhos de arborização, por parte dos Serviços Florestais, que se prolongaram até à década de 1930. Antes destes trabalhos existiam na zona, inúmeros pântanos, local onde se haviam fixado os mosquitos, responsáveis, por exemplo, pela transmissão da malária. Esta foi uma das causas para a drenagem e secagem dessas zonas.

Em 1979 o Decreto-Lei nº 41/79 de 6 de março cria a Reserva natural das Dunas de São Jacinto com o objectivo principal de proteger o sistema dunar e sua flora e fauna. Em 1997 o Decreto Regulamentar nº 46/97, de 17 de novembro a reserva é reclassificada, passando a ser dirigida pelo Instituto de Conservação da Natureza.

O clima da região em que se insere a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto apresenta características mediterrânicas, com uma evidente influência atlântica.
Em S. Jacinto o clima é moderadamente húmido, mesotérmico, com défice de água moderado no Verão e nula ou pequena eficácia térmica no Verão Comunidades Dunares: Na zona da duna primária, que sofre a acção directa do mar, torna-se visível a vegetação própria das areias litorais. Assim, podem ser observadas espécies espontâneas características desse meio: Estorno , Cordeirinho-da-praia, Couve-marítima, Cardo-marítimo, Eruca-marítima, Narciso-das-areias, Madorneira, Morganheira-das-praias, Granza-da-praia Na praia: Fulmar-glacial, Ganso-patola, Corvo-marinho-de-faces-brancas, Guincho, Gaivota-de-asa-escura, Gaivota-tridáctila, Andorinha-do-mar-comum, Airo, Torda-mergulheira, Papagaio-do-mar, Calhandrinha Geografia Clima Assim, no estrato arbóreo das áreas florestadas, verifica-se a presença de Pinheiro-bravo e, mais raramente, Pinheiro-manso. Nas áreas ocupadas por folhosas, o estrato arbóreo é composto por Choupo-negro, Amieiro , Salgueiro preto e Salgueiro anão. Estas espécies de folhosas surgem nas zonas mais baixas, em que se verifica acumulação frequente de água - Samouco e Medronheiro. O Eucalipto é apenas residual no interior da Reserva e as várias espécies de acácias, que são espécies exóticas de características invasoras, encontram-se disseminadas por toda a Reserva. Comunidades florestais: a presença das comunidades florestais (arbóreas e arbustivas), inicia-se na duna secundária e estende-se até à ria. Dominada por uma mata de Pinheiro-bravo, podem encontrar-se pequenas manchas de folhosas e resinosas autóctones. Na duna primária: Borrelho-de-coleira-interrompida,
Cotovia-de-poupa, Pintarroxo. Na pateira: Pato-real, Marrequinha-comum, Piadeira, Pato-negro,
Pato-de-bico-vermeho, Garça-branca, Arrabio, Zarro-comum, Zarro-castanho, Garça-cinzenta, Colhereiro. Na mata: Pisco-de-peito-ruivo, Chapim-de-poupa, Chapim-preto, Chapim-azul,
Chapim-real,Papa-moscas-preto, Gavião-da-europa, Açor, Lagartixa-de-bocage, Cobra-rateira, Cobra-de-água-de-colar. Atividades Económicas e Ludicas Para descobrir esta área protegida, existe um trilho pedestre, que parte do Centro de Informação da Reserva Natural e vai da ria até ao mar. Está criteriosamente marcado, proporcionando ao visitante a descoberta dum território marcado por duas partes distintas: uma área de floresta e uma área de dunas. O Turismo de Natureza consiste na prestação de serviços de alojamento e de actividades de animação turística em áreas classificadas ou noutras áreas com valores naturais, cujo reconhecimento é atribuído pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, I.P.. Conclusão Este trabalho ajudou-me não só a conhecer a RESERVA NATURAL DAS DUNAS DE SÃO JACINTO, mas também as causas que lhe deram este estatuto, que não são boas, senão seria um espaço normal e não uma reserva.
Full transcript