Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O QUE É FILOSOFIA?

No description
by

anderson batista

on 5 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O QUE É FILOSOFIA?

Para que FIlosofia? photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli Prof: Anderson Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos perguntas como “que horas são?”, ou “que dia é hoje?”. As evidências do cotidiano. Se, dissermos que “o sol é maior do que o vemos”, também estamos acreditando que nossa percepção alcança as coisas de modos diferentes, ora tais como são em si mesmas, ora tais como nos aparecem, dependendo da distância, de nossas condições de visibilidade ou da localização e do movimento dos objetos. Acreditamos, portanto, que o espaço existe, possui qualidades (perto, longe, alto, baixo) e quantidades, podendo ser medido (comprimento, largura, altura). No exemplo do sol, também se nota que acreditamos que nossa visão pode ver as coisas diferentemente do que elas são, mas nem por isso diremos que estamos sonhando ou que ficamos malucos. Como se pode notar, nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias. Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; cremos também na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral, da sociedade. Acredito, portanto, que a realidade existe fora de mim, posso percebê-la e conhecê-la tal como é, sei
diferenciar realidade de ilusão. Outro exemplo é Quando digo “ele está sonhando”, referindo-me a alguém que diz ou pensa alguma coisa que julgo impossível ou improvável, tenho igualmente muitas crenças silenciosas: acredito que sonhar é diferente de estar acordado, que, no sonho, o impossível e o improvável se apresentam como possível e provável, e também que o sonho se relaciona com o irreal, enquanto a vigília se relaciona com o que existe realmente. Mas para que Filosofia? Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes. Pra fazer reflexões críticas sobre os procedimentos e conceitos científicos, religiosos e interpretar, compreender e refletir sobre a origem, a natureza e as formas do poder. e entre outros. Kant afirmou que a Filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana Marx declarou que a Filosofia havia passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava, agora, de conhecê-lo para transformá-lo, transformação que traria justiça, abundância e felicidade para todos. filosofia Agora, de posse dessas informações, vamos iniciar nossa caminhada pela história da filosofia. Conheceremos épocas, lugares, a história de muitas pessoas e suas ideias interessantes que influenciaram o pensamento e a visão de mundo dos povos ocidentais no período denominado Antiguidade Clássica. FINAL DA 1º ETAPA Temos também a filosofia dentro de nós mesmos, quando refletimos, quando questionamos e buscamos a verdade sobre nós e o mundo, para além das aparências.
Quando abrimos mão dessa capacidade, passamos a ser conduzidos pelo pensamento de outras pessoas.
A filosofia acredita que todos os seres humanos são racionais e livres, e que, se as suas potencialidades encontrarem as condições propícias para o seu desenvolvimento, serão capazes de governar a si mesmos. Todos somos Filósofos Arte e filosofia são duas atividades distintas, uma não substitui a outra. Mas, apesar de diferentes, existe um parentesco entre elas. Ambas nascem da admiração, do reconhecimento do não saber e da necessidade de buscar e compor esse saber.

A filosofia, como a arte, é uma atividade de construção, em busca do sentido da vida, da natureza, do ser. Como um artesão diante dos retalhos, o filósofo possui fenômenos, ideias soltas, desconexas e busca harmonizá-las, dando-lhes um significado, um sentido, dentro de uma totalidade. Através do questionamento e do diálogo, vão costurando os argumentos, os problemas, as teorias que compõem a realidade. O que vocês pensam que seja um artista? Um imbecil feito só de olhos, se é pintor; ou só de ouvidos, se é músico; ou de coração em forma de lira, se é poeta; ou mesmo feito só de músculos, se se trata de um pugilista.
É exatamente o contrário. Ele é, ao mesmo tempo, um ser político, sempre alerta aos acontecimentos tristes, alegres, violentos, aos quais reage de todas as maneiras. Não... a pintura não é feita para decorar apartamentos. É um instrumento de guerra para operações de defesa e ataque contra o inimigo.
Pablo Picasso O que é um artista? Agora que vocês já tem uma noção maior do que seja a FILOSOFIA propriamente dita, vamos ver a relação que a mesma tem com as artes. ARTES E FILOSOFIA Se você já se fez uma ou mais dessas perguntas, está a caminho de se tornar um filósofo.
Filósofo é aquele que pensa sobre o mundo e se questiona sobre ele.
Apesar de todos nós nos indagarmos sobre o desconhecido, algumas pessoas o exploram com mais determinação que outras. Na verdade, essas pessoas, chamadas grandes filósofos, desafiam e modificam o jeito de pensarmos. Por isso nos lembramos delas.

COMO O PENSAMENTO CHEGOU ATÉ NÓS?

A TÉCNOLOGIA QUE TEMOS HOJE É UM REFLEXO DE GRANDES PENSADORES. O QUE É A VIDA?
POR QUE ESTOU AQUI?
ESTOU SONHANDO?
O QUE É BOM E O QUE É RUIM?
COMO O MUNDO COMEÇOU?
EXISTE UM DEUS?
MAS QUEM É DEUS?
O QUE ESTOU FAZENDO DA MINHA VIDA?
ESTÁ BOM DO JEITO QUE ESTÁ?
NO QUE EU PRECISO MELHORAR?
TENHO MEDO DO FUTURO?
SEREI UM VENCEDOR OU UM SEREI UM FRACASSADO?
“COGITO, ERGO SUN”
OU
“PENSO, LOGO EXISTO” É bastante raro os filósofos concordarem sobre isso, mas é possível descrever linhas gerais. A filosofia começa com o estranhamento em relação ao mundo: quando não tomamos mais as coisas como certas. Questionamos como as coisas são. A filosofia explora o que não sabemos. Quando encontramos as respostas, a filosofia se torna uma ciência. A ciência trata do que conhecemos e de como conhecemos. A diferença etre ciência e filosofia é que a filosofia sugere idéias sobre o que não é conhecido. Com o passar do tempo, sempre aparecem novas questões. CONCLUINDO:
Então, o que é FILOSOFIA A palavra "filosofia" (do grego ) resulta da união de outras duas palavras: "philia" (φιλία), que significa “amor, amigo ou amante, e "sophia" (σοφία), que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído".
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Assim, o "filósofo" seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.
A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a criação da palavra.
Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. UMA FORMA DE PENSAMENTO
ARTE DE PENSAR
NÃO SEI
TUDO E NADA (O nada existe?)...rsrsrsrs
ESTUDO DAS CAUSAS (causais, causadas, por todas as causas, que não foram causadas ainda, mas que espera uma causa para ser causada.
ESTUDO DA SOCIEDADE
REFLEXÃO
DEBATES
SEXO O que eu entendo por Filosofia? Chamamos de arte às criações que os homens produzem tentando expressar suas emoções, seu tempo, seu espaço, seus sentimentos e as necessidades, que constituem a sua cultura. A arte é expressão do homem, da sua vida, da sua história.
Todos somos artistas quando, sentindo, nos sintonizamos aos outros homens, à natureza e expressamos o nosso ser comum; quando temo fé e deixamos de reproduzir para ousar, arriscar, criar. TODOS SOMOS ARTISTAS Frida Kahlo (1907-1954) é autora de obras tão fatásticas como a história da sua vida. Uma vida cheia de paixão, tragédia, amor, ódio, dor e felicidade. Frida sempre pintou a si mesma: “Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que coheço melhor”. Angústias, medos e, principalmente, seu amor pelo marido, o artista Diego Rivera, se misturavam em todas a sua obras. Frida Kahlo MAFALDA E A DESBANALIZAÇÃO DO BANAL ETIMOLOGIA DA PALAVRA
Full transcript