Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tutorial EPS em Movimento

No description
by

Lu Collar

on 18 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tutorial EPS em Movimento

Apresentação
do Curso

Dispositivos
Pedagógicos

Acesso à
Plataforma

Entradas
Fórum
Diário
Cartográfico
Caixa de Afecções
Olá!

Seja bem-vindo ao Curso de Especialização “Formação integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde” – EPS em Movimento.

Nesse curso, você é o principal ator, ele reconhece que todos chegamos com saber e experiências e que todos podemos ser afectados pelos mais diferentes encontros: com outras pessoas, lugares, histórias, diferentes conhecimentos e experiências. Assim, a aprendizagem acontece a partir desses diversos encontros, as interações podem ser buscadas, mobilizadas e agenciadas nos territórios de produção de saúde de cada um desses atores. Por isso você é fundamental e o nosso convite é para que interaja ao máximo. Experimente e viva esse movimento de educação permanente!

O curso contém um material pedagógico permeável que permitirá que cada tutor com seu grupo definam um itinerário formativo singular a partir das necessidades levantadas no cotidiano e também a partir de uma cartografia no território de ações de educação permanente.
Todos podem explorar o material, definindo por onde iniciar, a partir de suas necessidades e afecções no território e no mundo do trabalho. O material tem várias entradas:
Entrada Texto, Entrada Texto em Cena, Entrada Cenas, Entrada Experimentação e Entrada Outras Ofertas
. Mas como elas são divididas??
Para isso, além dos encontros presenciais, estamos convidando você a interagir virtualmente em nossa comunidade de práticas!
Que é um espaço onde é possível compartilhar conhecimentos, ideias e experiências. Neste espaço existem grupos de pessoas aprendendo de forma colaborativa e social.
A nossa comunidade de práticas vai trabalhar com o tema da Educação Permanente em Saúde e, assim, muitos assuntos sobre a saúde e o SUS serão abordados e debatidos!
Acesse nosso link: http://eps.otics.org

Na tela inicial você visualiza apenas o título do curso e uma breve explicação. Para acessar a comunidade você precisa primeiro fazer o login no site com o email e a senha que você forneceu no momento da inscrição e a senha que lhe foi informada após o cadastro.
Problemas no acesso?
Caso no seu cadastro haja alguma dificuldade e você não receba o e-mail com o link para a definição da sua senha no sistema, procure no seu SPAM (às vezes o nosso e-mail tenta nos proteger e acaba armazenando no SPAM certos e-mails recebidos) ou clique no “Esqueceu sua senha?” e aguarde um novo e-mail que receberá para redefinição de senha.
Menu à
esquerda
Neste menu temos um conjunto de ofertas, utilizado como um painel de bordo da coordenação.
Menu à
direita
Neste menu encontramos o espaço principal da comunidade. Aqui estão destacados os principais comandos e ENTRADAS do nosso ambiente virtual. Encontramos a apresentação do curso, as entradas, a caixa de afecções, o diário cartográfico e o fórum. É por aqui que você vai navegar!

Timeline
(linha do tempo)
No espaço central da comunidade encontramos todos os demais participantes e com eles podemos interagir. Nesta linha do tempo é que aparece as atualizações de cada participante, ou seja, tudo o que foi feito, adicionado e/ou excluído na comunidade.
A interação acontece através de comentários, sugestões do que foi postado pelos colegas.

Comandos de Compartilhamento
Podemos compartilhar com outros dispositivos de redes sociais o que estamos produzindo na Comunidade de Práticas => por e-mail, Facebook e Twitter.

Tudo o que escrevemos e sempre que adicionarmos algum arquivo na comunidade teremos três opções de visibilidade:

Público: todos que encontrarem o site da comunidade , independentemente de fazer parte dela e terem acesso ao sistema, poderão ver o que publicarmos.

Restrito: todos os participantes da comunidade poderão ver o que publicarmos . Essa, em geral, é a forma mais utilizada nas comunidades com o intuito de compartilhar e produzir aprendizados com os colegas do curso.

Privado: somente que publicou poderá ver o conteúdo. Essa, em geral, é a forma utilizada para as produções em andamento, ainda inacabadas, ou para algumas reflexões no nosso Diário Cartográfico. Esse diário deverá ser compartilhado, em algum momento, para o processo de avaliação.

A comunidade foi construída para atender ao curso da melhor forma possível. Ela foi projetada a partir do que chamamos de ENTRADAS, espaços com ofertas para que possamos produzir a nossa trajetória de aprendizagem, ou seja, a proposta do curso não está previamente como uma receita de bolo, para cada uma são apresentadas as diversas ENTRADAS e cada um vai decidir nesse cardápio de ofertas por onde vai entrar, promover encontros e produzir aprendizados, alguns individuais e outros coletivos.

Cada ENTRADA tem um varal apresentando uma grande oferta de textos, cenas, músicas e convites à ação-experimentação! Vamos a tela inicial da comunidade com as ENTRADAS!!
Acesso à
Comunidade!
Temos três opções no menu superior, logo abaixo do título do curso:

Página inicial
Comunidades
Ajuda

Para encontrar as comunidades que vocês pertence clique em Comunidades!
Entrada
Experimentação!
A ideia é experimentar!! São ofertadas possibilidades de experimentações que consideramos potenciais encontros de aprendizagens!
O link para a caixa de afecções representa a conexão direta que identificamos entre as experimentações e mais esse espaço dispositivo onde vocês construirão o seu aprendizado e poderão armazenar um pouco do que levam consigo.
Entrada Outras Ofertas!
Possibilita que você encontre outras produções, disponíveis em diferentes publicações: imagens, artigos, teses e dissertações, vídeos, músicas e livros. Essa entrada esta em permanente construção e você é um dos protagonistas dessa construção.
Esse é o espaço para guardar e compartilhar, com sua comunidade, ideias, sensações, palavras, memórias, coisas acerca de suas experiências, como um acervo vivo. Serve também como um dispositivo de produção de novos sentidos e significativos, que poderão ser registrados no seu Diário Cartográfico.
Neste espaço vamos inventar a nossa caixa!!
É mais um espaço de interação na Comunidade. Nele você poderá interagir com os diversos fóruns abertos e também poderá inserir um novo fórum caso avalie relevante o debate mais ampliado de algum tema.

Criando um fórum: é muito simples, clicando em fórum, irá abrir a janela onde estão todos os fóruns que já foram postados e discutidos na plataforma. Para inserir um novo basta clicar em inserir e ele abrirá uma janela, onde deverá ser preenchida informações informações básicas sobre o fórum.

Representará o seu percurso nesse processo de aprendizagem.

É dedicado para você se expressar e registrar as reflexões e conhecimentos produzidos ao longo do curso. É como um caderno em branco onde quem escreve e recheia os acontecimentos do percurso é você!

Ele faz parte do processo de avaliação do curso!

Nesse espaço, você criará o seu espaço de aprendizagem e colocará tudo o que for relevante para o seu aprendizado e exercício de EPS em movimento! É o lugar onde ocorrerão encontros, trocas de experiências, onde iremos rastrear potencialidades e produzir novidades e aprendizados.

Como criar seu diário cartográfico
Quando você clicar em CRIAR MEU DIÁRIO CARTOGRÁFICO, irá aparecer uma janela onde você deverá inserir informações como o nome do seu diário e abaixo visualizará uma caixa de editor de textos, que é o local que você ira escrever suas afecções, experiências, compartilhar links da Internet, imagens, vídeos, etc...

Mas não se esqueça, depois que você inserir o texto ou qualquer outro arquivo não se esqueça de SALVAR!


Acessando seu diário cartográfico
Depois de criado, você pode acessá-lo quando quiser, para editá-lo. Basta clicar no menu lateral da esquerda da página inicial da comunidade. Lá você encontrará o diário dos participantes da comunidade.

Quando ele estiver aberto na página, você poderá edita-lo clicando em AÇÕES e depois em EDITAR. Irá abrir uma página semelhante a que abriu quando você criou seu diário, porém agora aparecerá o material que você já inseriu, possibilitando a edição do diário cartográfico.

Em segundo plano na imagem ao lado também temos os comandos de compartilhamento, que funcionam da mesma forma que foi explicado na página inicial da comunidade.

SUGESTÃO: quando você editar seu diário, coloque a data da alteração no inicio ou final da publicação.

Editar textos
Dentro do editor de textos você poderá inserir não apenas os textos, poesias, músicas que afetaram você, mas também poderá inserir ali as imagens, hiperlinks, tabelas, etc...

Infelizmente não é possível alterar a formatação de fonte (tamanho e formato)...
Veja abaixo:

Para mais detalhes sobre o fórum, entre no tutorial da plataforma da Otics:

http://eps.otics.org/ajuda/tutorial/forum

Lógico que além de inserir imagens e hiperlinks você também pode editar a formatação dos parágrafos do seu diário (justificar, centralizar, alinhamentos, recuo e tabela....)

Mas não se esqueça de
SALVAR
seu diário após qualquer alteração!!!

Vamos lá?!
Full transcript