Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Contextos da existência dos individuos

No description
by

Filipa Rolo

on 10 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Contextos da existência dos individuos

Psicologia B Contextos de
Existência
dos Indivíduos Trabalho Realizado por: Numa perspetiva ecológica os contextos onde participas são concebidos por uma série de sistemas inter- relacionados, pois estes colocam se uns dentro dos outros.

Distinguem-se 5 sistemas: Microssistema Mesossistema Exossistema Macrossistema Cronossistema. Os microssistemas são os contextos mais imediatos, de maior proximidade, em que os indivíduos participam diretamente. Do microssistema fazem parte os contextos onde as pessoas estabelecem relações face a face, tais como a família, a escola, o grupo de colegas e amigos. Nestes ambientes, os indivíduos interagem diretamente e com continuidade, não apenas com outras pessoas que neles participam, mas também com os objetos e os símbolos presentes. Microssistema O macrossistema constitui o sistema mais alargado em termos dos contextos da vida de qualquer individuo. Dele fazem parte os padrões socioculturais, as instituições politicas e sociais, os valores e significados partilhados, as crenças, os costumes e os estilos de vida, os recursos materiais e simbólicos que se encontram disponíveis num determinado contexto de desenvolvimento.
Macrossistema Ângela Anjos
Filipa Rolo
Samuel Santos
12ºD1 Mesossistema Do mesossistema fazem parte as interações e os processos que ocorrem entre dois ou mais contextos do microssistema. Para nós, estudantes, a escola e a família fazem parte do nosso microssistema; as relações que se estabelecemos entre a escola e a família, ou as relações entre a escola e o nosso grupo de amigos, fazem parte do mesossistema. Do mesossistema dos nossos pais, por exemplo, fazem parte as relações entre a família e o local de trabalho, ou entre o seu grupo de amigos e a família. Exossistema O exossistema é também, tal como o mesossistema, um sistema de ligação entre contextos. Mas neste caso, a pessoa em desenvolvimento participa diretamente apenas num deles. Se nos colocarem no centro, na posição da pessoa em desenvolvimento, faz parte do nosso exossistema. Cronossistema O cronossistema permite incorporar-nos no contexto de vida de uma dimensão temporal. Esta dimensão inclui mudanças que podem ser graduais como abruptas. As mudanças ao nível do cronossistema podem, ainda, ser centradas no ambiente ou na pessoa em desenvolvimento, podem ter diferentes graus de consistência.
O desenvolvimento do ser humano depende, não só das características biopsicológicas, mas também das características dos contextos, a isto se dá o nome de perspetiva ecológica do desenvolvimento. exemplos desses contextos são: a casa onde vives, a tua familia, a tua escola, o teu grupo de amigos, o teu país, etc. isto são contextos, nem todos têm o mesmo tipo de relação contigo e com a tua vida, no entanto todos eles influenciam o teu desenvolvimento pessoal.
Full transcript